quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Evoé, artistas

da cena e palco piauienses
por maneco nascimento
“(...) aquele que descobriu a geometria e se reconhece mortal, aquele que experimentou a extrema tensão de seu ser e conhece seus limites, esse, somente esse, possui a têmpera trágica (...) Os gregos foram os primeiros a ver que o Destino, para se cumprir, exige a ação da liberdade. O Destino se apoia na liberdade dos homens; melhor dizendo: a liberdade é a dimensão humana do Destino. Sem os homens, o Destino não se cumpre e a harmonia cósmica se rompe.” (Paz, Octavio. O Arco e a lira. Tradução de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. 370 p. [Coleção Logos]. pag. 252)

Na matemática em ciência dramática a construção da personagem vem carregada de memórias afetivas e experiências que o fingidor reapropria à cena e arma o exercício do exercício de persuasão e, quando em melhor performance, toma de sobressalto a atenção da recepção envolvida. Liberdade e Destino de compor destinos das personagens em busca de ator/atriz, incentivadas aquelas pelo autor das carpintarias dramáticas.

A tragédia é uma imagem do cosmo e do homem (...) Todos os atos trágicos, todos os conflitos, podem ser reduzidos a isto: a liberdade é uma condição da necessidade (...) Para o grego a vida não é sonho, nem pesadelo, nem sombra, mas gesta, ato no qual a liberdade e o destino formam um nó indissolúvel. Esse nó é o homem. Nele se atam as leis humanas, as divinas, e as leis não escritas que regem as ambas. O homem é o fiel da balança, a pedra angular da ordem cósmica, e sua liberdade impede o regresso do caos original.(Idem)

Todo novembro, já há três edições, artistas da cena se reúnem para conhecer os premiados do ano em concurso. Em 2014, o Prêmio Os Melhores do Ano do Teatro Piauiense teve palco de acontecimento no dia 17, a partir das 19h30, no Theatro 4 de Setembro. Ali, reunidos, atores, atrizes, iluminadores, figurinistas, sonoplastas, cenógrafos, diretores e autores piauienses, ou radicados no estado e produtores, incentivadores, grupos em destgaque e homenageado.

Prospectar destinos, revisitar conflitos, engendrar ações de dramas e comédia de caráter político aristofânica, ou de livre arbítrio de cumprir ritos de cena,  o intérprete do teatro vagueia entre o próprio caos, na emergência de assuntar ao cosmo e transmigrar aos divinos da dramaturgia primitiva, mímesis da própria condição de ser e estar em vida de teatro. Assim se propõe o artista da cena e, em reconhecimento, se inscreve no livro de concorrência e premiados.

Era noite de renovar os premiados, atuantes durante o ano de 2014. A Comissão selecionadora acompanha as montagens e, quando entra novembro, se reúne e lança a Tábua dos Indicados à concorrência de premiados. 

Na sequência, em ritual de finalização das discussões que levam às indicações, chega a hora de apontar os finalistas entre os concorrentes. Sai então, no dia em que acontecerá a entrega do Prêmio, os nomes laureados ao MeATeaPi 2014.
(Exercício Sobre Medeia[Silmara Silva], imagens acervo Piauhy Estúdio das Artes)

Levaram para casa, este ano, o Troféu de Melhores da cena estadual, os seguintes artistas:
Melhor Ator – Adalmir Miranda – por Palha Assada (Grupo Oficinão)
Melhor Atriz – Silmara Silva – Exercício sobre Medeia (Coletivo Piauhy Estúdio das Artes)
Melhor Ator Revelação – Romário Ferreira – por Palha Assada (Grupo Oficinão)
Melhor Atriz Revelação – Érika Jump – por A Caixa de Vinícius (Coletivo Cabaça, de Parnaíba - PI)
Melhor Diretor – Wander Lima – por Secante (Épica Cia. de Criação)
Melhor Autor – Walfrido Salmito – por Umas e Outras de João Trancoso (Cia. Pé de Moleque)
Melhor Figurinista – Iraci Costa, Everk Amorim e Ianês Silva - por Quem Roubou a Minha Luz (Os Tais de Teatro, de Floriano - PI)
Melhor Sonoplastia – Criação Coletiva – por Secante (Épica Cia. de Criação)
Melhor Iluminação – Renato Caldas – por Secante (Épica Cia. de Criação)
Melhor Cenografia – Wilson Costa - por Secante (Épica Cia. de Criação)
Produtor Destaque do Ano - Vitorino Rodrigues (VR Produções)
Grupo em Destaque – Coletivo Piauhy Estúdio das Artes
Homenageado – César Crispim (de Floriano - PI)
Empresa Incentivadora do Teatro – Sesc Regional (Piauí)
(Prêmios: Grupo em Destaque 2014 e Melhor Atriz 2014[Silmara Silva], imagens acervo Piauhy Estúdio das Artes)
(Vitorino Rodrigues - Produtor Destaque 2014 - sanduichado pelos colegas de cena Antoniel Novayz e Márcio Felipe/imagem acervo VR Produções)


Com um público de artistas e concorrentes e a ausência de uma boa parte da classe que deve ter tido melhor agenda para a noite, o evento deu-se com ritos e rituais às formalidades e glamour de festa de premiação.

Entre as presenças destacáveis, Lari Sales, atriz e presidentes do SATED-PI; Vera Leite, atriz piauiense, radicada atualmente em São Luís do Maranhão; Roger Ribeiro, ator e diretor de teatro em Teresina e Timon (MA); Luiza Miranda, cantora de erudito e popular e facilitadora de técnica vocal da “Gomes Campos”; Josy Brito, diretora da Casa da Cultura de Teresina; Francisco Pellé, ator e produtor cultural; Airton Martins, ator e presidente emérito do Grupo Harém de Teatro; atores e atrizes da Escola Técnica de Teatro do Estado “Professor Gomes Campos” e o público da plateia dos cem.

Entre os discursos de recebimento do Troféu, um mereceu destaque. César Crispim, ator, diretor, produtor executivo de teatro e agitador cultural da região da Princesinha do Sul, a velha e charmosa Floriano, falou da encolhida integração entre o teatro da capital e o do interior. Lembrou que, em anos passados, havia + espetáculos visitando o interior, especialmente sua cidade às margens do Velho Monge.

Também lembrou, Crispim, do encolhimento dos incentivos a projetos culturais e das indicações à cabeça de cargos chaves, como a cadeira da Fundac (estado) e a da FMC (fundação municipal de cultura), que são entregues a representantes de acordos políticos, em detrimento de pessoas melhor afinadas com as políticas públicas de cultura, que ficam sujeitas a políticas de cultura de governos.

Representantes destas duas instituições, Fundações culturais do estado e da cidade de Teresina, devem ter encolhido nas cadeiras em que assentaram seu poder indicado de política de coalizão e acomodação de acordos de gabinetes políticos. Diga-se, que segundo o senso comum dos acordos de troca de mandatos por secretarias, é o que garantem os chefes de executivos eletivos, seria a garantia de administração do mandato.

Nas palavras à maior reflexão dos artistas da cena, regurgitadas por César, cargos culturais entregues a determinadasfiguras que ajudaram a eleger o político" que passa a ser gestor do executivo estadual, ou municipal.

César Crispim reiterou a necessidade dos artistas, a classe artística no geral, cobrarem + dos executivos de cargos públicos, quando houver a indicação de gerência cultural, de modo que possam as gerências ficar em mãos de pessoas com maior autoridade para direcionar assuntos da arte e cultura e dar perfil + sócio cultural, em vez de palanque de visibilidade própria à plataforma de futuro candidato (grifo meu).

Houve quem creditasse o discurso do artista ser de caráter apreciativo, ou de natural indicação às mudanças que possam ocorrer na cultura do estado, quando janeiro chegar. Prefiro acreditar que o crédito deva ser dado à preocupação de revitalização artístico cultural do Piauí e integração de maior penetração do fazer artístico, enquanto chegue em maior escala nas praças interior adentro, que também querem consumir cultura.

Aci Campelo, um dos criadores do Prêmio, através da A&C Assessoria e Promoções Culturais, em parceria com a Grande Otelo Cia de Teatro (Jesus Viana e Edson Jr.), ainda, na abertura do evento, agradeceu as parcerias e amigos contribuintes ao sucesso daquela noite. E afirmou a necessidade, já praticada nas edições da premiação, que abre visibilidade aos profissionais da cena local.

Premiados e indicados do palco piauiense deixaram, então, a Casa Templo da Cena (4 de Setembro) e seguiram ao Bar do Clube dos Diários, onde armavam-se preparativos à eleição ao Prêmio Cobras do Ano 2014.

Evoé, artistas de dramas e comédias piauienses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário