domingo, 28 de junho de 2015

"Um Bico Para Velhos Palhaços" - Harém 30 Anos!


O Harém tem Espetáculo?
Tem sim, senhor! “Um Bico Para Velhos Palhaços”, de Matéi Visniec. Encenação de Arimatan Martins. Lançamento mundial do espetáculo comemorativo de 30 anos do Grupo.
(o encenador, Arimatan Martins/acervo Harém)

A estréia, nesta quinta feira, 02 de julho, às 20 horas, no Theatro 4 de Setembro, para convidados, amigos, apoiadores, seguidores e público contumaz dessas três décadas de atuação.

A 16ª. montagem, desde que o mundo do Harém é mundo. 30 anos de estrada, pé nos palcos nacionais e estrangeiros e a novidade de um autor romeno na cena hareniana, Matéi Visniec.
(Visniec para o mundo/divulgação)

Matéi ampliou sua ação estético artística na França. Resistente da ditadura que sofria seu país (Nicolae Ceausescu, líder comunista, presidente da Romênia socialista, de 1965 até a sua execução, em 1989), busca abrigo em território francês. Ao se tornar um autor proibido, em seu país, encontra asilo político na França, em 1987.
(textos políticos e voo por cima do humor triste/foto wikipedia)

O artista avança ao ocidente curioso com dramaturgia de um novo Téspis, o do leste europeu. A + da criação, em língua francesa, ganha mundos e torna-se, também, o mais montado em sua própria terra.

Entre suas peças, “Cuidado com as Velhinhas Carentes e Solitárias”; “A História dos Ursos Pandas”; “As Palavras de Jó”, “A Volta para Casa”, entre muitas pérolas jogadas aos outros.

O sucesso internacional chegará como reconhecimento da obra de um autor que, desde 1992, é um dos mais montados no off do Festival de Avignon, com cerca de quarenta criações. Acrescente-se o fato dele ser, desde a queda do comunismo na Romênia, o autor dramático vivo mais encenado no país, devidamente reconhecido pelos seus pares em 2009, quando recebeu o importante Prêmio Europeu da SACD – Sociedade dos Autores e Compositores Dramáticos da França. Natural que, com essa trajetória, ele chegasse ao Brasil.(ENCONTROS E DESCOBERTAS: O ENCENADOR E O POETA. texto de deolinda vilhena para o programa de PROJETO MATÉI – cinco peças de matéi visniec encenadas por marcio meirelles e realizadas pelo teatro vila velha – julho agosto 2015)

O Piauí também participa da terçã paixão pelo poeta e dramaturgo romeno da arte libertadora e determinante da quebra de amarras manipuladoras, orquestradas por pessoas das “grandes idéias”.

Aposta o artista na resistência cultural e na capacidade da literatura em demolir o totalitarismo. Acima de tudo acredita na força do teatro e da poesia como denúncia de velhos conceitos e de renovação estética e social. “É assim que ele se transformará na figura emblemática da geração anos 80 em seu país. (Idem)

O Grupo Harém de Teatro realizaUm Bico Para Velhos Palhaços”. Texto original de Matéi Visniec; acento de dramaturgia de cena, por Arimatan Martins, com os atores Fernando Freitas, Francisco de Castro e Francisco Pellé.
os Palhaços Fernando Freitas, Francisco de Castro e Francisco Pellé/acervo Harém)

Na Produção executiva e vendas, Soraya Guimarães; iluminação, Assai Campelo; cenografia e adereços, Emanuel de Andrade; figurinos, Bid Lima; pesquisa e edição de música incidental/efeitos sonoros, José Dantas; música original, Daniel Hulk; visual gráfico, Paulo Moura (irmãodecriação); fotografias, Margareth Leite e consultoria de corpo e movimento, Lenora Lobo.

A estréia, 02 de julho, quinta feira, para emocionar e revelar novos risos na ironia política e refinada hareniana, identificada com a dramaturgia mateivisniequiana.

Para o dramaturgo, "o humor tem duas facetas – uma que provoca riso e outra, escondida, que faz chorar. Nas minhas peças eu proponho um voo por cima do humor triste”.

O Harém lança o homem brasileiro ao centro da cena e interage estéticas com Matéi Visniec
Nada mais a registro.

Serviços:
Duração: 70min
Faixa etária: Maiores de 12 anos
Gênero: Tragicomédia
No Theatro 4 de Setembro
às 20 horas
Valor do ingresso: R$ 20,00-inteira
                             R$ 10,00-meia
Informações: 86 3222 7100/ 86 994062842/ 86 999467710/ 86 999462613/ 86 9 95148466/ 86 988512959

Nenhum comentário:

Postar um comentário