terça-feira, 10 de março de 2015

Cultura Popular

Arte onde o povo está
por maneco nascimento

Desde 2013 o Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Piauí - SATED PI cumpre ações, de parceria com a Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina – SEMEST, ao Projeto Pontilhando Cultura que visibiliza grupos folclóricos e oportuniza troca de experiências, capacitação e renovação de indumentárias dos grupos manifestados e cria um + de apresentações, fora do período junino/julhino em que, normalmente, se vestem de sua cultura e vertem energia e força criativa à época dos festejos do Boi.

Oficinas, consultorias e realização de encenação da arte popular do Bumba Meu Boi em palcos preenchidos pela expectativa de espectadores, público natural das comunidades de tradição e revalorização da cultura popular.

Aquelas se dão ao tripé de arbitrar as manifestações culturais em reunião de economia solidária e criativa e atêm-se à cultura, turismo e o incentivo aos pequenos grupos de economia solidária e criativa para gerar atenção prática ao belo manifestado da arte e cultura folclóricas e fortalecimento dos grupos locais.

O Projeto Pontilhando Cultura – Arte Poty 2015 teve agenda iniciada dias 07 e 08 de março de 2015, na Praça do Poty Velho, às 19 horas, numa realização do SATED PI. 
(brincantes e meu Boizinho das memórias culturais populares do Bumba Meu Boi/créditos ascom)

No sábado, 07, a Praça do Povo potyvelhense recebeu os Grupos brincantes, Boi Imperador da Ilha; Mimo de Santa Cruz; Boi Estrela Dalva e o Grupo de Dança ABBA Poty Velho. A noite recebeu a recomendada atenção de grande público da região, interessado em sua própria identidade e pertencimento.

Os artistas brincantes da noite de sábado carregaram consigo tradição e memória construtiva na manutenção da história popular. O Imperador da Ilha, fundado em 1934 por Dona Eva, familiares e amigos, é natural do Bairro Piçarra. Com + de 80 anos de criação, o Imperador tem sede própria, no bairro Cidade Nova, e é composto por 60 componentes, tendo à frente os Mestres Raimundo Araújo e José Ribamar.

O Boi Mimo de Santa Cruz é um dos + jovens, de 2001. Os fundadores são a senhora Maria de Jesus e o senhor Juvenal. O Grupo surgiu no bairro Vamos Ver o Sol e hoje está sediado no bairro Redenção e conta com 40 brincantes. O Mestre dos brincantes é Juvenal Dias Pereira.

Fundado em 1971, no bairro Matadouro, o Boi Estrela Dalva tem o patrono criador, na pessoa do senhor Pedro Barros da Silva, o fundador. Com atuação no bairro Parque Alvorada, o Estrela Dalva, com 60 brincantes, detém à batuta o Mestre Chico Chagas.

Fechou a noite de sábado, 07, o Grupo de Dança Abba Poty Velho. Criado em 2005, o Grupo de Teatro Abba (Abá) teatro religioso e social procura mergulhar no auto conhecimento e questionar, criar e recriar o meio em que vive, através da arte. A direção do Grupo é do Cosme Gomes de Sousa.

A noite de domingo, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, também computou público extraordinário, apesar da chuvinha que se manteve durante todas as apresentações.

A partir das 19 horas, na Praça do Poty Velho, o encontro de Bois, sob a chuva, reuniu o ChacumBoi. Criado em 2010, na comunidade da Pedra Mole, a partir da Oficina de Percussão ministrada por Pedro Black. Com 35 brincantes, o Boi ChacumBoi tem à frente seu Mestre criador Pedro Black.

O Boi Estrela da Noite, conduzido pelo Mestre Antonio José, tem data de fundação em 2010, no bairro Santo Antonio, e seu fundador foi o senhor Chico Diva. Estrela da Noite é composto por 35 brincantes e mantém sede no bairro Santo Antonio.

No mesmo pátio de manifestação ainda se apresentou, em simultânea atuação com os Grupos irmanados, o Boi Dominador do Sertão.  O Boi é de 1989, criado pelo senhor Edmilson Oliveira, lá no bairro Buenos Aires, com a participação de vizinhos do Mestre de Boi. Hoje, com 40 brincantes, atua na comunidade Monte Verde e o Mestre condutor é o senhor Nonato Oliveira.

Com a chuvinha. que não deu trégua, a festa foi só dos Bois que confraternizaram no terreiro da alegria e lavagem das alegorias pela água caída do céu no sertão de Bichos animados e brincantes.

A apresentação de trechos da Comédia Musical A República dos Desvalidos, do Grupo de Teatro Pesquisa, ficou impossibilitada de acontecer. Seria a homenagem do Projeto Pontilhando Cultura ao Dia Internacional da Mulher. A precipitação, que muito alegra o teresinense, caída àquela noite, adiou o ato cênico musical para futura agenda.

O + foi só alegria manifestada, da arte e cultura de tradição, que mantém-se à custa da própria insistência em transigir memória e história da construção social da cidade verde, em seus dias de criação de mitos, lendas e outros temas do inventário popular, a partir do cotidiano do homem simples, meeiro do terreiro do coronel e seus bois de cria, corte e ostentação.

Viva o Bumba Meu Boi. Viva a Cultura Popular! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário