sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Vida de Bonecos

toma de assalto feliz a Teresina
por maneco nascimento

Sim, boneco. Vou pegar. Mais tarde. Mais tarde eu te digo, boneco. Tô louca. Correndo. Boneca não come. Boneca não dorme. Boneca grita. Boneca fala. Boneca chora. Boneca pede. Boneca é feliz demais. Obrigada, boneco João e família. Amo vocês. Tudo fica melhor.(Vida agitada de boneco. A Boneca mãe local, em plena felicidade Sesi Bonecos do Mundo - 10 Anos, que está sendo gestado em Teresina/ contato 20 de novembro de 2014, às 23h12) 

A cidade só respira expectativas e vida desejada de bonecos, enquanto o canteiro da Obra Sesi Bonecos do Mundo – 10 Anos – ganha corpo e cara de alegria na Praça Pedro II (Aquidabã Sem Número).

A vida da produção e construção da cidade de marionetes se confunde com o drama de animação, em potencial, da vida de bonecos que gritam aos quatro cantos da cidade de Teresina. O anima títeres alardeia: Hoje é dia de espetáculo, encantos e fantasias!

Já de entrada, o comboio, em carreata aberta de bonecos, percorreu dia 20 de novembro (quinta feira) as ruas/avenidas da cidade verde (Frei Serafim, Barão de Castelo Branco, Ponte Estaiada, Avenida Raul Lopes, indo e voltando), distribuindo a beleza em fantástica alegria. Hoje, sexta feira, 21, uma Intervenção de riso e ato teatral invadiu a Praça Rio Branco, com seus baús e vidas ativadas. 

(produtora local[Navilouca Produções e Eventos] e boneca Soraya Guimarães registra a Carreata dos Bonecos/foto: Durvalino Couto)

Em revisita ao memorial de carroções clássicos e medievais que cortavam caminhos e aldeias e atraíam o público aos dramas e comédias d’larte, a carreata animada do Sesi Bonecos do Mundo – 10 Anos – visitou as ruas da cidade e sinalizou ao Maior Espetáculo da Terra de Bonecos, que estreia neste sábado (22) e segue até domingo (23), a partir das 16h30, na P2.

O chamamento à Teresina, do Sesi Bonecos do Mundo, abre os braços em convite de participação ao mundo da Tenda de marionetes, fantoches, mamulengos, títeres e bonecos em “over” alegria contagiante.
 (Palco principal à vida de Bonecos/foto: m. nascimento)

Anima mundi marionetes é no SeBonMundi – 10 Anos e será todo das personagens dramatizadas que rirão, intervirão nas conversas e risos dos visitantes da Tenda e correm, não precisam comer, a não ser das risadas infantis, de que se alimentam. Não dormem, só quando descansam das mãos dos manipuladores. Bonecos gritam, falam, choram, pedem atenção. São felizes D+ em dramas e comédias representados em seu teatro de amor dedicado a seu público.

(um mundo aos Bonecos/foto: m. nascimento)

É assim que a maratona do riso e do entretenimento fará praça na Rota de Bonecos que virou-se à Teresina e, só deixa a cidade quando o final de semana passar e todos tenham convivido com os conspirados e conspiradores da alegria do Sesi Bonecos do Mundo – 10 Anos.

Depois de uma década, SeBonMundi à Casa retorna. A última que vez que por aqui passou, foi no tempo da areia em que fazia poeira de felicidade na Praça Pedro II.

(trilhos na trilha da alegria, o canteiro da Obra/foto: m. nascimento)

A produtora local, vide Navilouca Produções e Eventos, Soraya Guimarães diz mano, é demais, mano! É muita felicidade, é alegria demais e o trabalho é compensador”, confessa. E acrescenta,a carreata dos bonecos foi tudo, mano. Um sucessoe sinaliza A STRANS foi demais, quando chegávamos nos cruzamentos, já estavam os batedores, nas motos e carros, abrindo novos caminhos. Demais”, aponta, satisfeita com os serviços da cidade oferecidos ao Sesi Bonecos do Mundo.

Aproveitou ainda para agradecer os Pais locais dos Bonecos, " o STRANS, SDU Centro Norte, Humana Saúde que ofereceu duas UTIs, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, GVisa, PMT, Governo do Estado” que, segundo a produtora, estão sendo imprescindíveis ao Sesi Bonecos do Mundo.

Soraya finaliza,agradecer também a todas as empresas, pessoas envolvidas que são muito importantes, mano”. Essa empreitada de Bonecos, na cidade, tem tradição e quando aprendeu o caminho das Índias, desembarcou por aqui.

Em 2004, a história do cerco de bonecos deixou um rastro de quero +. Uma década depois, tamos de volta, travez!dizem os titereiros, mamulengueiros, fantocheiros, bonequeiros e marioneteiros com suas mágicas mãos e dedos de anunciação do teatro e suas línguas calientes à emoção consentida na paixão de manipulares.

As línguas e linguagens confluem à mesma sintonia. Babel traduzida e concentrada nas falas e vozes sociais russas, holandesas, italianas, tchecas, italianas, hungras, peruanas, entre outras linguísticas irmanadas, e se vertem de amizades em rompimento de fronteiras e vestem-se à rede da amizade com as oralidades brasis pernambucanas, potiguares, piauienses, mineiras, paulistas, gaúchas e brasilienses.

(casa da culinária típica/foto: m. nascimento)

Patrocinado pelo Sesi, numa iniciativa da CNI – Confederação Nacional da Indústria, o Sesi Bonecos do Mundo – 10 Anos -  revela-se em apoio logístico da Fiepi – Federação das Indústrias do Piauí e na produção local dinamizada pela Navilouca Produções e Eventos, de Soraya Guimarães.

Devore exposições, intervenções cenográficas, cortejos de bonecos e bonequeiros, feirinha de mamulengos, show da Banda Pato Fu com bonecos do Giramundo, exibição de curtas-metragens e comidas típicas. 

Só há chances de ver e sentir e viver O Maior Espetáculo da Terra de Bonecos, neste final de semana. Onde? Em Teresina. Quando? Nos dois dias desse novembro. Sábado e Domingo, 22 e 23. Onde? Na Praça Pedro II. Sesi Bonecos do Mundo – 10 Anos.  Urra!

É muita vida em animados pregoar da persona Boneco. Hoje é dia de espetáculo? Também. Na Praça João Luís Ferreira, centro da cidade. Teatro Intervenção Sesi Bonecos do Mundo – 10 Anos, às 4 da tarde. 

Mas quando sábado e domingo chegarem, muito + diversão ganha força na Praça Pedro II. Hoje tem espetáculo? Tem sim, senhor! É na João Luís Ferreira, 16 horas, sem falta.

E amanhã (sábado, 22) e depois de amanhã (domingo, 23), também, na Pedro II. Então, corra pra alegria que ela está de portas abertas na cata de seu só riso.

(Ades pensador no anima títeres/foto: m. nascimento)

Títeres e Marionetes. Urra! Fantoches e Mamulengos. Oba! Bonecos anima mundi. Viva! Oba! Urra! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário