quarta-feira, 17 de junho de 2015

Terça deu Dança!

deu, sim senhor!
por maneco nascimento
fotos: marcos montelo


"Carmem - O Ciúme", montagem do Balé da Cidade de Teresina, com coreografias e direção dramatúrgica de Nazilene Barbosa, cumpriu pauta ouro, dentro da Terça Dança - Projeto Terças da Casa, de iniciativa do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro, e realização do Governo do Estado, através da Fundac.

Na noite do dia 16 de junho, a partir das 19 horas, o palco do Theatro 4 de Setembro foi de "sangue, paixão, traição e morte", numa releitura para obra-conto de Prosper e da famosíssima ópera "Carmen", de Bizet, licenciadas na arte da poesia falada em corpos ardentes do corpus criativo do Balé da Cidade de Teresina.

Os intérpretes criadores Adriano Abreu, José Nascimento, Natália Nascimento, Samuel Alvís, Vanessa Nunes, Felipe Rodrigues, Jeciane Sousa e Hellen Mesquita detêm força, cadência estética e repertório de experiência à plástica de práxis sensível ao corpo de linguísticas estendidas à expansão. 

Dançam porque o corpo existe e suas vidas se completam pelo que melhor podem e geram no desempenho do fazer dança. O Espetáculo – “Carmen - O Ciúme”, com duração de 40 minutos, contém atores e atrizes deslizando sensibilidade, técnica e tempo de atuação em reverbero do corpos empertigados à força dramática da narrativa textual apresentada na dramaturgia coreográfica expressada e impressionista das personagens construídas ao expressionismo da dança.


Belos homens, belas mulheres que conspiram Carmens, Don José(s), Toureiro(s), Coro, em suas personagens pontuais à dramaticidade recheada de paixão da tragédia de sangue latino. 

Vanessa Nunes, Jeciane Sousa, Natália Nascimento, Hellen Mesquita (Carmem e o coro que reverbera a personagem vítima e vetor trágica), Felipe Rodrigues, José Nascimento, Adriano Abreu e  Samuel Alvís (Toureiro, Don José e outros representantes masculinos pontuais) dão-se em todo vigor à “Carmem – O Ciúme”, de Nazilene Barbosa, que aplica releitura, à obra original, e imprime novo olhar à + revisitada, montada e festejada criação, ao redor do mundo, desde que virou  peça de arte literária e operística.

Bela obra parida aos palcos da cidade. Parabéns ao Balé da Cidade de Teresina. É acerto na mosca ouro!

"Carmem - O Ciúme" nos imprime orgulho de identidade criadora e criativa. Pulsa fazer artístico em seu melhor de atuação de corpos falantes.

Eu sou + Balé da Cidade de Teresina e brindo a "Carmem - O Ciúme".

(João Vasconcelos, Nazilene Barbosa e Vanessa Nunes)

Evoé, Carmen! Merde, BCT!

Nenhum comentário:

Postar um comentário