quinta-feira, 24 de julho de 2014

Da cor brasileira e alhures

O Dia Internacional da Mulher Negra em pauta na cidade 

O Instituto da Mulher Negra do Piauí-AYABÁS oferece um café da manhã, nesta sexta feira, dia 25 de julho de 2014, no Memorial Zumbi dos Palmares, a partir das 8 horas, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
Mulheres negras, grupos afros formados de mulheres e o público em geral reúnem-se nesta confraternização. 

Na programação, planejada pelo Instituto da Mulher Negra do Piauí (AYABÁS), que inicia com um “Café da Manhã”, segue com:
- Roda de conversa sobre o “Retrato da Mulher Negra no Brasil/Piauí”
- Lançamento da Marcha das Mulheres Negras/2015, em Brasília/DF e composição da comissão organizadora estadual da marcha.
- Lançamento da Cartilha “Mulheres Negras Piauienses”, produzida pelo IMNP/AYABÁS e que homenageia 20 mulheres que se destacaram, ou se destacam em nosso estado, como Esperança Garcia (in memoriam), Francisca Trindade (in memoriam), Ver. Rosário Bezerra, dentre outras.
- Apresentações culturais nos festejos de Confraternização.

(Esperança Garcia e Trindade/reprodução)

Em continuidade das comemorações, no horário da noite, ainda no Memorial Zumbi, acontece a “SEXTA NAGÔ", com apresentação percussiva de mulheres negras, organizada pelo movimento negro (Grupos Afoxá, Coisa de Nêgo, Ijexá, Condart e Ayabás). Um show, com a cantora Jô Ribeiro, também preenche a programação cultural noturna, a partir das 20h.

As comemorações ao Dia da Mulher Negra têm o apoio da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres de Teresina (CMPM) e do Memorial Zumbi dos Palmares.

Histórico:
O dia 25 de julho foi instituído pela ONU como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana, em 1992.

A data foi escolhida como marco internacional da luta e resistência da mulher negra. Desde então, vários setores da sociedade atuam para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero, raça e etnia vivida pelas mulheres negras.

No Brasil, a Presidente Dilma sancionou a Lei nº 12.987, de 2 de junho de 2014, instituindo o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, a ser comemorado, anualmente, em 25 de julho.

O objetivo da comemoração de 25 de julho é ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades de gênero e raça.


O AYABÁS é um coletivo que tem como objetivo a busca da valorização e fortalecimento das discussões acerca da situação da mulher negra piauiense e sua capacidade de resiliência frente às discriminações de gênero e raça na sociedade contemporânea.

Serviço:
Café da Manhã
Comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
As 8 horas
No Zumbi dos Palmares
À noite continuam as ações culturais, com percussivos e show.
O Memorial Zumbi dos Palmares fica na Av. Miguel Rosa, centro sul - em frente a Pax União.
Informações - Sônia Terra
(86) 8867-5493

Nenhum comentário:

Postar um comentário