sábado, 14 de dezembro de 2013

Cena local

Memórias teatrais
por maneco nascimento

"Me especializei em assassinatos de interesse silencioso e familiar." (Frase de Agatha Christie)


Eram fins da década de oitenta e o teatro de grupo mantinha sua chama amadora de produzir e manter-se criativo. Vínhamos de dissidência de outros grupos e queríamos nos estabelecer e fazer o nosso teatro e quebrar os conflitos gerados para abrir novos conflitos dramáticos.

A montagem “Convite para um Homicídio”, adaptado de obra homônima de Agatha Christie. A rainha do suspense literário recebeu cuidadoso estudo de carpintaria para palco de Wilson Costa. Responsável pela dramaturgia de cena, direção e figurinos.

A cenografia, também de W. Costa, um tabuleiro de xadrez. As personagens se movimentavam como as peças do jogo. Espetáculo concentrado na trama original deslocada para a cena. Uma divertida e empertigada ação de fingimento encima das falas da ficção romance policial britânico agathachristiano.  

O responsável pela ousadia, o Grupo de Teatro Fantástico, uma perna de um dos Octopus originais das memórias do teatro amador vicejado na cidade, desde a década de 1970 (Grupo Raízes de Teatro).
Fizemos curta temporada no Theatro 4 de Setembro.

Os ensaios da peça eram realizados no quintal do CIARTE Centro, antigo prédio onde funcionou a Clínica Infantil Samiu, no centro da cidade, nas proximidades do Colégio das Irmãs e Praça Demóstenes Avelino (Pça. do Fripisa).

A mundialmente conhecida como Agatha Christie,  Dame Agatha Mary Clarissa Christie Miller, criativa e perspicaz romancista do estilo policial e suspense britânico, escreveu + de oitenta livros, os + traduzidos de todo o planeta e encontrados em 103 idiomas diferentes, também recebeu tradução para cena por meio da juventude curiosa e perspicaz do GTFantástico.

Agatha Christie

Escritora inglesa/Biografia de Agatha Christie:

Agatha Christie (1890-1976) foi escritora inglesa. "Hercule Poirot" é um detetive belga que aparece em 33 obras da autora. Agatha foi a maior escritora policial de todos os tempos. Escreveu 93 livros e 17 peças teatrais.” (www.e-biografias.net)

“Convite para um Homicídio”, realizou pequena temporada no 4 de Setembro. Também montou praça no Teatro Maria Bonita, na cidade de Floriano (Princesinha do Sul, às margens do Rio Parnaíba).

O elencão era formado por Wilson Costa, Fafá Guimarães, Jorge Carlo, Virginia Sales, Maneco Nascimento, Reijane Telma, Francisco de Castro, Sandra (da Dataprev) Fernando Almeida, Leda Leitão, Teresinha (do Grutepe) e Moisés Chaves. A Iluminação de Romero Sabóia.
(Doze personagens exercitadas por doze artistas das cena local/ foto acervo Moisés Chaves)

Hercule Poirot, a personagem do detetive belga, é também convidado para um encontro na casa das irmãs gêmeas Let (Letitia) e Lot (Charlote) e durante a noite os convidados começam a morrer e o detetive terá que desvendar os crimes antes que...

“Convite para um Homicídio”, de Agatha Christie e Wilson Costa, marcou terras no borderô das memórias do teatro amador piauiense praticado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário