segunda-feira, 25 de maio de 2015

Curiosa, já jornalista.

e o tempo confirmou
por maneco nascimento

"Fui matriculada no Grupo Escolar Barão de Gurgueia, localizado na Praça Saraiva, que, como os demais colégios públicos de Teresina daquela época,  era provido de ótimas professoras, pessoas da sociedade local.  Aliás, deve-se dizer que era o único cargo público que se permitia a uma mulher exercer. Fui aluna  das professoras Odete Batista, irmã de Jônatas e Zito Batista, ambos da Academia Piauiense de Letras, e da professora Olga Batista; Dagmar Rosa, filha do governador Miguel Rosa, casado com Adelaide Freire, prima do tio Antonino Freire, casado com tia Elvira; e da prima Nair, filha do tio Antonino Freire e da tia Elvira e esposa do des. Pedro Conde.
A prima Nair me conduzia, a pé, de ida ao Grupo  Escolar Barão de Gurgueia e de volta ao casarão. No percurso conversávamos muito. Mais eu do que ela. Eu fazendo-lhe mil perguntas, das quais, algumas deixavam-na muito embaraçada e vexada, até encontrar resposta adequada a uma criança da minha idade. Ainda hoje conservo esse hábito de perguntar. Por isso detesto ficar perto de gente desinformada.
Eu estava sempre que possível junto a papai, que vivia lendo livros de medicina e os clássicos das literaturas nacional e internacional, na maioria escritos na língua francesa. Eu o solicitava que lesse livros de que eu gostava e ele respondia, com paciência, as minhas indagações sobre passagens não compreendidas. Eu amava esses momentos!" (Kruel, Kenard. Genu Moraes - a Mulher e o Tempo. Teresina: Zodíaco, 2015. 608 p. [Grupo Escolar Barão de Gurgueia, pg. 237])

A noite será pequena às homenagens que a cidade prepara para a senhorinha Genu Moraes, nesta sexta feira, 29, no Theatro 4 de Setembro, a partir das 18 horas.

As homenagens de apresentação de Espetáculo de dança teatro, "Ela - Tributo a Genu Moraes" 18h; Lançamento de Livro "Genu Moraes - a Mulher e o Tempo" e inauguração de Espaço Cultural, Café Literário "Genu Moraes", 19h, repercutem a figura emblemática da Mulher à frente de seu tempo e que fez história, registrou-a à posteridade, como grande memorialista que sempre foi.

A boa contadora de histórias terá Livro lançado sobre suas memórias, na noite do dia 29 de maio. "Genu Moraes - a Mulher e o Tempo", realizado por Kenard Kruel, a partir de depoimentos da charmosa Dama.

Curiosa jornalista que o tempo preparava desde a infância, soube bem, desde sempre, aproveitar as informações, estar na hora certa nos lugares certos e manter relações saudáveis que fizeram de Genuzinha um excelente canal de informações, história, memória e dona do tempo em que esteve envolvida na vida política, social, cultural e artística da cidade, desde as áureas épocas dos primeiros anos do século passado (XX).

Conseguiu manter um acervo de registros iconográficos, em fotografias, de memórias do século XIX, XX e XXI que detém imagens de até dos primeiros quinze anos do XXI, ano de seu desaparecimento.

Maria Genovefa de Aguiar Moraes Correia - Genu Moraes - sempre esteve à frente de sua história e dá seu depoimento, em memórias frescas e bastantes representativas da construção social piauiense, de experiências bem vividas, de relatos apreendidos, de convivência com quem fez história de sua história e participação ativa na política e vida dos bem nascidos em Teresina e alhures.

"Eu nasci em Teresina, em 15 de Fevereiro de 1927, no casarão da Rua Odilon Araújo (hoje Avenida Antonino Freire), número 1371, que fica entre a sede do poder político - Palácio de Karnak, e um dos centros do poder popular teresinense - a Praça Pedro II, que antigamente se chamou Aquidabã, Independência e João Pessoa. 
Naquela época Teresina não tinha maternidade! No dia 3 de maio de 1941, o Dr. Leônidas de Castro Mello inaugurou o Hospital Getúlio Vargas que, em seu segundo pavimento, prestou este serviço até 25 de maio de 1953, quando foi instalada a Maternidade de São Vicente, onde hoje é o Lineu Araújo. De lá para cá, muitas maternidades foram instaladas, a mais conhecida de todas é a Maternidade Evangelina Rosa, em memória da mãe do governador Alberto Tavares Silva." (Idem. [Uma criança desejada, pg. 147])

Genu Moraes, essa Mulher Formidável! Transitou bem entre seus pares, entre políticos, mesmo os desafetos de seu pai (Eurípedes Constantino de Aguiar, o Euripão), que a tornou uma eximia política, sem perder a ternura. Foi tema de mexericos, mas nem se importava. Sempre foi moderna. Viveu seu tempo e sua hora e foi colega de escola, quando criança, de Mário Faustino, o grande poeta moderno de O Homem e sua Hora. + contemporânea, impossível!

Aos 87 anos subiu nas asas do avião da imatéria e, num salto à eternidade, seguiu para centros estelares. Foi contar histórias e reportar outras experiências, noutras plagas e reencontrar os seus, àqueles com quem conviveu e marcou histórias "que o tempo ninguém +, ninguém mais canta..."

E é dessa Mulher que a noite do 29 de maio, sexta feira próxima, deve tratar muito bem, obrigado.

Às 18 horas, será tempo de "Ela - Tributo a Genu Moraes", espetáculo de dança teatro, com Produção da Trama Cultura. Roteiro e Direção Dramatúrgica, de João Vasconcelos; Direção de Coreografias, de Valdemar Santos; Assistente de Direção de Coreografias e Ensaiadora, Beth Báttali; Elenco, Jessica Kamila, Cleyde Fernando, Victória Holanda, Carla Sousa, Izadora Myrlla e Jonas Alves. Na Produção de palco e apoio de cena, Artenildes Afoxá e Fran Silva.



Às 19 horas, Lançamento do Livro "Genu Moraes - a Mulher e o Tempo", organizado por Kenard Kruel, acerca dos depoimentos da Genuzinha.

Inauguração do Café Literário "Genu Moraes" e sessão de autógrafos a amigos, admiradores, autoridades, familiares e, comunidade em geral convidada.

Evento franco, como as falas e generosidade de Dona Genu Moraes. A Entrada Franca para uma noite Formidável! 

Serviço:
18h - Espetáculo de dança teatro "Ela - Tributo a Genu Moraes"
19h - Lançamento do livro "Genu Moraes - a Mulher e o Tempo", de Kenard Kruel
         Inauguração do Café Literário "Genu Moraes"
         Sessão de autógrafos.
dia: 29 de maio de 2015
local: Theatro 4 de Setembro
Entrada Franca!

fotos: Genu (acervo pessoal)
          espetáculo "Ela" (Cleyde Fernando)
          Cartaz (arte Tupy/acervo João Vasconcelos)
          Foto folder sobre flores (João Vasconcelos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário