terça-feira, 12 de agosto de 2014

Era noite de cinema

Memória da fita local
por maneco nascimento

(arte Ademilton Moreira)

A III Cine Mostra de Cinema - Ano 2014 aconteceu para revival de memórias de + de vinte e poucos anos, outras imprimidas em alguns takes + atuais e outras ainda quentinhas do forno. Assim viveu para esse registro toda a gente que compareceu ao Theatro 4 de Setembro, na noite do dia 11 de agosto, a partir das 19 horas.

(Theatro 4 de Setembro/divulgação)

Após o Lançamento da Mostra CulturaThe que deve ganhar força com o chegar da primavera, em setembro, os apresentadores da noite fizeram um apanhado do Projeto Cine Mostra Teresina. 

Lembraram dos homenageados em anos anteriores, Alan Sampaio (2012), Solfiere Markham (2013) e confirmaram a presença da homenageada de 2014, a videomaker Marcela Aragão. 

(homenageados Solfiere Markham e Marcela Aragão/image face M. Aragão)

Ademilton Moreira, um cinéfilo incorrigível, foi chamado para fazer as vezes de criador da ideia do Cine Mostra Teresina que, por sua vez convidou Marcela Aragão a subir ao palco. Depois das falas do idealizador e da homenageada, foi dada a largada à exibição de docs, clips, animação, ficção, teaser.

A cidade e sua produção de audiovisual fez-se luz, câmera e ação de fotografia em movimento.



(arte Ademilton Moreira)

Os Clips "Mamãe Coragem" e "Nosferatu", excertos do Musical Geleia Geral, produzidos pela VR Produções/Conexão Street, abriram a Mostra e demonstraram sua estética de ação e edição para clip canção e ficção temática, com cortes e cuidado em aproximar música e linguagem de vídeo ao conceito e estética focados na arte para filmes.

"Balandê/Baião", com roteiro e direção de Noronha Filho, apresentou a memória de artistas dançadores e integrantes preservadores do Balandê Baião, dança tradicional repercutida na força e exemplo da cultura popular da região de Monsenhor Gil. A direção de fotografia, de Douglas Machado, uma delicadeza de luz, em fotogramas captados, para corte de montagem do documentário. 

A animação "Vida" de Levi Magalhães, um sopro de criatividade, dinâmica, humor e refinada apreensão da arte de criar e transformar em fantasia divertida os objetos inanimados. Levi está a todo vapor e traz em seu alforje uma já convicta expressão de cinema da escola que tem lhe dado régua e compasso na arte de fotografar e editar em frames a vida e transpor para enredo e história contada, seu estilo através de imagens vívidas.

"Eu vou virar uma fera", dramatização filmada da música homônima, dirigida por Avelar Amorim, uma divertida história musicada para escatologias e histrionismos, característicos do roteirista/diretor, que ganham definição de bom humor na pele da atriz Edith Rosa. Clip dramalhão que se caracteriza muito risível a partir da gravação original de sucesso da cantora Eloides, a ferinha do nordeste.

O curta "A Situação", baseado em texto de Luiz Fernando Veríssimo, produção do Núcleo Proposta de Cinema, dirigido por Hasley Andrade, condensa uma direção, de humor econômico, que reflete na atuação bem dosada do elenco. Compete com acuidade de resultado em filmagem e corte de edição bem definidos.

Otávio Almeida e Vagner Ribeiro dividiram direção do filme documentário "O dia da Invenção". Contadores de prosas e prosódias, histórias e artistas populares, rezador em seu xamanismo de tradição cabocla, enfileiram um ótimo enredo montado pelos diretores documentaristas. Colhem a essência do homem em sua natureza de crenças, valores, arte, cultura e tradição reinventadas. Delicados aprendizados são colhidos de "O dia da Invenção".

"Poesia na Madeira", de Douglas Machado, sobre vida e obra da artista plástica, xilogravurista, Iolanda Carvalho, um dote de beleza em delicados de apreensão, reunidos na fotografia, música, edição, direção e produção da Trinca Filmes. Um apanhado das experiências e falas naturais, em solo natural, da artista que confecciona arte, cultura, memória e histórias em traço pictórico transferido da madeira, por meio das tintas e ranhuras no "taco", ao papel xilogravurado. Belo filme.

O filme + velho da exibição, com quase 24 anos de existência, desde que foi produzido, apresentou a memória do Theatro 4 de Setembro, em registros de ficção documentário para o centenário da Casa de espetáculos.

"1989 - 100 Anos do Theatro 4 de Setembro", produzido pela Fundação Antares/TV Educativa do Piauí, com direção de Zé Gallas e Marcela Aragão. Doc de uma hora, tratando da importância da sua fundação e os desdobramentos culturais absorvidos pela Casa Theatro 4 de Setembro. Um excelente documento da memória da televisão local e da produção audiovisual de 1989.

Fechando a noite de exibições, Franklin Pires e seu teaser de "Todo Mundo Mora no Dirceu". Roteiro e direção de Pires, o filme em fase de finalização promete encher o riso da cidade, a exemplo de sua penúltima empreitada, "Mocambinho". O teaser já deu uma mostra do bom humor presente no cinema franklinpireano. Boas imagens, bons cortes na edição, sonorização precisa e um humor indispensável estão marcantes na pequena mostra do filme.

A III Cine Mostra Teresina foi concluída na calçada do Theatro 4 de Setembro, em que a pipoqueira D. Ruth recepcionou o público, na saída, com pipoca a gosto.

A Mostra cumpriu + uma vez seu papel de divulgação, ampliação de olhares para a produção audiovisual local e, especialmente, a reunião de criadores, produtores, realizadores/diretores de cinema na cidade que não tem + fim.

Aos pioneiros do superoito, Torquato et all, e todas as gerações que vêm insistindo em montar e manter o cinema experimental, incidental, tradicional e espetacular local, a III Cine Mostra Teresina agradece o produto de luzes, câmeras e ação para deuses, diabos, terras, transes, sóis, marginais, novos do cinema que podemos ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário