quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Memória da canção

em Noite dos Desafinados 
A homenagem é para Elis Regina e acontece nesta quarta feira, 01 de outubro, a partir das 20 horas, no Espaço Cultural "Osório Jr."/Bar do Clube dos Diários, e resgata nas vozes de artistas e cantores amadores da cidade o repertório da intérprete, considerada a maior cantora do Brasil e entre as maiores improvisadoras do mundo. 
Em sua terceira edição, o Projeto Noite dos Desafinados se caracteriza como uma grande iniciativa. Repercute a memória de Elis Regina e seus parceiros compositores e festeja a música popular brasileira.
Na noite de grande expectativa e promessas (des)afinadas, se terá no primeiro momento o cantor Gilvan Oliveira que faz uma cancha em voz e violão, e endossa também o repertório de Elis Regina.

(Gilvan Oliveira dá cancha em repertório elisreginiano/divulgação)
Na sequência, a hora é de Desafinados. Atores, bailarinos, artistas plásticos, educadores, diretores de teatro, jornalistas e produtores culturais darão voz ao Furacão Elis. Entre os candidatos a Desafinados estão, Jorge Carlo, Célia Lopes, Júnior Marks, Avelar Amorim, Jesus Viana, Dan Martins, Zé Carlos Di Santis, Franklin Coelho, Antoniel Ribeiro, Ana Carvalho, Luciano Brandão, Maneco Nascimento, Waldílio Siso, Lorena Campelo, Marciene Cruz, Nayara Fabrícia, Eristóteles Pegado, Márcia Sousa, João Vasconcelos e Marina Marques.
Gislene Daniellle fecha a Noite dos Desafinados, em afinação da canção brasileira, para as vezes da memória dinâmica e musical expressiva da artista, também lembrada carinhosamente como Eliscóptero, apelido criado por Rita Lee. 
(Gislene Danielle canta Elis Regina/divulgação)
Elis Regina Carvalho Costa nasceu em Porto Alegre, a 17 de março de 1945 e migrou às estrelas, em 19 de janeiro de 1982. A cantora fez espécie no Festival da Canção da TV Excelsior, em 1965, como a grande revelação ao cantar "Arrastão", de Vinícius de Moraes e Edu Lobo. Hélice Regina, Pimentinha e Furacão Elis também brilham entre seus apelidos. 
 (Esse verdadeiro brilhante/imagem 50emais.com.br)

Como muitos outros artistas, Elis surgiu dos festivais de música, os inflamantes eventos da década de 1960. Regina mostrava interesse particular e virtuose vocal em desenvolver seu talento, através de apresentações dramáticas. De estilo altamente influenciado pelos cantores do rádio nacional, especialmente Ângela Maria, Elis Regina se destacou expressiva, e incondicionalmente, das demais cantoras brasileiras.
(o riso da Pimentinha/imagem jornalggn.com.br)
Gislene Danielle, cantora de canto clássico e popular e uma das artistas que já incursionou diversas vezes pelo repertório da Elis, fará uma apresentação especial cantando clássicos da “Pimentinha” e, como lembra João Vasconcelos, da Trama Cultura e realizador da Mostra CulturaThe, Gislene "virá para limpar os ouvidos depois dos Desafinados", brinca.
(a voz de Gislene em homenagem a Elis/divulgação)
O Projeto Mostra CulturaThe, numa realização da Trama Cultura, tem o patrocínio do Armazém Paraíba, por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura - SIEC e Governo do estado do Piauí, e conflui interações estéticas e integração artística ao dar visibilidade aos produtores, realizadores e representantes diretos da arte e cultura praticadas em Teresina.
Nesse 01 de outubro, a partir das 20 horas, no Espaço Cultural "Osório Jr."/Bar do Clube dos Diários, a melhor agenda é curtir a voz e a vez de cantar Elis Regina, na Noite dos Desafinados. 
Ouça essa canção que fala da memória sociocultural brasileira. O Mostra CulturaThe garante a boa diversão e confraternização artístico cultural, em Entrada franqueada.
 Serviço:
Noite dos Desafinados
- Mostra CulturaThe -
dia 01 de outubro
a partir das 20 horas 
no "Osório Jr."/BCD
ENTRADA É FRANCA!
Informações - 9405 0037//9405 0144//8817 2201

Nenhum comentário:

Postar um comentário