sexta-feira, 18 de julho de 2014

Hoje tem Cultura

São três dias teatrais
por maneco nascimento

A "VII Amostra Aqui Tem Cultura" será aberta hoje, à noite, a partir das 19 horas, na Galeria do Clube dos Diários (Complexo Cultural Clube dos Diários/Theatro 4 de Setembro). 

Nesta sexta feira, 18, numa realização do Grupo Utopia de Teatro, a Amostra traz, na abertura, o espetáculo musical "Geleia Geral", com roteiro dramático e direção de cena, de Vitorino Rodrigues, no uso da licença poética aos poemas de Torquato Neto. Na realização do espetáculo musical a VR Produções e, na cena, atores e atrizes da Cia. de Dança Conexão Street.
(cena de "Geleia Geral", na estreia em março 2014/acervo VR Produções)

"Geleia Geral" um gesto, uma força, a palavra de "eu sou como eu sou...", um cogito, um corte no cacho de bananas nascido na cabeça e uma voz do poeta intertextualizada a musical e prosa poética e dialética profética, em berço das novas contemporaneidades que aproximam o bom menino que perdeu-se um dia entre a cozinha e o corredor da cidade que não tem + fim. 

Vitorino Rodrigues também será o grande homenageado da "VII Amostra Aqui Tem Cultura" 2014.
(imagem acervo Vitorino Rodrigues)

No segundo momento da noite, já na Sala Torquato Neto, a partir das 20 horas, o espetáculo a ser apreciado será "Pau de Arara", do Grupo Teatro Careta, de Caxias - Maranhão. Um divertido enredo cômico que reúne os atores Maciel Mourão e Jean Pessoa. 
(arte divulgação da estreia do espetáculo/acervo teatro Careta)

O espetáculo retrata, de uma forma bem divertida, a saga de duas nordestinas, Sardinha e Gorete, que viajam de caminhão Pau-de-Arara ao Rio de Janeiro, carregando consigo o sonho de mudarem de vida e vencerem o sul. Pau de Arara corre na linguagem de comédia, num misto de musical recheado de muitas surpresas e riso fora do eixo do teatro fácil e dentro do apelo popular,  garantido no histriônico e no humor para preencher só risos da plateia.


"O espetáculo entra na onda do gosto popular, onde a entrada é franca, mas quem gostar do que viu poderá pagar qualquer quantia ao final da peça. Em "PAU DE ARARA", os atores Maciel Mourao e Jean Pessoa, ou seja, Sardinha e Gorete, são dois amigos de infância que decidem fugir da sua cidade natal em busca do estrelato. 

Cansados de serem maltratados pelo simples fato de serem gays eles decidem pegar um pau de arara e partir em busca de novas possibilidades. Destino: Rio de Janeiro. Durante a espera do pau de arara os dois, ou melhor, as duas vão inventando coisas para passar o tempo. Sardinha e Gorete decidem mudar seus nomes, se vestem de mulher, passam maquiagem, fazendo assim uma transformação geral. Muita confusão, máfia, doce, mentiras e 'bichices' circulam esta história" (GTeatro Careta). 


O promotor do evento


O Grupo Utopia de Teatro é um dos resistentes da cultura teatral, na cidade, e sediado no bairro São João vem, ao longo desse empreendimento, reunindo atenção do público e parceria dos artistas e grupos de teatro de Teresina à melhor confraternização do evento que possibilita que a comunidade veja teatro e curta essa linguagem fora dos espaços habituais que são as Casas de espetáculos. No bairro regente do evento, as apresentações de peças ocorrem na Escola Melvin Jones.

A VII Amostra Aqui Tem Cultura, neste ano acontece no período de 18 a 21 de julho, com programação diversificada, para também reforçar a formação de plateia e atrair públicos variados. 

A cada edição o Grupo promotor da Amostra homenageia um artista local e, dessa feita, na sétima edição, o homenageado é o ator, diretor teatral e produtor cultural Vitorino Rodrigues.

Serviço:
VII Amostra Aqui Tem Cultura
As apresentações
Dia 18 - no Clube dos Diários (Galeria e Sala Torquato Neto).
Dias 19 e 20 - na Escola Melvin Jones (bairro São João).
Dia 21 - no Espaço Cultural Trilhos (Miguel Rosa com Frei Serafim, centro). 

Sempre a partir das 19h. 

ENTRADA FRANCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário