quinta-feira, 5 de junho de 2014

Musical fabular

Era Uma Vez, a origem Grimm
Teresina recebe, dias 13, 14 e 15 de junho de 2014, no Theatro 4 de Setembro, o musical “Era Uma Vez... Grimm”. O espetáculo do Rio de Janeiro circula através do Ministério da Cultura e Petrobrás e será apresentado em duas versões. 
(Os Irmãos Grimm e uma de suas personagens reproduzidas/divulgação)
A montagem para adultos será mostrada, na sexta, sábado e domingo (13, 14, 15), às 20 horas. A versão para crianças, às 17 horas, do sábado e domingo (14 e 15). Os contos grimminianos transformados em enredos musicais, ampliam as fantasias e o fantástico universo dos Irmãos Grimm e, na  força teatral musical brasileira, levam a assinatura de José Mauro Brant e Tim Rescala.
(Madastras e Princesas em Era Uma Vez... Grimm/divulgação)
O ator José Mauro Brant e o músico Tim Rescala se reuniram e criaram o musical “Era Uma Vez... Grimm”, em comemoração aos 200 anos da primeira edição do primeiro volume de contos dos Irmãos Grimm. Um mergulho no fantástico mundo criativo e rico dos contadores de histórias populares alemães, desdobrado em versões que abraçam gente grande e o pequeno público.

A composição musical de Rescala e as letras e o texto de Brant. O espetáculo foi dirigido por José Mauro Brant e Sueli Guerra. A supervisão é do veterano Miguel Vellinho, fundador e diretor da Cia. Pequod.
(José M. Brant, adaptador de texto, diretor, ator, divide cena com colegas/divulgação)
Rescala e Brant já haviam trabalhado juntos, há dez anos atrás, quando construíram um primeiro trabalho,  o CD ‘Contos Cantos e Acalantos’ que abocanhou os prêmios TIM de música e Rival-Petrobrás. Na nova parceria, a dupla retoma serviços regidos pela lei do sucesso e estética festejada à cena nacional. 
Em "Era Uma Vez... Grimm" a cena apresenta os próprios irmãos Grimm e seus personagens imortalizados, através dos tempos de conto e reconto da história oral e literária. Os Grimm  interpretam os contos enquanto cantam os enredos de “Chapeuzinho Vermelho”; “O Junípero” e “Cinderela”. As versões originais dos Irmãos Grimm são adaptadas para uma linguagem musical que remete à ópera e varia do terror ao humor.
(O quarteto fabular de Era Uma Vez... Grimm/divulgação)
No elenco, José Mauro Brant e Wladimir Pinheiro, atores/cantores, como os irmãos Grimm e todos os personagens masculinos dos contos. As atrizes Ester Elias e Janaína Azevedo cantam e contam os perfis que passeiam entre personagens das madrastas e princesas.
Formam, os intérpretes, um quarteto vocal polifônico aos naipes de tenor, barítono, mezzo soprano e soprano, acompanhados, ao vivo, pelos músicos Antonio Augusto e Alessandro Jeremias, trompistas; David Ganc e Andrea Ernest Dias, flautistas; Batista Jr. e Lidiane Dias, clarinetistas; David Chew e Fernando Bru, nos violoncelos e Tina Werneck, na viola.
“Era Uma Vez... Grimm” revisita o universo do livro e da leitura. A cenografia, de Ney Madeira, se instala a passarelas, alçapões, planos altos e baixos e jogos de sombras que, ora criam imagens gigantes, ora propõem minúsculos universos, aldeias e casas. Os cenários realizam efeitos, para o público,  de saídas de dentro de um livro gigante, em formas bi e tridimensionais.
(Cenografia e projeções somam a cena/divulgação)
O grande livro apresenta ‘páginas-tela’, como suporte para a projeção de ambientações dos cenários. As projeções, que configuram a animação gráfica, foram criadas pelos irmãos Renato e Ricardo Vilarouca, a partir de desenhos do ilustrador Rui de Oliveira, em primeira vez colaborando com o teatro.
O figurino é uma releitura dos trajes de época e típicos alemães do século XIX. Sempre em preto e branco, os figurinos abrem perspectivas estilísticas como se riscados pelas penas de nanquim, utilizadas pelos irmãos Grimm ao escrever suas histórias.

Ainda na encenação, bonecos de diferentes formatos, confeccionados em madeira, espuma, poliuretano e resina, com medidas entre 22 cm até 1m40, que recebem manipulação direta dos atores. A luz é assinada por Paulo Cesar Medeiros. Sueli Guerra responde pela direção de movimento.

Na versão adulta o espetáculo enfatiza a profunda carga simbólica, contida nas narrativas dos Grimm. O terror surge em tintas fortes, e cria reflexão acerca do porquê de os contos de fadas serem considerados matrizes da literatura fantástica. Para a versão infanto juvenil a dramaturgia resume concentração nos enredos, de boa parte conhecidos pelo público, e alguns dos personagens surgem, exclusivamente, na forma de bonecos.


“Era Uma Vez... Grimm”, tem Texto e Letras de José Mauro Brant, baseado na obra dos irmãos Grimm. Música Original e Direção Musical, Tim Rescala; Direção de José Mauro Brant e Sueli Guerra; Supervisão, Miguel Vellinho. No elenco, as vozes e personagens surgem por José Mauro Brant – Tenor; Janaina Azevedo – Mezzo Soprano; Ester Elias – Soprano e Wladimir Pinheiro - Barítono.
Acompanham os intérpretes, os músicos Antonio Augusto e Alessandro Jeremias – trompa; David Ganc e Andrea Ernest Dias – flauta; Batista Jr. e Lidiane Dias – clarinete; David Chew e Fernando Bru – violoncelo e Tina Werneck e Rubia Siqueira – viola.
A Cenografia e figurino são da Espetacular! Produções & Artes – Ney Madeira, Dani Vidal & Pati Faedo.  A Iluminação de Paulo César Medeiros; Desenho de som, Fernando Fortes; Animação gráfica, Renato e Ricardo Vilarouca; Ilustrações, de Rui de Oliveira; Direção de Movimentos e Preparação Corporal, de Suely Guerra. Preparação vocal, Regina Luccato; Visagismo, de Mona Magalhães; Assessoria de Pesquisa, Sylvia Maria Trusen e Karin Volobuef; Assessoria pedagógica / mesas de debates, da Cátedra UNESCO de Leitura; Projeto Gráfico, de Maurício Grecco e Úrsula de Mello.
A Assistência de direção de movimentos, Priscila Vidca; Operador de som, Dug Monteiro; Operadora de Luz, de Katia Barreto; Diretor de cena, André Salles; Contrarregra, Marcão Bay; Camareiro, José Roberto; Produção Executiva, de Fabrício Polido; Direção de Produção, Lilian Bertin. Idealização da Belazarte Realizações Artísticas e Assessoria de Imprensa, JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany.
Serviço:
“Era Uma Vez... Grimm”
Versão Adulta, dias 13, 14 e 15 (sexta, sábado e domingo), às 20 horas. Não recomendada para menores de 12 anos.
Versão Infanto Juvenil, dias 14 e 15 (sábado e domingo), às 17 horas. Não recomendada para menores de 10 anos.
Ingressos – R$ 20,00 (inteira)/R$ 10,00 (meia)
Informações: (86) 3222 71 00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário