terça-feira, 8 de julho de 2014

Manter acesa

A Bandeira nacional
por maneco nascimento

Hoje, após o final da copa para o Brasil, respondi a uma querida amiga que provocou os da "Galera que só é brasileira na época da copa já pode guardar as bandeirinhas". Digo que é preciso também guardar a ordem da bandeira nacional, instituição dialética de ser o país que merecemos ter e manter a chama de ser brasis acesa e voltar pro mundo real brasileiro.

(reprodução: bandeirado brasil.net)

Pode guardá-las. não pode é avançar o sinal educativo; beber, sair da conta e dizer que só foram dois copos e perder não só a lataria do carro; discriminar e ter preconceito de qualquer matiz; discriminar a cor de pele em país de mulatos, mestiços, mamelucos, cafusos, amarelos e até comunidades que também têm a cor e etnia de troncos europeus; agredir a companheira; estuprar ou seviciar qualquer pessoa; manter em cárcere privado alguém que discorde de pontos de vistas diferentes dos que acham-se donos do mundo; agredir idosos, crianças; assediar sexualmente crianças e adolescentes; assediar moralmente qualquer pessoa; formar e oficializar milícias e grupos de extermínio; corroborar com justiçamento; matar alguém nas periferias dos grandes e também pequenos centros urbanos só "porque ele é preto"; manter polícia corrupta, discriminatória, preconceituosa e assassina, em potencial de casos declaradamente flagrantes, porque o país é assim mesmo; desviar recursos públicos; assinar cheques, quando ainda se usou essa prática ou fazer transferência de dinheiro público a um laranja mecanizado; forçar a manutenção de parentes em cargos públicos que deveriam ser ocupados pelo mérito de carreira; forçar sexo com alguém que nunca teria qualquer afinidade sensual ou sexual com quem força a agressão; agredir a alguém por sua orientação sexual e sua escolha de formação familiar aberta a novas construções; dizer que o país não tem jeito; vender o voto e comprometer-se moralmente com candidaturas e pleitos de tendências duvidosas; marcar as pessoas que discordam de quem não está na média de respeitar, manter-se em dignidade, ser exemplo de cidadania; não pagar cachês devidos aos artistas que prestaram serviço a quem usou e usa recursos públicos, por vezes, também para se vingar de pessoas; enriquecer ilicitamente enquanto gestor de recursos públicos do município, estado, nação; desrespeitar o meio ambiente... 
(reprodução: fotoimagens.net)

O + é guardar as bandeirinhas ou não, porque elas são simbólicas, emblemáticas e signo material e imaterial de construção social de qualquer nação. E curtir a vida e ser brasileiro em país de Deus verde e amarelo. Porque o país é nosso, diverso e não é imutável, precisa sofrer mudanças + de vazão coletiva e de defesa da equidade.

Basta descobrirmos estratégias eficientes para combater as práticas useiras, viseiras e corriqueiras de corrupção que têm sinais de existência já na chegada dos primeiros colonizadores oficiais. Começar fazendo diferente do contumaz por a gente mesmo e o resto a gente ganha, porque o mundo é mundo desde que que o mundo tornou-se o que defendemos com unhas e dentes, ou então "desde que o samba é samba", como disse Cae. 

Vai, Brasil, de samba, mulata tipo exportação, teledramaturgia, descuido com o serviço público, carnaval, futebol também perdedor, por que não? Mas Brasil "esse Brasil que canta e é feliz, feliz, feliz.... mas também um povo de uma raça que não tem medo de fumaça, ai, ai, que não se entrega não..." (isto aqui o que é?, de Ary Barroso, samba de 1942). 

Brasil volta pro batente, que o mundo não começou, nem se acaba com essa copa no Brasil. Há + jogos a serem ganhos e brasileiro é pra Brasil e teje pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário