sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Humor inteligente

Fofoca!
por maneco nascimento

O que você diria de uma cena de trânsito interrompido pela fofoca de duas mulheres que, da sacada de seus prédios, distribuem sua ação de comunicação popular e viseira? (Pavel Cosntantin – Focsani – Romênia). Um diabinho pulando da prisão da boca de alguém para o ouvido livre de outrem (“Fofoca maléfica”, Tim Cordell, Londres – Inglaterra); um laboratório de bichos conservados em vidros: aranha, escorpião, cobra, língua (Carlos Augusto R. Nascimento – Belém – Pa); o tricô de duas senhoras constroem e destroem famílias com suas agulhas afiadas...(Derek Bruno Lopes Teixeira – Teresina – Pi).
                                                   
A iniciativa de uma empresa de saúde da cidade de Teresina possibilitou a 5ª. Edição do Salão medplan de Humor. A fofoca está no ar e a criatividade demonstra a natureza escorpiã do homem (genérico), não só na representação da cultura popular do fuxico, mexericos, fofocas, cobrisses, “maldades” e maledicências, reproduzidas através da arte, como também o multiverso da apreensão dessa cultura ao artístico, estético e apresentação do disse-me-disse, boca a boca, ou boca a ouvido.

A Exposição, 5º. Salão medplan de Humor! 2013, continua à apreciação pública no Varadão da Casa da Cultura de Teresina, Praça Saraiva, centro. Para quem aprecia uma boa expressão artística e inteligência manifestada, através dos pincéis e ato criador crítico reflexivo, é a melhor pedida antes que expire o prazo de visitação. Você ri, se refestela com as perspicazes sacadas dos artistas, concorrentes e premiados, e confere o antenado efeito da arte de representação social que reflete as sociedades e suas falhas tragicômicas. Um deleite!

Trabalhos do Brasil e do mundo se encontram no melhor estilo. A ironia refinada em arte vinda do leste europeu, por exemplo, é dosada de economia estética e discurso mordaz. As criações reverberam memórias afetivas tradicionais da fofoca e também redimensionam novas incisões, em aproveitamento das novas tecnologias e seus signos e suportes de fluxos comunicacionais e notícias da rádio ouvido.  Pritt Koppel, por exemplo, da Estônia criou obra em que senhoras têm língua de chip, de entrada e saída de conteúdo de informação.

As Menções Honrosas definem bem quem honrou o próprio ato criativo aos olhos da Comissão de Premiação. Geraldo Magela da Conceição – Ribeirão das Neves – MG (“Recarregando as Baterias”, mulher recarrega a língua); Ivan Cabral – Natal – RN, levou duas Menções (“Sem Título”, a língua bifurcada da madre superiora marca a página da bíblia, enquanto o olho da freira corrige tudo ao redor e “Sem Título”, mulher fofoca da própria sombra ao ouvido de outra mulher); Pavel Constantin – Focsani – Romênia (“Sem Título”, a conversa é uma bomba relógio); João Carlos Matias do Nascimento – Rio de Janeiro – RJ (“Bicho fofoqueiro”, papagaio expulso da Arca de Noé).

O Oriente Médio também levou uma Menção Honrosa. Massoud ziaei zardkhashoel – Isfahan – Iran, com “Sem Título”, a ponta do balão de quadrinhos sendo afiada na pedra de amolar). Também honrosos, Izânio B. Façanha – Teresina – Pi (“Sem Título”, mulher espia a rua com binóculo[Janela Indiscreta], enquanto o marido “pega” a empregada); Huseyin Carmak – Nicosia – Chipre (”Sem Título”, um homem com megafone recebe a fofoca de alguém que, por trás, sopra em seu ouvido); Jônatas Almeida de Araújo – Teresina – Pi (“Língua Bomba”, policial ameaça jogar língua bomba salivada na manifestação)e Serdar Kiciklar – Stambul – Turquia (“Sem Título).


(Sem Título - Primeiro Lugar/divulgação)

Os Prêmios principais ficaram com Francisco Irani de Alencar – São Paulo – SP (“Sem Título”, homem cravado de pontas, afiadas, de balões de quadrinhos às costas, enquanto carrega nas mãos um tablete) levou o 1º. LUGAR. O 2º. LUGAR ficou com Agim Sulaj – Rimini – Itália (“Fofoca”, a sombra da moça projetada na parede, gera uma gravidez na ilusão de ótica e fofoca dos populares. Ela carrega um tarol, junto ao corpo). O Prêmio INTERNET contemplou Bruno Ortiz Monllor – Porto Alegre – RS (“Como Música”, na rua, calçada e janelas das casas, pessoas são entretidas com a música do homem tocando violino. A corda é a própria língua.)


(Fofoca - Segundo Lugar/divulgação)

(Como música - Prêmio Internet/divulgação)

Outros risos podem ser encontrados em, “Acupuntura”, em que Bruno Coelho Aziz Lima (Salvador – Ba) aponta um tratamento de agulhas na língua de paciente; “Fofoca do diabo”, de João Bosco Jacó de Azevedo (Belém – Pa), entre o céu e o inferno, as fofocas dos anjos queimam a orelha do Lúcifer; “Campeonato de línguas”, o 1º. Lugar tem a língua maior que as Ozz e Einstein e pertence a uma mulher, arte de Moisés de Macedo Coutinho (Mogi Guaçu – SP).

Ainda, “Sem Título”, de U Han Kyl – Yangon – Myanmar (mulher sai do banheiro numa falastrice sem fim para ouvido do marido. No ícone da porta do banheiro feminino, a representação é também de uma mulher em expansão de falastrice); Silvano Mello, de Jaboticatubas – SP, com o tema “Penintência” (no confessionário o padre dá o ultimato ao fiel, cortar a língua com tesoura); “Sorriso” (na dentadura, espaço preenchidos por dentes escorpiões), de Bruno Coelho Aziz Lima, de Salvador – Ba.

Um mamulengo de mão discursa pelo político, obra sem título de Masoud ziaei zardkhashoel (Isfahan – Irã); Mohsen Naseri, de Semnan – Irã, criou “Sem Título” (Pinóquio sai de clínica de cirurgia plástica. A boca está “consturada” com duas tabuinhas em forma de xis); “Sem Título”, de Lukyachenko, vindo de Kiev – Ucrania, (as informações de duas mulheres são passadas de uma mente à outra, através de fita de gravador de rolo). A Danie Kondo, de Cotia – SP, apresenta “Castigo de fofoqueiro” (língua na guilhotina).

O melhor riso, em charges e caricaturas, defende seus trabalhos do Brasil e mundo ligado, através do humor, no 5º. Salão medplan de Humor! 2013. Com coordenação de Jota A., o Salão ainda em exposição na Casa da Cultura de Teresina. Não perca esse riso inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário