sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Deu um Baile...

para artistas e outros interessados
por maneco nascimento

O Baile dos Artistas,  projeto que, noutras épocas, era realizado com apoio da FMC/PMT e Sated PI e Theatro 4 de Setembro, este por último absorveu o evento, sempre teve como sede de acontecimento a Galeria do Clube dos Diários. Local + central de reunir artistas, foliões, curiosos e brincantes de todos os matizes, a Galeira do Clube dos Diários, de portas abertas, foi palco de memoráveis alegrias, fantasias e felicidades foliãs.

Neste ano de 2015 não será igual aqueles que passaram. A novidade é que o Baile será de outros carnavais. Sai da Galeira do Clube dos Diários  e vai se alojar em Bar da zona leste da cidade. 
 (arte divulgação do novo Baile dos Artistas)

[ATENÇÃO AMIGOS - O GRANDE BAILE DOS ARTISTAS VAI ACONTECER DIA 31 DE JANEIRO (SÁBADO) ÀS 21H NO "BOTECO DOS POETAS" COM LENE & BANDA, CANTANDO MUITO FREVO, MARCHINHAS, SAMBA ENREDO, AXÉ...
PREPARE LOGO A SUA FANTASIA E VENHA SE DIVERTIR.
CONCURSO DA MELHOR FANTASIA E SORTEIOS DE BRINDES.
REALIZAÇÃO: SATED & AR PRODUÇÃO
.] (
fonte: linha do tempo de antoniel ribeiro/ 9 de janeiro às 18:48/acesso 16.01.2015 às 9h33)

Depois que o evento perdeu apoio da FMC/PMT (governo em estado de pobreza franciscana a ações que não levem ao guiness), ficou às custas de organização do 4 de Setembro e Sated PI e se garantiu porque a arte, também foliã, sobrevive muito bem na adversidade. Sempre deu muito pano às mangas da alegria dos foliões e suas fantasias carnavalescas que anunciam os dias momescos.

(tempo do Baile na Galeria do Clube dos Diários./foto: antoniel ribeiro)

Mas para esse ano, parece que não será igual ao que passou. Talvez haja novos brincantes e alguns que podem guardar a fantasia comprada. Guardada e pendurada e corpos separados. Uns pra lá e outros pra cá, os Blocos podem até se encontrar, mas na brincadeira de três dias de folia e fantasia até quarta feira.

(festa memorável na Galeria do Clube dos Diários/foto: antoniel ribeiro)

O Baile dos Artistas sai da Galeria do Clube dos Diários e vai assentar voo a dias de negócios e futuros, que vivemos nesse pragmatismo atual de sobrevivência e terra capital. No Complexo Cultural Clube dos Diários/Theatro 4 de Setembro/Bar do Clube tudo sempre foi conquistado para prazer e deleite da plena diversão e brincadeira saudável. Rendeu muito. A entrada era um quilo de alimento não perecível que, a posteriori, indicava doação a instituições beneficentes.

Agora ganha ares profissionais e o ingresso deve solicitar algum investimento, já que em Bar da cidade que sobrevive do próprio negócio. Os associados do Sated PI, que pagam mensalidade da categoria, devem retirar sua chancela de gratuidade na sede do Sindicato, parece justo. O + é divertir-se e cair na folia. 

O restaurado Corredor Cultural - Complexo Cultural Clube dos Diários/Theatro 4 de Setembro/Bar do Clube e Praça Pedro II - recebeu uma significativa intervenção, no ano de 1996, e ganhou o charme que temos e vemos ainda nos dias de hoje.

Especialmente a Galeria do Clube dos Diários, Sala Torquato Neto e Theatro 4 de Setembro viraram o centro das atenções e atrações artístico culturais da cidade e alhures. Toda sorte de arte de toda parte convergiu e ocupou esse Corredor Cultural, sem esquecer a P2 que acolheu grandes eventos a céu aberto.

A Galeria do Clube dos Diários, tema desse texto, guarda memórias de imaterialidades inestimáveis. Agora sofre com o teto povoado por cupins e, segundo argumento para a não realização do Baile dos Artistas, naquele local, que detém estilismos e perspectivas do artesanal forro barroco, estaria sujeito a cair sobre as cabeças de visitantes, colaboradores e ocupantes eventuais do espaço. Forte argumento para que o Baile dos Artistas bata em retirada da Galeria.

["ATENÇÃO AMIGOS - O GRANDE BAILE DOS ARTISTAS VAI ACONTECER DIA 31 DE JANEIRO (SÁBADO) ÀS 21H NO "BOTECO DOS POETAS" COM LENE & BANDA, CANTANDO MUITO FREVO, MARCHINHAS, SAMBA ENREDO, AXÉ...
PREPARE LOGO A SUA FANTASIA E VENHA SE DIVERTIR.
PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA DE SAMBA - SKINDÔ.
CONCURSO DA MELHOR FANTASIA E SORTEIOS DE BRINDES.
REALIZAÇÃO: SATED & AR PRODUÇÃO.
INFORMAÇÕES: 9413 8444 / 8852 7631 / 9974 1937.] 
(fonte: linha do tempo de antoniel ribeiro/ 12 de janeiro às 18:58/acesso 16.01.2015 às 9h34)
Políticas Públicas de Cultura não parecem ser assunto de interesse do estado, seja municipal e estadual, e os equipamentos culturais, bem como ações de projeção da arte e cultura local vão desparecendo feito espectro de alguém que já foi rei e agora é vislumbrado como nebuloso e sujeito ao esquecimento.

O Festival Nacional de Monólogos "Ana Maria Rêgo" sumiu do mapa de interesses da prefeitura de Teresina, depois de duas décadas de projeção no país. A Lei A. Tito Filho e a do SIEC estão agonizantes. Não há nenhuma real sinalização para que sejam instituídos os Planos Municipal e Estadual de Cultura para compor o Sistema Nacional de Cultura. Os projetos editoriais do município e do estado tão pálidos que ninguém ouve falar.

As Fundações de Cultura, da cidade e do estado, entregues a coalizados de legendas eleitoreiras, sem traquejo que não seja de abrir holofotes aos discursos vazios de práxis de políticas públicas de governo, deslizados feito quiabo das políticas públicas de cultura. Erigem gestores que lambem o patrão que os fez reizinhos da pasta cultural, são provas de que se vai de "malas a piori".

Agora, + essa. O teto da Galeria do Clube dos Diários pode desabar por força de cupins, umidade (embora chova muito pouco e o telhado deve ter sido olhado, antes das pancadas surpresa de precipitação de verão), descaso e cegueira administrativa. Com a palavra, a coordenação estadual de patrimônio, seja das administrações anteriores da Fundac, ou da que começa a se formar com o empossado Francis Lopes.

Melhor dedicar alguma atenção à Galeria do Clube dos Diários, caros coordenadores, diretores, chefes, comissionados usucapiados no serviço público, gestores da ponta e senhor Presidente da Fundac. A Galeria do Clube dos Diários não pode perder sua pompa e charme conseguidos com a restauração que lhe deu a cara dos eventos culturais ali abrigados.

A força dos cupins do serviço público deu um baile na festa que agrega artistas em projeto de folia momesca. O espaço sofre "interdição" consentida e desabriga eventos que por ventura ocupariam a Sala da Galeria, nesse ano que só está começando. 

Fechada para a gangorra do empurra empurra do serviço público, a Galeria do Clube dos Diários deixa de servir a comunidade e, faz papel feio o gestor que talvez esteja muito pouco interessado "em que diabos" possa estar abrindo margem de preocupação e envolvendo teto de equipamento artístico cultural público.

Quem gosta de samba e bom sujeito que é, deve deslocar-se para Bar do zona leste da cidade, porque nesse ano não vai ser igual aquele que passou. Baile dos Artistas na Galeria do Clube dos Diários só quando Deus quiser, que a fé sempre se firma, porque parece que essa novela ainda nem começou nos argumentos para capítulos de solução.

(a volta do Baile à Galeria, que seja desejado pela boca de um anjo/foto: a. ribeiro)

O vilão da transferência do Baile dos Artistas, daquele espaço a um Bar, é o teto da Galeria que poderia cair sobre foliões e outros ocupantes desejosos de realizar suas ações ali. Por sorte é que festejos e pautas finalizados, em dias tão próximos ainda, não foram vítimas dessa tragédia anunciada a futuras pautas.

Então, que se corrija a falha técnica, estética, arquitetônica e artística cultural que empurra a Galeria do Clube dos Diários a um talvez relaxamento das coisas e causas que envolvem a Sala e a relegue ao ostracismo dos negócios do serviço público.

E quem quiser se divertir, curta essa nova agenda endereçada em novo espaço e acene ao Baile dos Artistas, dia 31 de janeiro (sábado), porque a vida continua e o Baile será promessa de outros carnavais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário