terça-feira, 2 de setembro de 2014

Theatro 4 de Setembro

120 Anos!

O Theatro 4 de Setembro completa, neste dia 4, 120 anos de trabalhos prestados à arte e cultura na cidade de Teresina. Na quinta feira, a Casa de espetáculos abre as portas à Entrada Franca e oferece atividades comemorativas de aniversário em ações culturais pontuadas.

10h - 
A partir das 10 da manhã, apresentação do infantil O Diário da Bruxa, do Grupo Proposta de Teatro. A montagem revigora a história da Bruxa Furdúncia que perde o diário e vive as + inusitadas situações na tentativa de recuperar o livro mágico. 
 (Bruxa Furdúncia/acervo Proposta de Teatro)

O Diário da Bruxa tem texto de Vitorino Rodrigues e direção de Roger Ribeiro e está no repertório do Proposta de Teatro, sediado em Timon - Ma, com + de duas décadas de atuação entre aquela cidade maranhense e Teresina.

 
(Giselle Morais, Vitorino Rodrigues e Dan Martins/acervo P. de Teatro)

15h - 
Às 3 da tarde é a vez da dança. A Escola Estadual de Dança "Lenir Argento" brinda o público com números de dança do repertório que a escola clássica desenvolve em sua práxis arte educativa.
 
(repertório da "Lenir Argento"/acervo da Escola de Dança)

19h -
No horário das 7 da noite a música ganha o palco do 4 de Setembro. Show homenagem ao Anjo Torto - Torquato Neto será apresentado pela Banda The Self. 

A Banda realiza uma visita pela poética musical do poeta piauiense e reinventa música local da Geleia que gerou novas gerações de sons e arte musical.

20h -
A peça Abrigo São Loucas faz agenda a partir das 20 horas. O Grupo Harém de Teatro integra os festejos da Casa de espetáculos, com tema da Trilogia hareniana, e apresenta o segundo vértice que tematiza Teatro e Política. 
 
(Maria Francisca, Maria Fernanda, Maria de Castro/acervo Harém de Teatro)

O mundo de três ex-primeiras-damas que se reúnem para regurgitar os tempos áureos da administração de seus maridos, quando não havia Lei de Responsabilidade Fiscal e o mundo era + colorido e cheio de benesses às senhoras e aos negócios dos chefes executivos de cidades do interior. 
 
(o voo do Cisne - Abrigo São Loucas/acervo Harém)

Venal e crítico reflexiva, Abrigo São Loucas detém-se no humor cáustico para apresentar os desmandos político administrativos, revelados em radiografia estética de dramaturgia de cena.

21h -
A Abertura de Exposição dos artistas plásticos piauienses Johnathan Oliveira e José Rodrigues acontece na Galeria de Arte do Clube dos Diários.

Johnathan Silva Oliveira é autodidata e, desde a infância, tem se revelado às artes visuais. Já experimentou a arte com lápis de cor, desenhos e caricatura, mangá e pintura a guache. Retratos a grafite e lápis de cor, pintura em tecido e decoração em roupas infantis, trabalhos em giz pastel seco, escultura em gesso, biscuit e figuras personalizadas para bolos confeitados também ganharam seu diverso de expressão.




As obras que tem desenvolvido, atualmente, são para retratos, paisagens, com a técnica de grafite e tinta a óleo. Peças  em estilo acadêmico, ou naturalista, de caráter ilustrativo. 

Seu prazer pessoal é a pintura naturalista e acredita ter absorvido influências das pinturas de Peter Monsted e das ilustrações de Ted Nasmith. 

Com experiência profissional para desenho a mão livre e pintura acadêmica, ministra aulas nessas duas expressões técnicas desenvolvidas. Aos curiosos e interessados, o contato é pelo telefone 9841 2616.





José Rodrigues é artista das artes da música e da escultura que transforma sucata em beleza plástica. Há + de uma década que vem, em processos artesãos, confeccionando do lixo a arte. 
 
(artesão Z. Rodrigues e sua obra/acervo do artista)

Os resíduos industriais descartados viram obras de sensibilidade estética significativa. Catracas, rolamentos, canos de descarga, correntes de motos e de bicicletas tomam forma e força humana em suas finalizações temáticas peculiares, reinventadas de peças de metal e ferro. 
 
(arte e sucata/acervo do artista)

Aos poucos seu maçarico e ato criativo cinzelaram delicadezas e rastros de humanidade em formas de conter expressões flagrantes e contar o tempo do homem e seu caminho de sociabilidades.


Religião, mitos, cotidianos, do simples prospectado, criativo recolhido de sobras do lixo ferroso ao requinte luxuoso das demonstradas figuras emblemáticas.





(cotidianos e emblemas em ferro revalorizado/acervo do artista)

Após a Abertura da Exposição, ainda vinga um show com o cantor Max Veiga, em seu repertório do diverso pop MPB e um coquetel aos convidados. 
 
(Max Veiga fecha a noite de aniversário/divulgação)

Serviço:
Aniversário do Theatro 4 de Setembro
na quinta feira, 4 de setembro de 2014
das 10h da manhã até às 23 horas
no Theatro 4 de Setembro e Galeria do Clube dos Diários
Informações: 3222 7100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário