sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Teresina Capital Teatro Bonecos

Sesi Bonecos do Mundo
por maneco nascimento

Palavras chave abrem as portas ao mundo mágico do Teatro de Bonecos, do Brasil e do mundo, que fará cerco de atuação na Praça Pedro II (Aquidabã Sem Número), neste novembro de 2014. Dias 22 (sábado) e 23 (domingo), Teresina será a capital do Teatro de Bonecos. A cidade de Teresina será toda voltada a dias do Sesi Bonecos do Mundo - 10 Anos.
(imagens divulgação Sesi Bonecos do Mundo - 10 Anos)

Mamulengueiros, fantocheiros, manipulares, marioneteiros, bonequeiros, titereiros e seus sopros de vida,
 através de dedos e mãos, contam o mágico da alegria, lúdico e fantasia, causos, contos, histórias e memórias sociais nas falas e vozes de mamulengos, fantoches, formas manipuladas, marionetes, bonecos e títeres.
No Corredor Cultural da Praça Pedro II passarão, pela estrada da alegria, artistas do Brasil e do Mundo de Bonecos que mantêm a tradição dessa forma de teatro sempre + viva. 

Sesi Bonecos do Mundo abraça a arte bonequeira do Peru, Itália, Holanda, Hungria, Rússia, República TchecaE do Brasil, manipuladores, e suas sagas da fantasia, trazem sua assinatura de terras nacionais de Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Piauí e Rio Grande do Norte.
 





Ninguém vai querer perder esta festa que tem origem em todo o mundo e, no Brasil, chega com a rota das caravelas à posterior ocupação da terra brasis pelos colonizadores. De lá pra cá, o Teatro de Bonecos marcou territórios e desenhou a história da manifestação em praças nacionais. 

As grandes descobertas foram as formas animadas sentarem praça e cumprirem os ritos e rituais da alegria.

"(...) Em terras americanas, o Teatro de Bonecos chegou pelas mãos dos colonizadores, em meados do século XVI, na era das grandes descobertas. Desta forma este movimento cultural aportou no Brasil, mais uma vez como instrumento de doutrinação religiosa. Ele se consolidou no Nordeste, fixando-se especialmente em Pernambuco, sendo batizado na Paraíba como Babau. Através desta arte os artistas podem transmitir ao público sua mensagem impregnada de temáticas sociais.

A graça do boneco está em sua associação de movimento e sonoridade, o que encanta e seduz principalmente o público infantil. O Teatro de Bonecos está sempre intimamente ligado ao entorno histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo. Em cada recanto do Planeta, por conta da diversidade cultural, ele recebe um nome distinto.

Na Itália encontra-se o Maceus, posteriormente substituído pelo Polichinelo; na Turquia, o Karagoz; na Grécia, as Atalanas; na Alemanha, o Kasper; na Rússia, o Petruska; em Java, o Wayang; na Espanha, o Cristovam; na Inglaterra, o Punch; na França, o Guinhol; nos Estados Unidos, o Mupptes; e no Brasil, o Mamulengo.

O Teatro de Bonecos ganha existência nos palcos por meio do movimento das mãos do ator que o manipula, narra as histórias e transcende a realidade, metamorfoseando o real em momentos de magia e sedução. Mas ele também tem um alto potencial educativo, podendo se converter em poderoso instrumento nas mãos de um bom educador.
(fonte de pesquisa: [www.infoescola.com/artes/teatro-de-bonecos/]/acesso 07.11.2014, às 15h22)

[“A matéria do homem junta-se à matéria do boneco,
para uma transfiguração. A alma do homem dá ao boneco
também uma alma e, nesta pureza, realizam um ato poético.
“Hermilo Borba Filho [1917 - 1977]
Escritor e dramaturgo pernambucano

Histórico

Os primeiros bonecos, que se tem notícia, no “Brasil Colônia”, são bonecos de luva portugueses e espanhóis. No século XIX, imigrantes germânicos trouxeram o seu teatro de títeres, o Kaspels Theater, também de luvas.

As apresentações mais antigas de teatro de marionetes, no Brasil, foram mencionadas no Rio de Janeiro, no século XVIII, por Luiz Edmundo, no livro “O Rio de Janeiro no Tempo dos Vice-Reis”. Em Pernambuco surgem as primeiras apresentações do Mamulengo.

Nas diferentes regiões brasileiras, o boneco de luva ou fantoche possui denominações diversas como: Briguela ou João Minhoca, em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; Mané Gostoso, na Bahia; Mamulengo, em Pernambuco; e João Redondo, no Rio Grande do Norte e Paraíba.

Mamulengo
“Só pode brincar mamulengo se for poeta.
Se não for poeta não pode brincar”.
Mestre Luiz da Serra
Mamulengueiro de Vitória de Santo Antão (PE).

O Mamulengo é um teatro popular que teve sua origem em Pernambuco, bonecos de luva com técnicas de manipulação rápida e espetáculos populares, de improviso, com repentes e cordéis.

Apresentado em praças, feiras e ruas, em uma linguagem provocativa, debochada e irreverente, com repertórios inspirados diretamente nos fatos do cotidiano.] (Teatro de Bonecos no Brasil/por Tiago Almeida Grupo Girino Teatro de Animação IN  http://formasanimadas.wordpress.com/teatro-de-bonecos/bonecos-no-brasil/acesso 07.11.2014, às 15h11)

Sesi Bonecos do Mundo - 10 Anos. Esse ânima títeres não vai dar pra quem quer. Então não perca tempo. Quando as tendas estiverem assentadas na Praça Pedro II, corra, retire seus ingressos, antecipadamente, e entre no mundo fantástico dos Bonecos do Brasil e do Mundo.

Entre na magia, curta essa alegria. Sesi Bonecos do Mundo, dias 22 e 23 de novembro, bem pertinho de você. A praça vai ficar pequena para toda essa felicidade fantástica das formas animadas.
Serviço:
Sesi Bonecos do Mundo - 10 Anos
dias 22 (sábado) e  23 (domingo) de novembro
das 16h30 às 22 horas
na Praça Pedro II (Aquidabã Sem Número)
Contatos/Informações: (86) 3233 9367//(86)- 9946-2613//(86)-9514-8466//(86) 95191902.

Nenhum comentário:

Postar um comentário