quarta-feira, 19 de março de 2014

Ousadia é pouco

 Balé da Cidade de Teresina é +

A ousadia não redunda, abunda em trabalhos prestados à memória cultural da dança local. São vinte anos bem dançados, vividos ao histórico das artes cênicas de Teresina, palcos linoleados do estado e alhures.

Com laboratório ascendido nas dependências do antigo Teatro do Boi – Matadouro, o grupo Balé da Cidade de Teresina cresceu tanto que, no limiar da maioridade, lança aos curiosos, amigos, amantes da dança, a obra “Ousadia: Vinte Anos da História do Balé da Cidade de Teresina”, pela Editora Grid.

O título é grande, mas é para deixar claro a que veio e a qual título mereceu, na cidade, enquanto privilegiou espectadores em ruas, praças, arenas, câmaras, festivais e representações da dança provocadas.

Na Casa da Cultura de Teresina assentou + de uma década de lavor e criações e paço de história e passo de memória dos que compuseram, compõem e assinam a identidade Balé da Cidade de Teresina.

Em vinte anos de trabalhos compensados pela atenção do público, o BCT é pura ousadia criativa e criadora e, em sendo Ousadia, são vinte anos blues, jazz, pop, rock, bossa, romântico, tropicalismo, clássico, moderno e contemporâneo aos que sabem como é bom dançar ao som de um instrumento instalado.


(ilustração livro Ousadia - BCT/arte Tupy Neto) 

Instalada em livro, “Ousadia: Vinte Anos da História do Balé da Cidade de Teresina” registra, em 302 páginas, obra ilustrada e bilíngue, para brasileiros e portugueses, ingleses (anglo-saxões ou aqueles que voltaram, na história, americanizados).

Ouça esta canção e veja esta emoção em passes congelados no flagrante da cota do estúdio de dança e conta do estudo garimpado para coreografias e corpos falantes.

A organização do livro é de Roberto Freitas, diretor e coreógrafo do BCT, e do jornalista Flávio Brebis. Doze capítulos ilustram trajetória, sucesso, dias de acontecer e apanhar os louros no campo de suor, força, energia, talento e a canção da terra em desenhos e anatomias que marcaram territórios de expansão e avanços no “front” de ir, ver e vencer os palcos nas vistas da ribalta.

São feitos e efeitos do Balé da Cidade de Teresina, desde sua fundação, em 1993, aos dias de sua melhor contemporaneidade, de hoje. Para os organizadores, há nesse percurso aspectos sociais, políticos e culturais da história da cidade de Teresina e eventos relevantes desses vinte anos recontados.

Ações integradas e pontos de convergência, desse bem sucedido histórico, propulsionaram Roberto Freitas a transformar em registro de livro a história do BCT e encontrou no escritor piauiense, residente em Brasília – DF, Flávio Brebis, a parceria indispensável à tessitura dos assuntos que recontam os vinte anos não só da Companhia de Dança, mas, especialmente, seu momento intrínseco na efervescência cultural e o diverso de produções, realizadas na dança, em Teresina e no Piauí.

Também compõem a obra iconográfico-literária o projeto gráfico, diagramação e tratamento de imagens realizados pelo designer e artista plástico Tupy Neto; a apresentação do professor José Reis Pereira; a consultoria de tradução em língua inglesa da jornalista Bia Boakari e a revisão de língua portuguesa, do professor Marcos Aurélio de Araújo Alves.

“Ousadia: Vinte Anos de História do Balé da Cidade de Teresina”, em lançamento previsto ao dia 26 de março de 2014, às 19 horas, na Casa da Cultura de Teresina.

O Balé Cidade de Teresina notadamente obteve reconhecimento local, nacional e internacional pela qualidade do seu repertório e, sobretudo, pela ousadia das suas incursões pela dança contemporânea.” (release BCT)

Serviço:
Lançamento Livro
“Ousadia: Vinte Anos da História do Balé da Cidade de Teresina”
Data – 26.03.2014
Horário – 19 horas

Local – Casa da Cultura de Teresina - CCT 
Casa do Barão de Gurgueia/Praça Saraiva - Centro de 
Cidade














(arte divulgação de Ousadia/BCT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário