domingo, 31 de maio de 2015

Tudo Formidável!

Genu teria dito
por maneco nascimento

A noite do dia 29 de maio, sexta feira última, foi mesmo Formidável!

Era Tempo de Lançamento do livro "Genu Moraes - a Mulher e o Tempo"; Inauguração do Espaço Cultural Café Literário "Genu Moraes"; apresentação do Espetáculo "Ela - Tributo a Genu Moraes"; Exposição de Fotografias "Genu Moraes", por Valdyr Fortes; Piano Bar com Carla Ramos, Hernani Felipe e Mamulengo; Sessão de Autógrafos, com autor do livro, Kenard Kruel e um trânsito livre e concorrido de amigos, admiradores, familiares, autoridades, imprensa e toda a cidade que acorreu ao evento.

(A filha, Lydia Moraes, com a mãe ao fundo, em vídeo/foto: Marcos Montelo)

O Templo aglutinador do público, que festejou em memória viva de Genu Moraes, foi o Theatro 4 de Setembro, a partir das 18 horas. Noite concorrida, com  presenças de, entre outras autoridades e políticos, Regina Sousa, senadora do PT. A piauiense que lembrou de Genu Moraes, em seu discurso no plenário do Senado, quando da passagem do Dia Internacional da Mulher.

(Regina Sousa esteve no Café Literário"Genu Moraes"/ft: M. Montelo)

A noite foi iniciada, já no hall do Theatro. A recepção  musical ficou a cargo dos alunos do Projeto Música para Todos (Luis Sá, Instituto Santa Rita).


(músicos alunos do Música Para Todos/ft: Marcos Montelo)

Seguiu-se com exibição de videos documentários que trazia as falas e histórias de Genu. Drica Veras emprestou seu vídeo, à solenidade, que traduz tão bem a Mulher e o Tempo de Genu Moraes. Também foi exibida uma entrevista, com a homenageada, fruto do programa Cajuína, de exibição em emissora local. A elegante Genu, nas dependências do Karnak, falava sobre aquela Casa de memórias e política local.

Após a exibição dos vídeos, foi hora da abertura solene realizada pelo cerimonial do Palácio de Karnak. Representando a família, falou Jozias Benedicto que agradeceu o feliz encontro e lembrou que o livro a ser lançado naquela noite trazia um registro muito fiel a sua mãe e suas falas.

(João, Jacêmia, Lydia, Jennings, Lúcia, Jozias e Kenard, na noite de 29 de maio/ft: M. Montelo)

Também falou Kenard Kruel, autor da Obra em lançamento. Emocionou-se ao lembrar da proximidade com a jornalista e da escolha de Genu para que fosse ele a registrar suas memórias e história em livro.

Agradeceu aos apoiadores e financiadores da Obra que será de extrema importância a pesquisadores e curiosos. A representante do Governo do estado e Fundac, Jacêmia Dantas, também deu seu testemunho do momento e, reiterando os discursos da hora, fechou as falas oficiais.

("Ela": Mulheres queimadas em fábrica, 1857/ft: Marcos Montelo)

"Ela - Tributo a Genu Moraes", com roteiro e direção dramatúrgica de João Vasconcelos, representou o grande libelo da noite. A peça inicia-se com um excelente depoimento de Genu Moraes, em of, e abre para a representação em dança teatro do percurso da Mulher, ao longo da caminhada da humanidade, conspirando lugar ao Tempo.


(Carla Sousa, Victória Holanda e Cleyde Fernando em "Ela"/ft: M. Montelo)

O elenco formado por Cleyde Fernando, Victória Holanda, Carla Sousa, Jessica Kamilla, Izadora Myrlla e Jonas Alves corresponderam às expectativas das Coreografias, de Valdemar Santos, e à Assistência de Coreografias e Ensaiadora, Beth Báttali.
("Ela", a noiva/ft: M. Montelo)

Aliás, Báttali está de parabéns por revitalizar o espetáculo e trazer juvenilidade, força e novidade no elenco que, reestruturado, não ficou nada a dever aos que já passaram pela montagem.

Depois de fazer uma imersão pelo histórico da humanidade, com tema na Mulher e o Tempo de contar a própria história, o espetáculo se encerra com depoimento, em vídeo, de Genu Moraes, quando da estreia do espetáculo em 2008.

(foto de Marcos Montelo sobre reprodução em vídeo, datado de 2008, estreia do "Ela")

Na ocasião, ao receber flores no palco, ao lado do elenco, Genu agradeceu a homenagem vista em cena e sugeriu que, em próxima apresentação, a convidassem para fazer uma pontinha. Na saída do Theatro, ao ser abordada, fechou a noite dizendo "achei formidável, foi tudo Formidável!"

Uma volta ao Tempo inestimável. E, de volta à Mulher e o Tempo, tema de livro, foi hora de se espremer à inauguração do Espaço Cultural Café Literário "Genu Moraes". Para esse tempo, um Piano Bar recepcionou convidados e um pequeno coquetel foi servido aos presentes.

(Carla Ramos toca na Sala de Diretores do Theatro 4 de Setembro/foto: Marcos Montelo)

A sessão de autógrafos, com Kenard Kruel, e de fotos, tendo como fundo o painel de identidade do Café Literário. Painel este que reúne caricaturas de diversos artistas visuais, cartunista que homenagearam a Mulher Genu Moraes.

(sessão de fotos concorrida, com painel ao fundo/ft: M. Montelo)

Ninguém se torna Genu Moraes impunemente. E a noite de 29 de maio foi a melhor resposta ao Tempo e história da Mulher Genu Moraes. Muito prestigiada, lembrada, geradora de emoções simples e sinceras e, especialmente, muito presente nas falas, testemunhos de convivência e permuta de relações de amizade. Seguramente esteve conosco, àquela noite, e deve ter achado tudo Formidável!

(familiares de Genu na inauguração do Café Literário/ft: M. Montelo)

O Café Literário "Genu Moraes", plantado ao lado esquerdo do Theatro 4 de Setembro, nessa Casa de espetáculos, em pleno coração do centro de Teresina e corredor cultural da cidade, com certeza será Templo de ações literárias e artísticas, porque o Café Literário já é fato e garantirá a boa energia e mote de visibilidade às produções literárias da cidade e alhures.


(Kenard, o autor, e Vasconcelos, coordenador do Complexo Cultural/ft: M. Montelo)

É de casa, é nacional, é local, é arte e cultura que expande fronteiras de interação artística e integração cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário