domingo, 14 de setembro de 2014

Mostra CulturaTHE

abre temporada na cidade
por maneco nascimento

O Projeto Mostra CulturaThe, da competência  criativa e promotora de João Vasconcelos, deu seu pontapé de partida iniciática, na tarde do dia 13 de setembro (sábado) ao grande jogo cultural, pensado para uma quinzena de arte e cultura à cidade que rege-se pela sobrevivência e insistência em continuar artística. 

Artística não só por isto, mas apesar disto, que é efeito cultural e que faz com que artistas de Teresina digam sim a uma iniciativa de se representarem e se fazerem donos de sua própria marca de arte.
(arte divulgação/criação Abdom Ribeiro)

Mostra CulturaThe, que tem patrocínio do Armazém Paraíba, por meio do Sistema de Incentivo à Cultura Estadual - SIEC/Fundac/Governo do Estado, em que abrempossibilidade da fomentação à cultura com isenção de 100% , deu quórum a + uma boa ideia que gera ação e assunto de política cultural de artistas pensada por artistas.

(público da abertura do Mostra CulturaThe/fotos Clênia Moreyra)

A Mostra, que se iniciou dia 13 de setembro de 2014, segue até dia 01 de outubro e envolve música (rock, pop, reggae, samba rock, samba bossa, ritmo afro cidadania e MPB nossa), teatro (comédia, musical), dança, artes visuais (cartum), cinema (filme documentário, clip, teaser e longas e curtas metragens), lançamento de livro (biografia de Torquato Neto, por Toninho Vaz), vinil (com temática Raul Seixas, por Rai Vinil) e gastronomia popular (comida de boteco, por Jorge Carlo).
 (comida de boteco/foto FranciscoPellé)
(comida de boteco/foto Clênia Moreyra)

Gastronomia, esta, que foi mote de abertura da CulturaThe e deu-se na Galeria do Clube dos Diários, das 12 às 17 horas, da tarde deste sábado 13, com uma diversidade de comidas típicas e populares a comensais que nada tiveram que reclamar. 
(Gilvan Oliveira, na tarde de 13 de set. 2014,/foto Jorge Carlo)

Para abrilhantar o Comida de Boteco houve a participação especial de Gilvan Oliveira, com um repertório de boa variação da MPB, de tradição, e o show esperado da voz azul que a cidade forjou.

(Moisés Chaves e Banda/foto Francisco Pellé, em Comida de Boteco)

Moisés Chaves filho de "a terra é azul, o mar é azul, (...) o araçá azul (...)  ele ou ela, azul da cor do mar, azul de aquarela (...)" cantou bem e deu + do que sempre tem a oferecer, em seu show da voz azul, com ecos de beleza e extensão do canto da baleia azul que espraia sonoridades nos mares quentes do soul, samba, pop e MPB de rica e luxuosa presença para Nanas, Ângelas e outras divas que ele espelha em seu repertório de aproximação musical tanta.

Entre a voz e performance azul marítima moiseschaviana, houve ainda cancha de Fátima Castelo Branco que revigorou seus sambinhas bossa nossa e não negou seu tempo de ótima compositora que é.

Tudo conspirou para uma tarde rica de presenças, usos e satisfações ao prazer de vozes musicais, amizades confirmadas e encontro da arte e artistas que estão no clube da arte local que não tem mais fim.

(Nazilene Barbosa, Jorge Carlo e Moisés Chaves conspiram cultura/ft. M. Nascimento)

A Mostra CulturaThe deu o seu sinal de ser o que é, quando se fez ideia original e coletiva de agregar arte de toda parte presente na mesma parte que faz-se cultura nossa de cada dia de sobrevivência.

Até que chegue outubro, nas datas de setembro 15, 16, 17, 18, 19, 20, 22, 23, 24, 25, 26, 29, 30 e dia 01, do mês consequente, muita felicidade artística poderá ser interativada pela mãe de todo prazer. 

Geleia Geral, o musical (VR Produções e Cia de Dança Conexão Street); III Encontro de Cartum - Tema Raul Seixas (Dino Alves); Batuque Elétrico; Abrigo São Loucas (Harém de Teatro); Reggae na Boca (James Brito e Gomes Brasil);  Banda Scrok; III Cine Mostra Teresina (Ademilton Moreira); Tributo a Legião Urbana; Banda Validuaté; Banda Radiofônicos; Fátima Castelo Branco; Grupo Afro "Coisa de Nêgo"; Pau de Arara (Teatro Careta); Gislene Daniele e Noite dos Desafinados e participação especial de Gilvan Oliveira.

Quem perdeu o primeiro dia da Mostra CulturaThe, ainda pode agendar-se, porque o que não falta é atração, acima de qualquer de qualquer suspeita, até que outubro se confirme. 

Então não perca a programação do CulturaThe, no Espaço Cultural "Osório Jr."/Bar do Clube dos Diários (Complexo Cultural Clube dos Diários/Theatro 4 de Setembro).

Aviso aos navegantes, a entrada para todas as atrações é Franca!

Você só paga com a sua Presença.

Vingue nessa Ideia. 

A Trama Cultura te espera de braços abertos na Mostra CulturaThe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário