domingo, 16 de fevereiro de 2014

Encontro com a Arte

Cenas de Timon
por maneco nascimento

O Humanitas Grupo de Teatro promoveu, neste sábado, 15, o VI Encontro de Artistas Timonenses. Durante todo o dia, as conversas giraram em torno das manifestações de teatro, cinema, música, dança e outras linguagens de arte e cultura que também tomam forma de ação e efetivação do artista da cidade maranhense e vizinha muito próxima de Teresina.

As ações de teatro e discussões de ampliação do interesse e curiosidade prática do fazer artístico, na cidade de Timon, tiveram local de encontro no Centro de Treinamento de Professores – Professor Wall Ferraz. Pela manhã, a arte se manifestou, em primeira entrada, com “Boa Noite, Cinderela”, da Cia de Teatro e Dança All Street Songs – ASS, com direção e dramaturgia de cena de Vitorino Rodrigues.

Na sequência, Lari Sales abriu uma conversa franca com os presentes. A Presidente do SATED – PI tratou da importância da profissionalização do artista. Rendeu pontos na troca de informações em bate-papo descontraído e bastante produtivo. No turno da tarde, nova bateria da práxis artística em exibição e discussão.

O filme “Loucas por Bananas”, de Jésus Carvalho (Pi), abriu os trabalhos do segundo turno. Uma divertida fita experimental para riso fácil e picardias de apelo histriônico que atrai o público comum ao gargarejo fácil.

Colada à exibição do filme piauiense houve a conversa sobre cinema. Um Talk Show sobre Produção cinematográfica também trouxe ótimo rendimento. Intermediada por Júnior Marks, a hora de falar de cinema, vídeo e publicidade cumpriu a agenda.

Jésus Carvalho, de Teresina; Hasley Andrade e Júnior Vasconcelos, de Timon, falaram de suas experiências e incursões pela arte da fotografia em movimento, adaptações para a telona, crítica, produção, técnicas à criação e resultados alcançados para público e afins.

Músicas de cinemas também foram apresentadas na tarde. Os estudantes de instrumentos de sopro do Núcleo de Pesquisas em Artes Dramáticas – NUPAD, coordenado por Roger Ribeiro, que tem espaço de prática no Espaço Cidadania, demonstraram o exercício da arte educação, compondo resultados.

O Lançamento do Jornal Proposta, com editoria de Roger Ribeiro, antecipou a exibição do filme Sebo nas Canelas”, direção de Hasley Andrade. O longa metragem, um divertido enredo de amor, humor e liberdade de criar diversão e entretenimento. 

O filme se inspira na história de jovens estudantes e o cotidiano em suas estripulias e sobrevivência contadas com muito gracejo. As piadas e cortes acertados, na montagem que realiza o diretor, uma narrativa eficaz de alcançar o público e definir sétima arte em processo de acerto.
(cena do humorado Sebo nas Canelas/divulgação)

O espetáculoEstranho Espelho Meu”, do Grupo de Teatro Buriti, dirigido por Dan Martins, foi a última atração cultural do VI Encontro de Artistas Timonenses. A peça, uma versão satirizada da fábula Branca de Neves. 

Dan Martins, que acumula a função de autor do enredo, diretor e ator, na pele da madrasta de Cinderela, tem um desempenho satisfatório. Empenha rigor e intenções concentradas para uma divertida e bufona Rainha que tem as estratégias, de se livrar da enteada, frustradas pela própria Branca de Neve.
(Dan Martins em Estranho Espelho Meu/divulgação)

Ana Carvalho, a anti-princesa da história, faz o contraponto das maldades em novas e irreverentes maldades contra a sua antagonista. Uma brincadeira que avessa a fábula original, sem desmerecer a intenção de criar nova leitura para tema de domínio de muitas gerações de crianças que viveram as fantasias da Branca de Neve.

Em “Estranho Espelho Meu”, Dan Martins mergulha numa atualização da história infantil universal e dá-lhe nova roupagem que passa pelo escatológico, o ridículo que insufla a experiência encenada de compor o teatro que atraia o riso e não perca a novidade e ousadia de trabalhar personagens que quebram o paradigma. Reverte a tradição em brincadeira que não ofende, gera a arte do fingimento e entretém, enquanto mantém o lúdico e a fantasia na escala do fazer teatral.

Para fechar o dia que reuniu atores, publicitários, diretores de teatro e cinema, professores e amantes da cena, o VI Encontro de Artistas Timonenses rendeu homenagens ao ator e diretor de teatro, Charles Melo, Presidente do Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Maranhão – SATED – Ma. Também recebeu homenagem o publicitário Júnior Vasconcelos e os representantes dos grupos de teatro e diretores de cinema que fizeram parte do evento.

A novidade, gerada durante o VI Encontro de Artistas Timonenses, é que, ainda neste ano, será realizado o VII Encontro e, desta feita, terá o caráter nacional e agregará mais ações, reunidas na Praça São José, centro de Timon. Dois palcos, um local e um nacional, feira, exposições e muita arte em toda parte do espaço geográfico do logradouro da cidade.

O Humanitas Grupo de Teatro, seus parceiros, entre eles o Proposta de Teatro que reúne artistas de Teresina e Timon, e demais grupos das duas cidades que encurtam a geografia dos dois estados, estão de parabéns. Um dia cultural marcou mais um ano e investiu memórias e história do teatro local à esteira do nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário