sábado, 26 de outubro de 2013

Canto nobre

Pra ouvir e curtir
por maneco nascimento

O Coral Nova Visão fez apresentação de Lançamento do CD Nova Visão, na noite do dia 25 de outubro de 2013, a partir das 19 horas, na Galeria do Clube dos Diários. Sete músicas, do repertório imprimido no CD, foram apresentadas ao público que prestigiou o evento.

Entre os números musicais, canções de Milton Nascimento; Luiz Gonzaga; temas do folclore resgatados (Baião Balandê e Bumba meu Boi) e “Passarinho de Luz”, composta, especialmente, ao Coral por José Quaresma, vocalista da Banda Validuaté.

O CD, após o lançamento, foi comercializado com renda investida à Associação de Cegos do Estado do Piauí – ACEP. Consta de 19 músicas gravadas no Estúdio Cantares da Fundação Antares.

O Projeto Nova Visão, coordenado por Antônio Noronha Filho, em parceria com a ACEP, reuniu grupo de cantores que tiveram facilitação musical, possibilitada pelo maestro Emanuel Coelho Maciel. O show das vozes refinadas e ritmadas está no ótimo resultado visto na noite do dia 25.

Como a noite prometia não só música, vozes e melodias concentradas, houve também performances de dança e corpos expressivos. Alyne apresentou número da dança do ventre e Márcio Gomes, coreógrafo que ministra aula de dança à ACEP e responde pelas coreografias do grupo Coral Nova Visão, demonstrou uma leitura, à partitura de corpo, a partir da obra Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago.

Mas o momento + esperado ainda estava por vir. A hora e a vez do Coral Nova Visão. Ele chegou e não deixou ninguém desligado. Vozes afinadas, ritmos de corpos e canções ilustraram festa para ouvidos curiosos. Pontos altos para Vagalume (José Eduardo Pereira), Assum Preto (Humberto Teixeira – Luiz Gonzaga), Caçador de Mim (Sérgio Magrão – Luiz Carlos Sá) e Passarinho de Luz (José Quaresma).

Danças, coreografias e atenção pontuadas na lição de cor. As interpretações do grupo Coral enriqueceram as músicas cantadas, com muita alegria e verdade orgulhosa do Nova Visão. A visão que se tem é que o investimento artístico, dado aos componentes do grupo, premia a cidade com um ótimo resultado cultural que valoriza o humano, a música e a prática coletiva do canto coral.

Destaque para o sonoplasta José Dantas, responsável pela captação e finalização do CD Coral Nova Visão. O CD chega ao mercado cultural local com excelência de produto para escutar, com ouvidos atentos, e acreditar que limites só existem na cabeça de quem não tem fé no potencial humano. O Projeto Nova Visão e a ACEP acreditaram no pulo do gato e a resposta veio em galope musical para bossa nossa concretizada.

Há que se dar justa medida a quem mereça, logo é preciso lembrar apoiadores dessa empreitada. Segundo o cerimonial, na abertura da noite, o Projeto tem grandes incentivadores, como o Grupo Unimed Teresina e a Fundação Sesc Teresina. 

Do + é o árduo  e gratificante exercício conseguido pelo maestro e professor Emanuel Coelho Maciel, a facilitação às coreografias de Márcio Gomes, o material humano da Associação de Cegos do Estado do Piauí e a coordenação do Projeto Nova Visão, de Antônio Noronha, também responsável pela produção executiva do CD.
(maestro Emanuel Maciel e o Coral Nova Visão/foto facebook Nova Visão)

Autoestima valorada, felicidade artística demonstrada, trabalho social oportuno, ganho sócio terapêutico, terapia integradora e, especialmente, arte finalizada com alegria declarada pelos brilhantes cantores.

Projeto a perder de vista na esteira de boas respostas culturais, porque o Nova Visão já ganhou essa parada de sucesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário