quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Aniversário de Odilon Nunes

 Museu do Piauí comemora aniversário de Odilon Nunes

O Museu do Piauí abriu comemorações alusivas ao aniversário do historiador Odilon Nunes, em atividades que envolvem ações também da Semana da Criança.

Abertas, dia 8, as comemorações de aniversário do intelectual seguem até 10 de outubro de 2013.

O Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes mantém acervo material e imaterial que reguarda a história e memória do Piauí, em espaço que leva o nome do intelectual e historiador piauiense, natural de Amarante.

*Odilon José Nunes nasceu em Amarante em 10 de outubro de 1899. Foi professor e historiador brasileiro, membro da Academia Piauiense de Letras. Primeiro ocupante da cadeira 34, cujo patrono é Anísio Brito. Na carreira de professor, em Teresina, exerceu a direção da Escola Normal Oficial do Estado e do Liceu Piauiense, duas das mais tradicionais escolas do Piauí. Foi também Inspetor Técnico do Ensino, coordenador do Censo Estatístico Escolar, diretor da Instrução Pública do Estado e membro do Conselho Estadual de Educação. Como historiador nos legou grandes obras de estudo e pesquisa sobre a história piauiense.

Apaixonado pela historiografia dedicou-se com muito zelo à pesquisa histórica e abriu canais de informação em obra de repercussão nacional. Realizou pesquisas às fontes primárias, quando possível, e abriu clareza em passagens até então obscuras de nossa história. Sua obra está credenciada e é considerada divisor de águas na historiografia piauiense, por realizar pesquisa criteriosa. Um analista profundo que prestigiava a fonte documental e cotejava-a com outros dados de pesquisa.

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí designou o Museu do Piauí com o nome do historiador. A Prefeitura de Teresina criou um centro de formação educacional com o seu nome e a Câmara Municipal o homenageou com o nome de uma rua. O Piauí reconhece o trabalho e sua obra vem merecendo apreciação de muitos intelectuais, a cada dia aumentando sua fortuna crítica.

Segundo o historiador José Honório Rodrigues
: “Odilon Nunes é um pesquisador notável, fiel à verdade histórica, buscada nas fontes primárias. Poucos Estados terão um pesquisador e historiador tão seguro, tão correto, tão autêntico” (Jornal do Brasil, 28.04.1973).


(historiador Odilon Nunes/divulgação)

Na Programação do Museu do Piauíconstam ações com aula temática sobre a vida e obra do historiador, exposições, apresentação infanto culturais direcionadas à Semana da Criança. As Exposições temporárias permanecerão até o dia 23/10/2013.

(Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes/divulgação)

Dia 08 de outubro, às 8h30, foram abertas as Exposições temporárias: "Contos e Encantos", resultado de oficinas de artes visuais com crianças e "Cronologia da moda: os novos talentos do Piauí" (Alunos do Curso Design de Moda da Faculdade Mauricio de Nassau). Na tarde, das 14h às 17h, visitas monitoradas.

No dia 09 de outubro, das 8h às 17h, continuam as visitas monitoradas. E no dia 10, data de aniversário de Odilon Nunes, ocorrem ainda pela manhã as visitas monitoradas e, à tarde, a atividade + que especial começa, às 14h, com a Aula temática sobre Vida e Obra do historiador Odilon Nunes e, às 15h30, a apresentação musical do grupo infanto juvenil, Banda Pindorama.

(Banda Pindorama/divulgação)


Expediente:
Informações(9482 6661 - 3221 6027 Dora Medeiros)

* fonte pesquisa wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário