domingo, 29 de março de 2015

Ato 27

Arte Intervenção Cultura Integração
por maneco nascimento


Foi no dia 27 de Março, Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo, e os festejos se deram, a início, no Corredor Cultural Praça Pedro II e a iniciativa abriu margem às entradas ao Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro.

Ato 27 - Dia Internacional do Teatro Dia Nacional do Circo - Arte Intervenção Cultura Integração, ações planejadas pela Coordenação do Complexo Cultural CD/The4Set e realizadas pela Fundac/Governo do Estado, em chamamento à ocupação de um dos + charmosos e necessários equipamentos culturais do estado, sediado no coração do centro da cidade de Teresina.

Numa programação artístico cultural, que reuniu ações de circo (porta do 4 de Setembro/passeio Praça Pedro II, 6h30); recepção com Café da Manhã aos artistas e convidados (Bar do Club dos Diários, 8h); teatro infantil, A Onça e o Bode (palco do 4 de Setembro, a partir das 9h, SESC PI); Abertura Exposição Acervo Pictórico do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro (Galeria do Club dos Diários, 9h); teatro adulto, Apareceu a Margarida (Teatro-Sala Torquato Neto, 10h); inauguração, descerramento de Placa da Sala Camareira Rosalina (sala contígua à administração do Complexo, 11h) fecharam a programação da agenda da manhã.
(fábula do inventário popular A Onça e o Bode/foto: m. nascimento)


(Edithe Rosa "Margarida", a flor da terra/foto: m. nascimento)

(Abertura Sala de Ensaios Camareira Rosalina/foto: m. nascimento)

Das ausências da manhã, o Grupo Cabeça de Sol e seu Teatro de Rua, que se apresentaria às 6h30, no alvorecer do Projeto e para o Ao Vivo da TV Clube/Globo local (Alinie Do Carmo marcou a desistência, de véspera, em fins da tarde anterior, 26). O outro Grupo voluntário, Cia. Talisman de Circo cumpriu a pauta, rendeu ações circenses e deu seu melhor recado.

Também ausente a apresentação do Primeiro Movimento de "Movimento para Um Palhaço", que contaria com Nazilene Barbosa, Fernando Freitas e ou Jesus Viana, sob a Direção de Siro Siris (desistência, na véspera, à noite, feita pelo diretor do exercício. O desaparecimento prematuro da mãe de Fernando Freitas [Ff] justificou o recuo da ação, embora se tivesse às mãos o colega e ator Jesus Viana, disponível para cumprir teatro. A ação seria durante a abertura da Exposição do Acervo Pictórico do CCD/The4Set (Galeria Club dos Diários, 9h)

E, ainda sentida, a falta do Aulão de Dança, ação da Escola de Dança do Estado do Piauí "Lenir Argento", com facilitação de exercício, por Sidh Ribeiro, na Sala “Procópio Ferreira”, 11h30 (a ausência justificada por a Escola estar selecionando professores ao ano letivo, ruídos na comunicação truncou um sinal de dança vindo do lado de lá do Corredor Cultural).

As ausências estiveram povoadas de presenças, lembrando Genet. Era o dia 27 de março e o Ato 27 - Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo - Arte Intervenção Cultura Integração tomou espaços, somou esforços voluntários de artistas, técnicos, colaboradores e afins envolvidos, incondicionalmente, e o + foi + à toda prova dos 9, fora as ausências que também foram presenças na programação oficiada e divulgada.

Estiveram, na licença do invisível à visibilidade, em espírito e primeiros sinais de envolvimento, presentes, e também são todo artistas contribuintes à arte de insistência e cultura de permanência na cidade que não tem + fim.

Tudo fica bem, quando acaba bem, diz o trocadilho que ganhou mundo. E o que começou muito bem, desde as 6h30 da matina, acabou também muito bem, obrigado, quando corrido todo o dia de programação, finalizada no Ato 27.

Já às 6h30, a Cia. Talisman de Circo que, na noite anterior, fincara palco de picadeiro livre, trave/mastro e cravos estaiados, no passeio da Praça PII, ao circo de acrobacias aéreas, fez-se luz e átomos artísticos em ótima performance, à porta do Theatro 4 de Setembro. Esteve rente no batente e, seu número ao universo do maior espetáculo da terra, representou + circo no dia Nacional do Circo.

Das surpresas da manhã, no Ao Vivo da TV Clube, a doce presença da atriz e diretora de teatro, Selma Bustamante, a querida colega de cena, que em visita a Teresina agendou-se também ao Dia Internacional do Teatro e, como uma das paulistas + piauienses que conhecemos nos palcos da cidade e na vida de artista dividida conosco. Abraçamos sua alegria e prazer de voltar a estar na nossa presença, após 19 anos ausente de nosso convívio.

Estavam só começando os festejos. O Café da Manhã, aos artistas e convidados, um sucesso de acorrência. A Abertura da Exposição e a maratona de ações do turno da manhã foram mostra da Mostra de artistas e sua profissão doada ao Ato 27.

+ Arte Intervenção Cultura Integração estava prometida ao turno da tarde. Era o Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo e estávamos artistas, técnicos, parceiros, amigos, apoiadores em quente rebuliço e os corredores do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro nunca estiveram tão movimentados e com tão luxuosa presença de atos, artistas, calor de encontros e homenagens e muito a comemorar.

A Presidente do Sated PI, Lari Sales, revelou ser uma grande alegria comemorar-se o Dia do Teatro. “É uma felicidade só em se comemorar essa data, a profissão. É muito gostoso. Resta ser respeitado e reconhecido pelos serviços prestados à cultura no nosso estado”, aponta a atriz e diretora de teatro.


(Lari Sales, J. Vasconcelos, Jacemia [DAC], Arimatan e o mestre de cerimônias da Fundac, Ato 27 - posse Diretoria do Complexo Cultural CD/The4Set./foto: Jorge Machado)

Comemorar a vida e o exercício de ser artista. De estar no universo conspirador do teatro e da arte milenar do fingimento e persuasão do outro, a partir do exercício artístico. Comemorar a profissão, as relações de trabalho e cultura de preservação da espécie dramática.

O produtor cultural e ator Walfrido Salmito também acha que há sempre o que se comemorar. E diz que a data do Dia Internacional do Teatro é sempre de muita alegria. “Inesquecível. Momento de glória para os artistas e técnicos, de reconhecimento da profissão”, reitera.

E que estrear um novo espetáculo sempre estará na pauta de comemorações também desta data, “por isso, a estreia do espetáculo A Onça e o Bode ser momento de tamanha alegria no Dia Internacional do Teatro”, completa Salmito.

De viver, ser e estar teatro, enquanto obra e arte de salvaguarda do espírito crítico e revolucionário e reverbero político, transformador social, estético, plástico, artístico, de identidade e pertencimento, da ponderável ação de ser artista das escolhas e da imersão nas personagens que abram identificação com o outro e com as falas e vozes sociais.
(Dona Rosa, a grande homenageada/foto: m. nascimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário