segunda-feira, 22 de junho de 2015

Nova peça do Harém

dá Rock
por maneco nascimento 

Vem ai + uma agenda para tirar as pessoas do sério e fazê-las rir, porque o riso faz bem à pele e ao coração do espírito e ninguém precisa de demais agruras, haja vista a vida já está bastante ranzinza. É hora de rir, gracejar, gargalhar e só risos na janela da alma que pede paz.

“Um bico para velhos palhaços”, do romeno Matéi Visniec, com direção de Arimatan Martins, estreia  em 02 de julho, às 20 horas, no Theatro 4 de Setembro.

A 16a. montagem do Grupo Harém de Teatro reitera a práxis de propósitos, lançar o homem brasileiro no centro da cena. 

Das memórias teatrais encenadas, Harém pede passagem e deixa marcas inesquecíveis por obras poderosas de Chico Pereira da Silva; Maria Clara Machado; Antoine de Saint-Exupéri; Gomes Campos; Benjamin Santos; Plínio Marcos; Federico Garcia Lorca; Arimatan Martins e a + nova aquisição, Matéi Visniec.

Harém de Teatro conseguiu ao longo de trinta anos celebrar resultados que se justificam não só pela prática saudável do exercício cênico, mas, especialmente, pela planejada estratégia de sedimentar histórico a uma cena que revela os autos do teatro brasileiro e definisse novas formas do fazer teatral e apresentasse o homem brasileiro no centro da cena.

Em seus processos de pesquisa e imersão na reinvenção da dramaturgia conspirada o repertório sempre manteve finalidades e propósitos de premiar autores locais, nacionais e também visitar os internacionais que universalizem a linguagem da aldeia local e desenhem como objeto de cena, o homem como sujeito das linhas e línguas dramáticas ao autoconhecimento e vetor da própria arte.

Aproximar fronteiras, estreitar culturas, interagir falas e vozes sociais e manter o escambo de razão e sensibilidade na arte do fingimento e persuasão do outro à identidade de pertencimento e causas de entendimento da dramaturgia como salto de liberdades.

À nova montagem, o Grupo traz uma franquia de liberdade consentida à arte dramática e vinda do berço do leste europeu. O dramaturgo Matéi Visniec, começou a escrever na Romênia dos anos 1970, sob o regime de Nicolae Ceausescu.

Atraído pelas vanguardas do início dos século 20, especialmente pelo surrealismo, dadaismo e expressionismo, abriu amálgama criativa e a postura politizada e o aprofundamento subjetivo deram a seus textos a riqueza de humor, ironias, peculiar a grandes obras, e reflexão social de identidade e liberdades sociais. Criou 30 textos e a dramaturgia autoral é distinta por romper com o teatro político convencional, sem estilizações ilustrativas. Defende seu teatro como "frequentemente político, mas realista".
(Pellé, Daniel Hulk, Arimatan e Soraya Guimarães são Harém 30 Anos/foto: acervo Harém)

O diretor de cena e dramaturgo Arimatan Martins dispensa comentários. O + novo desafio do diretor é marcar fidelidade com o autor e manter a práxis de reinvenção da cena, sem perder a ternura jamais, a que manteve nos trinta anos em que conduziu montagens a grandes autores. Ator, diretor, compositor de letras musicais e dramaturgo, Arimatan sabe caminhar por entre terras ermas, porque mago do teatro vivo e da arte de melhor fingir.

Os velhos Palhaços que brincam de fingir serem os Velhos Palhaços à procura de um "Bico" não estão prosa, estão teatro de garantia das assertivas que vêm desempenhando ao longo das carreiras computadas nas memórias do Grupo Harém de Teatro. Fernando Freitas, Francisco de Castro e Francisco Pellé estarão à frente do picadeiro e às luzes da ribalta que moverão o deus Ex-machine para "Um bico para velhos Palhaços".

Na técnica, a parceria luxuosa de Bid Lima, figurinos; Manu Andrade, cenografia e adereços; Assaí Campelo, iluminação; Zé Dantas, pesquisa e música incidental. E a novidade é que vai dar roque, rock'n roll e o melódico carisma do músico, compositor, cantor Daniel Hulk.

As músicas do espetáculo estarão à responsabilidade desse artista que todos aprendemos a ver nos palcos da vida à frente da Banda Roque Moreira. Dono de um vocal que leva a própria assinatura e identidade carismática e defensor de uma guitarra selvagem, Hulk agora empresta sua arte à composição de elementos melódicos a "Um bico para velhos Palhaços".
(Daniel Hulk, Soraya Guimarães e Francisco Pellé conspiram "Um bico para velhos Palhaços"/foto: acervo Harém)

Tá de bom som e tons declarados na afeição e feição de boas melodias, ou quer +? O Harém diz que agora não falta + ninguém. A licença hareniana está completa. Agora só falta você.

Compareça pra gente ver!

 Dia 02 de julho, às 20 horas, no Theatro 4 de Setembro. "Um bico para velhos Palhaços" é a coda da vez e olha que tem muita literatura dramática licenciada pelo Grupo e o memorial de repertório já responde pelo histórico do Harém.

"Um bico para velhos Palhaços". 
Harém 30 Anos! 
Daniel Hulk é Harém 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário