quarta-feira, 7 de maio de 2014

Arte Negra

Espetáculo NEGRUME 
A Cia Balé Baião de Dança Contemporânea chega ao Piauí com "Circuito Negrume - Desbravando o Nordeste Quilombola". 

Percorre as capitais brasileiras Ceará, Piauí, Maranhão, Pernambuco e Bahia,  através do Prêmio Funarte de Arte Negra.
 As apresentações, no Piauí, acontecem em Amarante e Teresina.
Em AMARANTE, dia 09 de maio, às 15h, será ministrada Oficina para os alunos do Colégio Polivalente. Às 19h, a Apresentação do Espetáculo "Negrume", na Quadra do Colégio Polivalente. Entrada Franca!
Na comunidade MIMBÓ, a Oficina para grupo de adolescentes do Quilombo Mimbó será dia 10 de maio. A apresentação do Espetáculo "Negrume", no Clube da Beleza Negra do Mimbó, às 19h. Entrada Franca!
Na capital, TERESINA, a Cia. de Dança se instala dia 12 de maio. Às 15h, desenvolve Oficina de Dança para profissionais da dança piauiense (No Clube dos Diários) e, à noite, às 19h, o Espetáculo "Negrume", será apresentado no Espaço Cultural Osório Junior, no Bar do Clube dos Diários.
(corpos em encontro e distanciamento espacial/divulgação)
O espetáculo "Negrume" resulta de investigação corporal que alia técnicas de dança afro contemporânea, contato-improvisação e teatro físico. A Cia Balé Baião de Dança Contemporânea desenvolveu o projeto cultural, no litoral oeste do Ceará, junto com três dançarinos afrodescendentes de Itapipoca.
Cia Balé Baião desenvolve pesquisas com quilombolas cearenses, desde 2008. Em destaque as comunidades de "Nazaré", na serra de Itapipoca e "Águas Pretas", da cidade de Tururu - CE, geraram ao coreógrafo Gerson Moreno o interesse em trazer para a cena as verdades físicas e a potência do “gesto simples”. 
Os elementos perceptíveis no dia-a-dia das crianças e dos velhos dessas comunidades, sobretudo o gestual lúdico e ritualístico revelado nas rodas de conversa, nas rodas de oração e festa. Brincadeira e crença coabitam no mesmo espaço, dialogaram e interagiram, incessantemente, às respostas conseguidas.
A dramaturgia do trabalho surge de duas proposições e gera metáforas corporais à proporção que os três corpos se encontram e se distanciam no espaço: “o giro-moleque na roda do mundo” (trazendo à tona o corpo profano) e o “Ritual das coisas invisíveis” (transmutação e arrebatamento – corpo sagrado). 
"Negrume" também poetiza as aspirações contemporâneas afrodescendentes, traçando paralelos entre o "corpo negro interiorano" com o "corpo negro globalizado e urbano".
(cena Negrume - Cia Balé de Dança Contemporânea - Ce/divulgação)
O espetáculo tem Direção Coreográfica, de Gerson Moreno. Os Intérpretes-criadores são Gidalto Paixão, Pergentino Davi e Viana Júnior e a Sonoplastia, iluminação e registro é de Cacheado Braga. 
Espetáculo "Negrume", da Cia Balé Baião de Dança Contemporânea, de 9 a 12 de maio, em Amarante e Teresina. 

 Informações (86) 9994 1543 (Valdemar Santos - Amarante), 3222 7100 (Teresina) 8817 2201/9405 0037

Nenhum comentário:

Postar um comentário