sábado, 27 de junho de 2015

BCT 22 Anos!

em Grande Baile à 6xta às 6
por maneco nascimento

A noite, do dia 26, a partir das 20 horas, na Galeria do Club dos Diários, a festa foi deles, diretores criadores, produtores, ensaiadores, coreógrafos, intérpretes criadores, bailarinos, amigos, família, artistas afins, colaboradores, parceiros, público que segue o Balé da Cidade de Teresina.

(BCT é 6xta às 6/acervo BCT)

O Grande Baile aconteceu no Club dos Diários, em comemoração de um ano do Projeto 6xta às 6 e para os festejos de 22 anos de dança do BCT. Ornamentação charmosa, ambiente noir de Bar interativo de público e artistas que quebraram o paradigma da quinta parede e armaram intervenção de aproximação e integração do público convidado ao "mètier" da festa do Grande Baile.

(ícone BCT 22 Anos/acervo BCT)

Uma música ao vivo, em companhia luxuosa de um grupo de artistas para voz, teclados, bateria, cordas, sopro e enleio de canções orquestradas aos bailes de salões. A Banda deu o ar da graça de preencher o espaço de música e deslizar melódicos de instrumentais em parceria vocal de crooner elegante e bom gogó. 

(BCT 22 Anos - programação/acervo BCT)

Wilker Marques reuniu amigos músicos, em experiências maturadas e, assim, fez-se música em Wilker & Banda: Cássio Bruno, o crooner; Fábio Mesquita, nos teclados; Marcell Regis, violão, e Jardel de Castro, na batera. Wilker fez as vezes do sax. Estava instalada em bom tom a sonoridades musicadas.

Os passistas de salão, intérpretes criadores-personagens, anfitrionavam e estimulavam a assistência à adesão ao tempo de envolver-se e ir ao meio da sala e dançar um aparte com dançarinos oficiais do Grande Baile.

Adriano Abreu, José Nascimento, Natália Nascimento, Samuel Alvís, Vanessa Nunes, Felipe Rodrigues, Jeciane Sousa, Hellen Mesquita e Carla Fonseca fizeram as vezes de atração e intenção interativa, intervencionista, de envolver os convidados na contradança.

Não citar apoios e parcerias incólumes seria desleal. A Figurino & Fantasia, vide Aureni Oliveira, realizou sonhos e vestiu os intérpretes criadores-personagens do Grande Baile.

Belas jaquetas sessentonas, complementadas com camisetas coladas ao peitoral viril, calças baile twist/cavaleiro urbano e botas motoqueiros selvagens, aos rapazes. Charmosos vestidos de bolinhas, cintura ieiêiê, sapatinhos salto médio e lacinhos no cabelo às garotas papo firme que o Roberto cantou, na onda anos 60, e que Celly embalou para um banho de lua a brotos legais e estúpido cupido.

(6xta às 6 "Buraco", de Samuel Alvís/acervo BCT)

O Projeto 6xta às 6 embalado pelo aniversário de um ano de atuação, tem como plataforma base de atuação a Casa da Cultura de Teresina. A Casa é praça laboratório de criação da companhia de dança, mantida pelo município, e possibilita, em toda licença poética a corpos falantes, a comunhão das edições paridas à proposta apresentada à comunidade.

(6xta às 6 "ComunicAção!", de Felipe Rodrigues/acervo BCT)

Casa da Cultura de Teresina, sede do BCT e da Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina, é também o local e espaço base de lançamento e impulsão a que o Projeto 6xta às 6 se estabeleça para atrair a atenção da cidade àquela Casa.

(repertório BCT, BCT é história da dança/acervo BCT)

Manter uma interação quente com frequentadores daquele equipamento cultural e com amantes da dança e da memória construída, ao longo de + de duas décadas, pelo Balé da Cidade de Teresina, é o foco principal do Coletivo. 

(BCT em "Grave-Grog" de Samuel Alvís/acervo BCT)

Na noite do Grande Baile, dispensada alegria, também, ao festejos comemorativos de 22 anos do Balé da Cidade de Teresina, que correm em todo esse mês de junho, marca de calendário de nascimento da Cia. de dança

26 de junho, foi ao Grande Baile, na Galeria do Club dos Diários e, no dia 30, na Casa da Cultura de Teresina, a festa de 22 anos, a partir das 19 horas, aos amigos, convidados e quem + vier.

("Carmem - O Ciúme", no Dia Internacional da Mulher/acervo BCT)

Em seus bem vividos 22 anos, o BCT guarda em suas memórias de material humano criativo e escriba da história do Coletivo, os artistas criadores, coreógrafos e diretores da Cia., a ver, Sidh Ribeiro, Nazilene Barbosa, Roberto Freitas e, atualmente, Carla Fonseca que, à frente do Grupo, mantém a chama acesa desse motocontínuo de dança, de viés contemporâneo, expandido pelo corpus de dança e corpos falantes que marcaram passos no linóleo da construção sócio cultural do BCT.

(cartaz divulgação "Cirandar", de José Nascimento/acervo BCT)

Uma lista extensa, de ex-componentes, bailarino(a)s, coreógrafo(a)s, ensaiadores, preparadores, secretário(a)s, produtores, criadores e intérpretes impulsionadores da marca Balé da Cidade de Teresina, conta essa boa história da companhia. 

(BCT em "Nar Brenha", de José Nascimento/acervo BCT)

Na equipe de assistência técnica, atual, Francisca Silva, ensaiadora; Ingrid Gomes, produção e Amanda Oliveira, treinamento. Os fotógrafos registrados na memória do Grupo, Vítor Gabriel e Kelson Fontenelle.

Um charme indispensável do 6xta às 6, da última sexta feira, dia 26 de junho, no Grande Baile, e um projeto pragmático e eficiente de dança do Coletivo Balé da Cidade de Teresina, que comemora, dia 30 de junho, 22 anos de vida e dança compensados pelo trabalho eficaz e pela permanência contínua de um Grupo artístico cultural, mantido ainda sem interrupções, pelo estado municipal.

(BCT em "Cirandar", de José Nascimento/acervo BCT)

Parabéns aos ex-Diretores e coreógrafos e ex-componentes dessa Marca chamada Balé da Cidade de Teresina. Parabéns aos que mantêm continuidade do projeto e propósitos, na dança, dantes, d'agora e alhures.

(elenco de "Batuque", de Samuel Alvis/acervo BCT)

BCT 22 Anos! Dá um baile na curva da vida de arte do artista ao representar as cênicas, porque dança muito, e sem nunca perder a terna práxis de desconstruir a reconstrução da própria história e retroalimentar o fazer artístico, com apropriação e apreensão do conhecimento, técnica, estética, respostas às perguntas e resultados dançados.














(BCT em "Batuque", de Samuel Alvís/acervo BCT)


 (BCT em "Carmem - O Ciúme", de Nazilene Barbosa/acervo BCT)

 Vai que é tua, BCT. Que venham + 20 e poucos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário