segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Adeus, Terra de Bonecos!

até breve, anima títeres
por maneco nascimento

Assim se passaram dez anos, sem eu ver teu rosto, sem olhar teus olhos (...)” (Compositor: Rafael Hernandez – Versão: Lourival Faissal), sem beijar o contato direto e a alegria de reviver a felicidade plena que vêm de tua arte de ser feliz e contagiar de alegres histórias e memórias, o mundo em redor, de tua Tenda e teu mágico teatro de marionetes, títeres, fantoches, mamulengos e bonecos sesianos...
(cortejo de Bonecos Entre o Público/imagens m. nascimento)

Mas isto foi há uma década. Ainda ontem (sábado 22, domingo, 23, de novembro de 2014) a fantástica fábrica de riso e felicidade se fez, de novo, alma de títeres n’O Maior Espetáculo da Terra de Bonecos.


Sesi Bonecos do Mundo - 10 Anos, instalou-se por uma semana, para montagem e construção do Templo animado e abriu os portões à visitação, no sábado e domingo. A praça da constituição de encantos e fantasias, o Paço da Pedro II (Aquidabã Sem Número), plantada no corredor Cultural da Cidade, foi passo de toda emoção e dramas e comédias.
(hora de desmontagem da Cidade de Bonecos/imagens m. nascimento)

A última, digo, a penúltima vez que o Sesi Bonecos do Mundo havia aportado em Teresina foi em 2004. Nesse novembro de 2014, + uma e outra vez a Rota dos Bonecos pegou curso dos ventos que levavam ao nordeste e, depois de Belém do Pará e São Luis do Maranhão, os carroções, caminhões, carretas, baús, “keisers”, mastros, lonas, tendas, palcos, engrenagens e um mundo de Bonecos fincou terra em Teresina, na Praça Pedro II. De 18 à 21, de novembro, foi erigida a Cidade dos Bonecos.
(circo desmontado da Terra de Bonecos/imagens m. nascimento)

No sábado, 22, o patrimônio arquitetônico intangível edificado recebeu ajustes e olhares da engenharia da cena e palcos iluminados e desses profissionais engenheiros civis, arquitetos, elétricos, eletrônicos, novos tecnológicos e técnicos e sua colônia de operariado especial. À tarde, a partir das 16h30, foi tempo de entrar, ver, confirmar, se integrar e interagir na vida de Bonecos, dada à comunidade visitante.

(Palco 1 em desmontagem/imagens m. nascimento)

Uma festa de regalar os olhos e guardar emoção no coração grande do público que recebeu uma enxurrada de alegria. Um mar de gentes compôs vida espectadora, ao teatro de manipulação e vida animados, em sua contrapartida de se fazer presente à cena d’O Maior Espetáculo da Terra de Bonecos.

(começam a desfazer a Tenda da Alegria/imagens m. nascimento)

Rússia, República Tcheca, Hungria, Itália, Holanda, Peru, Moçambique, Cabo Verde (e seus animados pretos velhos, dançantes do kuduro) e um universo conspirado, de linguísticas do riso e do entretenimento, linguagens e diversidade manipulada, falou a mesma língua pátria aproximada, as falas e vozes sócio culturais de marionetes e cia. Fundiram-se com a terra brasis representativa de Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e outras casas animadas.
(o círculo da alegria em desmontagem/imagens m. nascimento)

Três palcos (Tablados de atos e ações cênicas e show), praça de transeuntes e artísticos interagidos (Entre o Público: cortejo de línguas e povos Bonecos animados), Pavilhão de Exposição (intervenções cenográficas e mundo exposto de marionetes), Barracas (Comida de Boneco, Feirinha de Mamulengos et al) e a Praça que é dos Bonecos e dos Povos e público presente.
(Boneco Peixe gigante da fila do cortejo/imagens m. nascimento)

Fernanda Takai deu o mote musical, delicado e mágico, com a presença também luxuosa do Grupo Giramundo, fechando a noite do dia 22 de novembro. Foi um show de público e comunicação estético plástica, sonoro musical e vida de Bonecos em-cantos, vidas, luzes, sons e tons da + velha língua que move o teatro, em uma de suas vertentes artísticas, as sonoridades, sonoplastia ao vivo, vozes e falas rapsodas, aedas, menestreicas revisitadas em Pato Fu, Fernanda Takai e Giramundo, que é gira!

Dia 23, domingo, era o da segunda e última noite dessa volta do Sesi Bonecos do Mundo – 10 Anos.  Abertura oficial do Bobo da Corte de Bonecos; Cortejos de Bonecos de terras estrangeiras e línguas comuns na arte e cultura praticada; Exibições de filmes produzidos nas praças e cidades por onde passou a Rota de Bonecos; espetáculos nos Palcos 1, 2 e 3; Pavilhão de Exposição, de portas escancaradas e o cerco, em redor, de atração de visitantes.

No cortejo de recepção do público, seres e personagens mitológicos (Minotauro, ou deus Ades pensador); carros heroicos e semi-deuses; cavalo de Troia e carroções de Bonecos Pássaros e Peixes gigantes mágicos;  personas primordiais, contemporâneas e sinalizadoras do mundo extra Mundo dos Bonecos; Piratas rapers e toda a alegria que o universo conspirador de títeres pode ofertar, gratuitamente, à recepção.

E espetáculos e títeres e marionetes e fantoches e mamulengos e toda vida animada que se pode ter e ver e sentir e encher os olhos de beleza e fantasia representadas no anima títeres d’O Maior Espetáculo da Terra de Bonecos.

(o Boneco Peixe gigante que olha entre o céu, a Praça P2 e o Theatro 4 de Setembro/idem)

Bonecos piratas, gaivotas, marinheiros, peixes, gatos, Alice, Rainha, soldados de copas, coelho, Chapeleiro maluco-narrador, bailarinas, mágicos, trapezistas, dançarinas do ventre, céus e mares, terras e fogo dramáticos de rir, chorar, entreter, encantar e Ser marionetes e estar em sua maior diversidade e alegre presença.

O Sesi Bonecos do Mundo – 10 Anos, falou o Bobo da Corte de Bonecos, em sua apresentação oficial do evento que, ele mesmo, está nessa Rota de Bonecos desde o início. Que, como ator, adora estar envolvido nesse grande espetáculo e que lembrava da vinda a Teresina, porque no princípio a Rota voltou-se ao nordeste e, nele, estava o Piauí. Satisfação e alegria incondicional em também estar presente nesse evento que foi o Sesi Bonecos do Mundo – 10 Anos, de voltar uma década depois à Praça Teresina.
(público vê, através do telão, o Sesi Bonecos do Mundo - 10 Anos/idem)

A partir das 16h30, o evento retornou quente, no domingo, com sua força mágica. Sesi Bonecos do Mundo - 10 Anos, tem o patrocínio do Sesi, numa iniciativa da CNI Confederação Nacional da Indústria e Fiepi Federação das Indústrias do Piauí. Também teve apoio logístico estrutural da STRANS, SDU Centro Norte, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, Humana Saúde, GVisa, PMT, Fundac, Governo do Estado e muita gente envolvida nos trabalhos que muito foram pontuais e certeiros.

(o Boneco Peixe gigante em descanso/idem) 

Navilouca Produções e Eventos navegou com rigor e labor aplicado para que nada perdesse o curso. Soraya Guimarães transformou-se em Boneco desde que houve sinal de que a Rota de Bonecos estava em curso para Teresina. Vingou muito, vingou horrores!

Me apaixonei por um boneco (...)” (Flor de Mamulengo/Luís Fidélis) ele neco, só de me deixar apaixonar, porque ele, já que ele só paixão e amor de dramas e comédias ofertados a toda a gente visitante veio ofertar. Mas era hora de encerrar essa temporada de riso, alegria, entretenimento, magia, encantos e fantasias de Bonecos.

(arquitetura tangível desmontada do intangível/idem)

O Sesi Bonecos do Mundo – 10 anos, veio para não ficar e vai para sempre voltar. A Tenda foi desmontada, a Terra de Bonecos começou a guardar suas vidas em baús, carroções, carretas, carros e coração de construtores e praticantes da arte anima títeres e público que ficou até o fim, dessa edição concluída.
(trilhos da desmontagem Sesi Bonecos do Mundo - 10 anos/idem)

Adeus, Terra dos meus sonhos. Adeus, Mundo de Bonecos. Saudades que vão e vêm em ondas de felicidade aguardam nova Rota de Bonecos à praça de Teresina. A Cidade de Bonecos guarda seu tempo de felicidade ofertada à cidade e deixa, em aberto, quem sabe nova agenda, quando os ventos marionetes virarem ao Piauí e sentarem passo, novamente, a O Maior Espetáculo da Terra de Bonecos.
Evoé, Bonecos Sesianos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário