segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Aos trágicos e cômicos

Teatro é o prêmio
por maneco nascimento


"Eter, que fazes girar a luz comum para todos, vendo-me estás quando injustamente padeço." (gritos de Prometeu na cena final da tragédia "Prometeu Acorrentado", de Ésquilo)

Entre o trágico e o cômico, a natureza do homem questiona e revive os conflitos em meio à estética, plástica, arte e cultura revisitada na arte de imitar a vida e ser como é na persuasão de fingir e convencer.

"Dor é desarmonia; consciência, acorde com o ritmo do ser. O mistério do destino consiste em ser também liberdade. Sem ela este não se cumpre. Ao contrário da epopeia, a tragédia é filha da Grécia continental. A grande criação individualista da Grécia asiática - a elegia - transforma-se, na mãe pátria, em formas coletivas, conforme se observa na poesia coral espartana. A tragédia recebe uma herança dupla: a tradição lírica elegíaca e a poesia aristocrática da épica. A origem da tragédia, como se sabe, é popular e agrária." (Paz, Octavio. O Arco e a lira. Trad. de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992. 370p. [Coleção Logos]/pag. 246)

Da era clássica ao ocidente que conhecemos e aplicamos nossa arte de amar ao teatro, ser operário do teatro amador, herdou-se o prazer e o limite sem fronteiras de fazer teatro e criar caminhos à personagem e ganhar, de súbito, a plateia e deixar que seja convencida pelo ato de fazer rir e chorar.

"(...) Graças às reformas da época de Pisístrato, as classes populares se elevam e a essa ascensão social corresponde também a admissão dos cultos populares - a religião de Dionísio e Deméter - na polis fechada e aristocrática (...) A pantomima dionisíaca se transforma em culto da pólis. A substância da tragédia não é o mito agrário mas a tradição heroica da epopeia. O coro rural muda de tom e de conteúdo e se transforma em veículo de arte mais elevada e da mais livre e apaixonada meditação sobre o destino do homem. O mito heroico, que funda a Grécia na epopeia, transforma-se em diálogo: a tragédia e a comédia são um diálogo da Grécia consigo mesma e com os fundamentos de seu ser." (Idem)

Na tragédia e na comédia construímos nós por aqui, na terra do dol do equador, também nossa verve de veículo de arte elevada, livre, apaixonada e reflexiva sobre os destinos da personagem que não são outra coisa que o destino e reverbero de conflitos do homem.

E nesse exercício do exercício, brinca-se de ser e representar-se as vidas do teatro e suas extraordinárias paixões reanimadas, através do fingimento. E é desse teatro que guarda-se memórias e constrói-se história do teatro brasileiro, de representação piauiense.

Nesta segunda feira, 17 de novembro, às 19h30, no Theatro 4 de Setembro, será noite de premiar os fazedores de ilusões e fantasias. O lúdico e o brinquedo sério de representar as vidas dentro das vidas. 

Da fantasia ao mundo real, a conspiração da cena. Os Melhores do Teatro Piauiense 2014.
Em noite de festa se conhecerá os vencedores do Prêmio do ano do Teatro Piauiense

Os concorrentes:


EMPRESA INCENTIVADORA DO TEATRO

  • PARAÍBA
  • PINTOS
  • SESC PI

PRODUTOR DE TEATRO

  • JOÃO VASCONCELOS
  • VITORINO RODRIGUES – VR PRODUÇÕES
  • W.SALMITO

GRUPO DE DESTAQUE

  • COLETIVO CABAÇA
  • COLETIVO PIAUHY DAS ARTES
  • COTJOC – CIA DE TEATRO JOVENS EM CENA

MELHOR ILUMINADOR

  • PABLO GOMES – EXERCÍCIO SOBRE MEDÉIA
  • ADALMIR MIRADA – PALHA ASSADA
  • RENATO CALDAS – SECANTE

MELHOR CENÓGRAFO

  • ADRIANO ABREU – EXERCÍCIO SOBRE MEDÉIA
  • WILSON COSTA – SECANTE
  • RYCK COSTA – A CAIXA DE VINICIUS

MELHOR FIGURINISTA

  • SILMARA SILVA – EXERCÍCIO SOBRE MEDÉIA
  • IRACI COSTA/EVERK AMORIM/IANÊS SILVA – QUEM ROUBOU A MINHA LUZ?
  • WILSON COSTA – SECANTE

MELHOR SONOPLASTA

  • ADALMIR MIRANDA – PALHA ASSADA
  • VITORINO RODRIGUES – GELEIA GERAL
  • CRIAÇÃO COLETIVA – SECANTE

MELHOR AUTOR

  • JEAN PESSOA – A NOIVA E O COWBOY
  • CRIAÇÃO COLETIVA – SECANTE
  • W. SALMITO – UMAS E OUTROS DE JOÃO TRANCOSO

MELHOR DIRETOR

  • ADRIANO ABREU – EXERCÍCIO SOBRE MEDÉIA
  • ADALMIR MIRANDA – PALHA ASSADA
  • WANDEN LIMA – SECANTE

MELHOR ATRIZ REVELAÇÃO

  • JADE OLIVEIRA – PALHA ASSADA
  • ANA PAULA CARVALHO – PALHA ASSADA
  • ERIKA JUMP – A CAIXA DE VINICIUS

MELHOR ATOR REVELAÇÃO

  • ROMARIO FERREIRA – PALHA ASSADA
  • RYCK COSTA – CAIXA DE VINICIUS
  • DAVID RANGEL – ESTANHO ESPELHO MEU

MELHOR ATRIZ

  • SILMARA SILVA – EXERCÍCIO SOBRE MEDÉIA
  • ALINIE MOURA – A NOIVA E O COWBOY
  • ANA CARVALHO – UMAS E OUTRAS DE JOAO TRANCOSO

MELHOR ATOR

  • ADALMIR MIRANDA – PALHA ASSADA
  • ADEMIR COSTA – PALHA ASSADA
  • JEAN PESSOA – A NOIVA E O COWBOY

MELHOR ESPETÁCULO

  • EXERCÍCIO SOBRE MEDÉIA – COLETIVO PIAUHY ESTUDIO DAS ARTES
  • A CAIXA DE VINICIUS – COLETIVO CABAÇA
  • SECANTE – ÉPICA CIA DE CRIAÇÃO

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