quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Memória e raiz étnicas

Memória e Africanismos é tema na UFPI
 A Universidade Federal do Piauí – UFPI abre os trabalhos do segundo Semestre do Programa de Pós Graduação em História do Brasil e da Graduação em História. Os serviços começam dia 23 e seguem até dia 25 de outubro de 2013.
A aula inaugural acontece dia 23, às 18 horas e, em seguida, às 18h30, será lançado o livro “Memórias Ancoradas em Corpos Negros”, da Professora Doutora Maria Antonieta Antonacci, da PUC – SP. A aula inaugural e o lançamento do livro ocorrem no auditório Noé Mendes - CCHL.  
(Livro que será lançado em Teresina - UFPI/divulgação)
A proposta buscada, a partir da abertura do segundo semestre do Programa de Pós Graduação em História do Brasil e da Graduação em História, é justificar que a natureza da preservação de africanismos na memória coletiva dos descendentes de herança africana tem desafiado os estudiosos brasileiros nas várias disciplinas humanas. Das perspectivas históricas e sociológicas às manifestações culturais e religiosas, tentam os estudiosos interpretar o impacto de africanismos retidos em várias práticas culturais. 
Questões concernentes a heranças africanas no patrimônio material e sensível do Brasil, a trajetória de pesquisas da história oral, a memória oral e tradições orais da diáspora, bem como trabalhar caminhos para o ensino da história da África, culturas africanas e da diáspora são temáticas elementares que caracterizam desafios de novos olhares de ciência e disciplinas das humanas.
A semana também traz o objetivo de acompanhar entrecruzamentos letra, voz, imagem em literatura de cordel; trabalhar interações corpo comunitário/memória oral com abertura para o universo de performances, enquanto arte de comunicação e discutir desafios para ensino e pesquisa de história da África, culturas africanas e afro-brasileiras.
Para o dia 24 de outubro, às 8h30, serão oferecidos momentos para a Oficina de Cordel “O Rabicho da Geralda”, à de Xilogravura “Lucas de Feira” e a do Texto de Hampãtébã “A Tradição Viva”.
Dia 25 de outubro ocorre a comunicação “África em Câmara Cascudo”, desempenhada pela professora doutora, da PUC São Paulo, Maria Antonieta Antonacci, às 8h30. Todas as ações ocorrem no Auditório Noé Mendes.
(Profa. Dra. Maria Antonieta Antonacci/divulgação)
Informações complementares pelos telefones (86) 9906 5030/8115 9556

Nenhum comentário:

Postar um comentário