quinta-feira, 14 de maio de 2015

Práxis do Ofício

Oficinas de Teatro 

O Teatro de Bolso "Maria de Nazaré Néri", realiza nos dias 29, 30 e 31 de maio Oficinas de Teatro e Cultura.

(luzes e sombras no canteiro do palco vazio/Teatro Nazaré)

As práticas de Oficinas serão facilitadas por Wanden Lima, com a participação de atores de Caxias (Ma) e de Teresina e abertas à comunidade.


O ator e diretor de teatro pernambucano, Wanden Lima, radicado em Teresina, desenvolve na cidade a prática de teatro escola, em instituições de ensino da rede privada e, como coordenador de Grupo amador de Teatro, tem sido responsável também por realizar montagens e despertar talento em iniciados, como Bosco Ferreira que, tem como profissão primeira a carreira militar. 

Diretor do espetáculo "Secante", adaptação de obra de autor e magistrado piauiense (Fontes Ibiapina), W. Lima mantém em seu repertório de direção, a montagem premiada e de característica estética bastante afinada com a dramaturgia de pesquisa e construção dramatúrgica eficiente.

Dessa vez empresta seu "timing" de construtor da prática de formação e iniciação teatral à comunidade da grande Dirceu e, como oficineiro, promete render bons frutos àquela Casa de espetáculos que o recebe nessa nova empreitada.


(Teatro Nazaré casa vazia em conspiração de silêncios)

O Teatro de Bolso "Nazaré" está localizado na grande Dirceu, zona sudeste da capital, Rua Desembargador Antero Resende, 4535, Bairro Extrema - Parque Jurema, próximo à Cavalaria do Comando da Polícia Militar do Piauí, "Xis" com o Mercadinho Braz.

Inaugurado em 13 de dezembro de 2014, o Teatro de Bolso "Nazaré" recebeu, àquela noite a presença de artistas, amigos, admiradores, vizinhos, parceiros e colaboradores do ator, jornalista e proprietário da Casa de espetáculos, Wilson Gomes.

(elenco de Flor de Mandacaru; Fátima Carvalho e Wilson Gomes, na inauguração do Teatro Nazaré)

Na abertura do Teatro foi ofertada à plateia a apresentação do espetáculo "Flor de Mandacaru", do Grupo Fama Teatro, da cidade de Caxias (Ma). O espetáculo apresentado, na ocasião, também conspirava com a data de aniversário do Rei do Baião, Luiz Lua Gonzaga. O texto e direção de André Ribeiro. "Flor de Mandacaru" enreda Grupo mambembe que percorre vilarejos, vilas e cidades, na apresentação de seus dramas e comédias.

(cena de Flor de Mandacaru, da Cia Fama Teatro/Caxias, Ma)

"O elenco canta, dança passos populares a xote e xaxados deslizados nos pés e à geografia espacializada no drama que representa metalinguismo de expressão trágico para ações também ao risível e humor provocado ao eixo de intenção clownesca. Sucessos de Gonzaga permeiam a narrativa do Grupo viajor e ilustram adaptação à base do cancioneiro  gonzaguiano." (Evoé, Teatro Nazaré!, maneco nascimento, 17 de dezembro de 20140)

Na trama, um drama que contém tragédia romântica de morte do mocinho e vida severina, de permanência, da mocinha colhida pela perda do amado. Na linguística do metateatro, a morte e a morte do bom rapaz, na peça encenada e na vida real da trupe de teatro, que representa a vida del'arte na dramaturgia encenada pela Cia.

(plateia na inauguração do Teatro Nazaré, em 13 de dezembro de 2014)

E, nesse final de maio, a direção da Casa de espetáculos e parceiros realizam práticas de atenção formadora e facilitação de métodos e práxis da arte de fingir, persuadir e convencer, através do teatro, na reiteração da construção da personagem e seus desdobramentos ao lúdico e fantástico mundo da encenação e vetor conspirador do universo criador da cena.

Dias 29, 30 e 31 de maio, no Teatro de Bolso "Maria de Nazaré Néri" (Teatro Nazaré) acontecem as Oficinas de Teatro e Cultura, facilitadas por Wander Lima e participação de atores de Caxias ( Ma) e de Teresina.

(agende-se e cumpra ritos de iniciação teatral)

A grande Dirceu merece essa inciativa da Casa de espetáculos, Teatro Nazaré, e o Bairro Extrema - Parque Jurema orgulha-se de ver plantado em suas fronteiras de fomento à arte e cultura um laboratório de criação e produção do exercício das artes cênicas.

(palco do Teatro de Bolso Maria de Nazaré Neri)

Serviço:
"Oficinas de Teatro e Cultura"
Local: Teatro de Bolso "Maria de Nazaré Néri" (Teatro Nazaré)
Período: 29, 30 e 31 de maio
Informações com Wilson Gomes
Telefones - 86 9924 4653/3236 7972

Nenhum comentário:

Postar um comentário