domingo, 29 de março de 2015

Ato 27, Eternamente.

Arte Intervenção
por maneco nascimento

Às 10 horas, do Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo, na programação do Ato 27 – Arte Intervenção Cultura Integração, foi a hora e a vez da augusta matraca, de Edithe Rosa, brindar seu público com Apareceu a Margarida.

No Teatro Sala Torquato Neto, com direção de Avelar Amorim para texto original de Roberto de Athayde, viu-se uma Edithe endiabradamente feliz em ser e estar dona Margarida.
(Teatro, Volver!, com Edithe Rosa/ft: m. nascimento)

A Dona Margarida, que se deleita na pele de Edithe Rosa, inspira na fisiologia psicológica da personagem uma rigorosa e energética ação de se (in)dispor e despir-se integral e sem pudores para deleite, ou escândalo da platéia.
 
(a professora Margarida e sua pedagogia na cena/ft: m. nascimento)

Concentrada e, definitivamente, condicionada a dar-se inteira ao exercício da atriz, Rosa é impagável e presta continência ao teatro, em liberdade militar e práxis ordinária a volver céus e terras contagiadas pela expansão de átomos materializados, em + de cinqüenta minutos de pé dentro da caldeira, em ebulição, da professora e ditadora da educação tradicional do aparelho reprodutor de conhecimentos.

Edithe consegue, para alucinado e esquizofrênico ato de encenar, reiterando a práxis do fingimento, destrinchar sentimentos adversos e impactantes da personagem enfurecida e dosar crueldade e doçura, maldade e alegria histérica e confluir do over à calmaria, como água na fervura, e sincopar as confusões da alma inquieta de dona Margarida, sempre como geradora do riso e executora de histrionismo variável entre o dramático, tragicômico e escatológico expressionista.
(Edithe Rosa "Margarida, essa flor de atração cênica/ft: m. nascimento)

Nunca se viu uma Margarida tão detalhada em nuances, vozes de confusão e loucura imedidas da personagem para a composição da atriz e detidas incursões da atriz em cúmplice medida às falas da personagem. Um “demônio” instalado na força, talento e desprendimento em assumir inteiramente a íntegra performance da professora Dona Margarida.

Surpreendente e carismática, Edithe Rosa não ganhou o Prêmio de Melhora Atriz “Ana Maria Rêgo” à toa. Fez por merecê-lo e não há quem possa dizer o contrário. Ao contrário, contraria o senso comum e prova a que veio.

A sua Margarida faz história e quebra paradigmas, de costureira de figurinos a atriz laureada. Uma flor nascida do ócio para palcos, praças, calçadas, picadeiros, asfalto. Uma margarida com cores impressionantes ao diverso do matiz do teatro piauiense.

O sentimento foi de alegria e orgulho sentidos, de quem assistiu a apresentação de Apareceu a Margarida, personagem construída por Edithe Rosa, dentro da programação do Ato 27, na última sexta feira, em Dia Internacional do Teatro e Nacional do Circo.

Um soul ritmado frenético, caso fosse música. Como teatro, um show em exercício de felicidade e prazer encenados a doce deleite da platéia.

A manhã ganhava força e, na sequência, depois do furacão Edithe Rosa, o público seguiu em cortejo, quase às memórias do teatro primordial, e foi se instalar às portas da Sala de Ensaios Camareira Rosalina ao descerramento da Placa.
(João, Rosalina, Lari - Sated PI e Jacêmia - DAC, no ritual descerrar a Placa Sala  de Ensaios Camareira Rosalina/ft: m. nascimento)

O Ato 27 cumpria ritual e ritos de programação planejada e a manhã atomizava felicidade, orgulho e arte e cultura, memória e histórias confraternizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário