sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Tem Baile?

Tem sim, senhor!
por maneco nascimento

"Uns tomam éter, outros cocaína.
Eu já tomei tristeza, hoje tomo alegria.
Eis ai por que vim assistir a este baile
de terça-feira gorda.
Ninguém se lembra de política...
Nem dos oito mil quilômetros de costa...
O algodão do Seridó é o melhor do mundo?...
Que me importa?
Não há malária nem moléstia-de-chagas nem
ancilóstomos.
A sereia sibila e o ganzá do jazz-band batuca.
Eu tomo alegria!" (Manuel Bandeira, Petrópolis, 1925 IN Braga, Rubem. Recado de primavera. São Paulo, Círculo do Livro, 1984. 176p. [Grandes cronistas brasileiros])

O Baile dos Artistas acontece neste dia 31 de janeiro e será para aqueles que declaram,
"Acontece que eu não tenho compromissos/Que me façam despertar pela manhã/Meu horário só começa quando o sol/Faz meio dia e antes disso não me acorde (...) (Estrela da Canção/Ricardo Villas)
(arte divulgação Baile dos Artistas)

Transferido de suas tradicionais edições anteriores, que ocorriam na Galeria do Clube dos Diários - Complexo Cultural Clube dos Diários/Theatro 4 de Setembro, a festa que sempre reúne artistas, intelectuais, jornalistas e foliões inveterados, dessa feita será em Bar da zona leste da cidade.

A alcunha do espaço que receberá a prévia dos dias momescos, Boteco dos Poetas. Parece que nada + apropriado e poético que festa carnavalesca de artistas em Bar que sinaliza para poetas.

+ conhecido como Bar da Iracema, o Boteco dos Poetas é local que tem se manifestado para encontros e investidas. E a Iracema, seria a de Alencar, ou a de Adoniran Barbosa?. Crê-se que, seguramente, não seria nenhuma das duas personagens, personalizadas na memória popular do romance e música popular brasileiros.

A alencarina é romântica e ganhou vida em fins do século 19 brasileiro (1865). Posterizada na obra Iracema. A com "lábios de mel", nas letras de romance da literatura nacional, licenciado por José de Alencar à lenda cearense mergulhada no romantismo.

Também não seria o grande amor perdido de Adoniran, na canção Iracema, "Iracema, eu nunca mais te vi/Iracema meu grande amor foi embora/Chorei, eu chorei de dor porque/Iracema meu grande amor foi você (...)" (Iracema, sucesso de Demônios da Garoa, composto por Adoniran Barbosa)

A promotora/receptora do Baile em sua Casa de shows é Iracema Teles, cantora, justa e afinada em performances de palco e empresária da noite, com histórico de espaços, na cidade, que aglutinam cantores, compositores, músicos e música e mercado livre de trabalho a boteco de artistas. Pois é esta Iracema que recebe o Baile dos Artistas, deste 2015, dia 31 de janeiro, a partir das 21 horas em seu Bat local de eventos.

Como a cultura nacional e dinâmica constante da língua e suas variações de nomes e neologismos, sempre se dão à liberdade criativa e renovada de serem inventivas, o Baile dos Artistas já ganhou, na cidade, nova alcunha. A pecha de Baile da Iracema. 

Junto com o diretor do Theatro 4 de Setembro e o Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão - SATED PI, a artista da noite abraça essa causa, de deslocar o evento da Galeria do Clube dos Diários ao seu Bar, e terá que conviver com o gracejo de promover o Baile da Iracema, pois não!

Baile da Iracema, ou Baile dos Artistas, a verdade é que a agenda está confirmada para esse 31 de janeiro, no Boteco dos Poetas. E, parafraseando frevo quente da música popular brasileira, diz-se que, os foliões da terra que não perdem um pé a bailes e outras manifestações que vingam na cidade e antecedem os quatro dias de folia terçã, atrás do Baile da Iracema/dos Artistas só não vai quem já mordeu outra onda de velhos carnavais. 

Aos aficionados ao prazer da felicidade, devem mergulhar na festa que se principia a partir das 21 horas, deste sábado, 31, e seja o que o deus Momo quiser e até que o dia mostre seu novo dia, "(...) O sol é seu/O som é meu/Quero morrer
Quero morrer já/O som é seu/O sol é meu/Quero viver/Quero viver lá/Nem quero saber se o diabo/

Nasceu, foi na bahi .../Foi na bahia (...)" (Atrás do Trio Elétrico, de Caetano Veloso)
O riso elétrico, a boa alegria só deve se acabar quando, quem sabe, tiver aberto sinais de que o sol vai romper e a aurora vier anunciar que, em seguida, será tempo do meio dia.
Serviço:
Baile dos Artistas
no Boteco dos Poetas
dia 31 de janeiro
a partir das 21 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário