quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Cartoon, cartaz

III Encontro de Desenhistas do Piauí
por maneco nascimento

Quem pensava que a III Piauí Cartoon já se dava por caminhos traçados, acertou. Mas esses traços sempre trazem novidades e uma nova energia continuada a cada edição. 2012, 2013 & 2014 (16 de setembro), três edições, cada uma com sua particularidade em entretecer riscos, traços, talento e peculiaridades do desenho dos artistas que bancam a própria perspectiva de preencher o papel branco com sua arte.

O tema Raul Seixas para a Piauí Cartoon 2014 rendeu significativas representações e homenagens da tinta traçadas, do preto no branco, retratos e licenças livres das memórias afetivas revisitadas à reprodução da imagem do Maluco Beleza. A inconfundível efígie do Raulzito, Rei do Rock brasis, que pedia para parar o tempo enquanto ele desceria em fuga da mesmice.

 (Varal do Raul, a homenagem do  3o. Piauí Cartoon/fts disp. móvel Jorge Carlo)

Os artistas deram ao público da III Piauí Cartoon um varal com fotos riscadas na mágica da arte visual praticada em loas ao nosso Raul Seixas. 

Dino Alves, idealizador do Piauí Cartoon, também laborou sua técnica de reprodução de rostos, em atenção do público que entrou na sua sala de modelos, à práxis do desenho artístico cartunizado. 

(Reijane Dias e Dino Alves e a arte do artista/fts disp. móvel Jorge Carlo)

Eternizou pessoas que levaram consigo uma ideia do artista, em reprodução da alma "aprisionada", através do traço particular do cartunista.

(desenhistas concentrados, a arte se instala/fts disp. móvel Jorge Carlo)

Alves et al sabem com que tinta, papel, manejo do desenho  e arte conspirada, no universo da profissão, chegam como curiosidade e atração do público e prazer interacional do artista visual em dialogar com crianças, jovens e adultos retratados, ou revisitar a imagem de memória do poeta transgressor brasileiro a rocks e identidade musical; músico de mancheia; compositor de boa cepa e cantor de seu próprio feito criador, o Rei Raul. A reprodução livre de sua imagem foi sincera homenagem na III Piauí Cartoon.

(público ganha a assinatura do artista/fts disp. móvel Jorge Carlo)

Uma fila de gente queria ser retratada por Dino Alves, enquanto a outra parte do público concorria a estar no evento, registrar a selfie de efetivação pessoal no encontro de desenhistas piauienses e, ou outro flagrante para guardar no baú da memória de partícipe dessa Piauí Cartoon.

Terceira entrada cultural do desenho e cartuns revelados no simultâneo da dinâmica do pensado a quem confirmou o convite e veio dividir, com a noite do Cartoon, sua própria aproximação de afinidade com o arte visual premeditado.

(Dino Alves, idealizador do evento/fts disp. móvel Jorge Carlo)

O Clube do Vinil, com Rai Vinil, trouxe uma complementação temática, pelo repertório musical de Raulzito, e possibilitou ouvir os velhos grandes sucessos do rock nacional do rei Raul..  

A III Piauí Cartoon, no Mostra CulturaThe, comprovou que tem fôlego para + 10 vezes setenta edições desse encontro, que não deixa margem a erro. A auto gestão da própria arte e cultura, em técnica e linguagem experimentadas, marcou placar de sobrevivência comprovada.


(Mostra CulturaThe & Dino Piauí Cartoon/fts disp. móvel Jorge Carlo)

O Mostra CulturaThe acertou em cheio ao integrar o Piauí Cartoon, nesse projeto de interações estéticas e integração artística do produto cultural da cidade de Teresina. 

Em cartaz a força do artista local, em seu expresso artístico criador. Patrocinado pelo Armazém Paraíba, por meio do SIEC/Governo do Estado do Piauí, a CulturaThe abraçou a III Piauí Cartoon que se garantiu e reiterou presença, em defesa de si própria.

Na III Piauí Cartoon - Encontro de Desenhista do Piauí, quem Cartoon, cartaz da arte visual confirmada na imagem de traços e riscos de apreender dialogismos estéticos em linguagem apropriada da arte do desenho cartum praticada.
(criação simultânea, criadores concentrados/fts disp. móvel Jorge Carlo)

III Piauí Cartoon, curti. Em cartaz,  a arte e cultura se estabelecem a marcas dadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário