quinta-feira, 3 de abril de 2014

Paixão que vinga

Paixão de Cristo de Bom Jesus
por maneco nascimento

A Galeria do Clube dos Diários recebeu, na noite do dia 2 de abril, a partir das 19 horas, a abertura da Exposição “10 Anos da Paixão de Cristo de Bom Jesus”, com flagrantes fotográficos do espetáculo de uma década de realização.

A reunião concorreu para artistas do elenco da montagem e outros convidados, autoridades, amigos, imprensa e admiradores do projeto de dez anos de história registrada em cena.

Na oportunidade foi lançado um Box, contendo cinco DVDs com os filmes documentários das cinco últimas edições da “Paixão de Cristo de Bom Jesus”, referência aos anos de 2013, 2012, 2011, 2010 e 2009.

Nas falas oficiais houve o pronunciamento do diretor e autor dos textos das montagens, Franklin Pires, que abriu os serviços falando da experiência que, há uma década reúne amigos, atores de Teresina, com quem gosta de trabalhar e o elenco da cidade de Bom Jesus que sempre é incorporado ao espetáculo, desde que foi criado o núcleo de dramaturgia da cidade, também coordenado pelo diretor Pires.

Bid Lima, que divide com Carlos Anchieta a produção executiva do espetáculo, falou em seguida acerca do primeiro contato que teve com o deputado Fábio Novo, numa circunstância em que acompanhou Franklin Pires para desenvolverem uma ação de período carnavalesco em Bom Jesus. Daquele primeiro encontro, já se contam dez anos de trabalhos desenvolvidos em parceria com a cidade e com o papel agregador de Fábio, não só com a cultura de sua cidade natal, como de todo o estado.

Na sequência falou o prefeito daquela cidade, Marcos Elvas, que discorreu sobre a alegria e o orgulho de poder também estar envolvido, enquanto gestor do município, em evento que valoriza Bom Jesus e integra arte e cultura em representação da cidade que detém um grande espetáculo.

O ator convidado, Sérgio Abreu, também se pronunciou e disse estar muito feliz pelo convite e agradeceu ter sido lembrado para compor o elenco da "Paixão de Cristo de Bom Jesus". Por fim, Fábio Novo discorreu sobre o projeto, os amigos e artistas envolvidos no espetáculo. Trouxe novas informações sobre o espaço onde a peça acontece, o Salão da Serra de Bom Jesus.

Lembrou que, entre suas preocupações acerca do palco natural, está a de preservação do ambiente natural no entorno do Salão da Serra, porque há na cidade uma grande especulação imobiliária e agronegócios que envolvem empreendedores de outras plagas. Mas assegurou que já está em andamento o processo de tombamento de espaço territorial, de área em redor da Serra para 600 metros no entorno.

Uma luta antiga de Fábio Novo, a criação do Parque Ambiental nessa área de terras e mata natural, também corre em caminhos de viabilização. O que sobremaneira protegerá a natureza e os limites territoriais que envolvem terras em que está plantado o Salão da Serra de Bom Jesus. Outra novidade, que já começa a entrar em processo de execução, será a pavimentação de acesso à Serra e a construção das Estações da Via Sacra que fazem curso ao local em que é realizado o espetáculo da Semana Santa.

Falou, ainda, do tratamento dramatúrgico dado aos espetáculos criados e dirigidos por Franklin Pires e apontou que, sobre os DVDs que seriam ofertados aos convidados naquela noite, constam as versões do dramatúrgicas para visões de determinadas personagens bíblicas, a cada edição. Em 2009, a visão dos Apóstolos; 2010, a de Judas Scariotes; 2011, a visão de Maria de Nazaré; 2012, a de Lúcifer e, em 2013, o ponto de vista de Jesus Cristo. Para 2014 repete-se a peça sob a visão de Jesus.

Na conclusão de suas falas, disse que a Exposição de “10 Anos da Paixão de Cristo de Bom Jesus”, aberta naquela noite do dia 2 de abril, seguiria na semana seguinte para a cidade que recebe o grande espetáculo, durante a Semana Santa. Ainda, durante os dias santos, estaria agendado um show, com a cantora Adriana Melo, interpretando as canções de Padre Zezinho. Agradeceu aos parceiros conquistados, ao longo dessa via sacra cultural, o BNB, a CEF e Fundac.

Sobre a representatividade artística dos espetáculos, com a temática da Paixão de Cristo, citou o do Monte Castelo, o + tradicional; o de Floriano que completa 20 anos e o de Bom Jesus do Gurgueia que se representa muito bem, por si só.   Ao finalizar, acrescentou que “nenhum povo é rico se não tem marcas culturais. Temos orgulho de dizer que a Paixão de Bom Jesus e o Festival da Rabeca são duas marcas culturais do Piauí”, disse.

Como últimas atrações da noite, foram exibidos trailers de apresentação midiática, das montagens anteriores, a partir de 2010 até a de 2014, que caminha para se realizar. Segundo Franklin Pires, um pouco das Paixões realizadas e colhidas em edição pelas mãos de Márcio Britho.
(elenco da P.C. de Bom Jesus - 2014/foto da linha do tempo F. Pires)

A noite foi confraternizada com a entrega do Box “Paixão de Cristo de Bom Jesus” (2009 a 2013) aos convidados, seguida de coquetel para festejar a cena piauiense de boa repercussão e resultado indiscutível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário