quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sou + Teresina

e o cinema também
por maneco nascimento

Na última segunda feira, 22 de setembro, a noite do Mostra CulturaThe foi de cinema (curta e media metragem), vídeo (experimental, ficção), cinema documentário e língua e linguagens audiovisuais dos realizadores locais.

Uma segunda exibição da III Cine Mostra Teresina, na noite do dia 22, no Espaço Cultural "Osório Jr."/Bar do Clube dos Diários, trouxe + uma vez a ideia original de Ademilton Moreira, em já sua terceira versão do Projeto de valorização e visibilidade da produção e dos realizadores audiovisuais da cepa local.

(Ademilton Moreira, idealizador da CiMosTer/acervo CiMosTer)

A III Cine Mostra Teresina, edição ampliada que se viu naquela noite, apresentou os filmes "Poesia na Madeira", roteiro e direção de Douglas Machado, o primeiro documentário da série Folhetos do Sertão, que o cineasta desenvolve através da Lei de Incentivo Fiscal - SIEC/Governo do estado do Piauí. 

"Poesia na Madeira" capta o artístico, história de vida e arte e a escolha profissional de Yolanda Carvalho e realiza flagrante sensível, de estética audiovisual refinado e acuidade técnica, delicadamente, eficazes na captação de imagens, sombra e luz; áudio, som ambiental; pesquisa musical; edição sonora e de imagens e um roteiro permeado pela sensibilidade e ciência técnica de resolução a cinema. Bela obra aos olhos de quem viu "Poesia na Madeira".

O segundo filme exibido, "Buriti Grande - de João à 5a. Geração", com roteiro, texto, direção, pesquisa musical, corte e finalização de Dan Martins. Numa recolha da memórias afetivas do diretor, o filme documentário, com incursões pela ficção, arredonda uma melopeia e uma prosódia de licença poética que se vão assentando e dão margem de interesse ao assunto, às narrativas determinantes das senhorinhas da cidade de Buriti Grande, ao sul do Piauí, que costuram as memórias e histórias reproduzidas na fita.

O filme documentário de Dan Martins colhe beleza e singulares recortes da cidade, sua gente, a construção social do município. Uma iniciativa de preservar, em vídeo, a vida simples e o tempo e a hora de guardar lembranças e cuidar de reunir sentimentos e uma ideia na cabeça e um resultado em mãos de quem rompe a mesmice e cria sua própria maneira de fazer cinema, de cumprir rito de passagem à galeria dos fazedores de cinema da cidade e do estado do Piauí.

Dan Martins acerta na primeira experiência, como diretor audiovisual, e seguramente há de maturar ideias e takes e fotogramas animados à sétima arte laborada, na iniciativa de criar e procriar lâminas de cinema documentário ao panteão de realizadores dessa linguagem, que sempre encanta e atrai boa atenção de amantes, cinéfilos e construtores da fotografia em movimento.

O último filme documentário exibido na noite do dia 22 de setembro foi "1989 - 100 Anos do Theatro 4 de Setembro", com roteiro de Zé Gallas, Maneco Nascimento e Aci Campelo; direção de Zé Gallas. 

O projeto foi criado para comemorar os cem anos da maior Casa de espetáculos de Teresina e estado, e foi produzido pela Fundação Antares Rádio e Televisão Educativas do Estado do Piauí, no ano de 1989.

O documentário recupera momentos da história e memória daquela Casa, às cenas de ficção em revisitação da criação do Theatro 4 de Setembro. Do século XIX ao XX, idas e vindas da memória revivificadas na tela de cinema documentário. Depoimentos de artistas, intelectuais, técnicos, funcionários da Casa e populares preenchem de calor memorável a narrativa criativa e recuperada do túnel do tempo.

Construído há + de vinte e cinco anos, o doc "1989 - 100 anos de Theatro 4 de Setembro" emociona, repercute pessoas e histórias da construção sociocultural da Casa de espetáculos e enleva, de surpresa feliz, quem assiste ao filme. 

Parabéns a nomes como Marcela Aragão, Lury de Almeida, Zé Gallas, Claudete Miranda, Zé Dantas, João Cláudio, Roger Arruda, entre tantos outros que preencheram de orgulho e alegria o trabalho feito obra de arte e cultura preservada em documento audiovisual.

(o ator, em filme, Solfiere Markhan/acervo CiMosTer)

O Cine Mostra Teresina foi criado em 2012 e, na oportunidade, homenageou o saudoso diretor de cinema Alan Sampaio. A II Edição do Cine Mostra Teresina, ano 2013, abriu homenagem ao radialista, produtor de tevê e jornalista, Solfiere Markhan.

(Solfiere e Marcela, homenageados da CiMosTer/image face M. Aragão)

Para o ano de 2014, a cinegrafista, diretora de fotografia, diretora de tevê, editora de tevê, criadora de peças publicitárias, produtora de tevê, coordenadora de produção executiva de tevê, diretora de programas de tevê, diretora de programas de auditório/tevê, atriz de televisão, Marcela Aragão, recebeu a grande homenagem do III Cine Mostra Teresina. 

A Mostra deste ano fez sua primeira exibição no dia 11 de agosto, no palco do Theatro 4 de Setembro, durante o Lançamento do Projeto Mostra CulturaThe. 

Na III CiMosTe, em 11 de agosto, foram exibidos filmes, nas categorias animação, clip, documentário, experimental, ficção e teaser, produzidos pelos criadores Douglas Machado, Levi Magalhães, Noronha Filho, Hasley Andrade, Otávio Almeida/Vagner Ribeiro, Avelar Amorim, Franklin Pires e VR Produções/Conexão Street.

A Mostra CulturaThe, que teve início em 13 de setembro e encerra dia 01 de outubro, com a Noite dos Desafinados, tem uma realização da Trama Cultura/João Vasconcelos e patrocínio do Armazém Paraíba, através do SIEC/Governo do estado do Piauí. 

III Cine Mostra Teresina e Mostra CulturaThe, uma parceria de sucesso. A Cidade agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário