sexta-feira, 27 de setembro de 2013

+ uma Primavera dos Museus

 O êxito na 7ª. Primavera dos Museus 

A 7ª. Primavera dos Museus encerrou as atividades, neste dia 27 de setembro. Museus, Memória e Cultura Afro Brasileira tiveram instalação no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes. 

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, teve realização do Governo do Estado, através da Fundac e Museu do Piauí. A ação, em Teresina, foi estendida às cidades e seus respectivos equipamentos culturais, Museu de Oeiras, Centro Cultural Odilon Nunes, em Amarante  e Museu do Vaqueiro, em Alto Longá.

Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí, aponta que a Semana foi o resultado de um esforço concentrado e continuado de abrir a atenção da cidade para aquela Casa de memória e história local e nacional, “a semana transcorreu muito bem. Superou todas as expectativas, com várias escolas participando das ações que foram planejadas para esse ano. Conseguimos o objetivo, que foi o público estudantil, mas a comunidade também esteve muito presente, assim como turistas que também nos visitaram”, diz.

Foram três dias de intensas atividades e a melhor reposta seria que estas  “dão mais visibilidade e atraem mais visitantes. Agradecemos aos parceiros que nos apoiaram em mais esta ação do Museu", completa Dora Medeiros.
(Mesa temática - Cultura Afro Brasileira- durante a 7a. Primavera dos Museus/divulgação)

A 7ª. Primavera dos Museus mantém até 6 de outubro a Exposição temporária "Religiosidade Afro", com trabalhos dos artistas plásticos Gabriel Archanjo, Mercês Sérvio, Angélica Ximenes, Jacinta Ramos, Hildo Barros Lima, Sara Pessoa Santiago, Beth Nogueira e o acervo instrumental musical do Centro Cultural de Capoeira Raizes do Brasil.

Para outubro, no período de 8 a 10, as atrações sócio culturais no Museu do Piauí marcam comemorações do aniversário de Odilon Nunes, que nasceu em 10 de outubro. Estão sendo viabilizadas ações artístico pedagógicas, com aulas temáticas sobre o intelectual e historiador Odilon Nunes. 

Também serão somadas atividades à semana da criança. Para o público infantil acontecerão oficinas de artes visuais, na linguagem de quadrinhos, e o resultado será transformado em exposição no próprio Museu. 

Ainda será aberta, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, a Exposição intitulada Modelo de Época. Bonecas Barbie serão vestidas em roupas de períodos históricos. Os modelos de vestidos da exposição serão confeccionados por alunos e alunas do Curso Design de Moda, daquela instituição de ensino.

A diretora Dora Medeiros diz que só tem encontrado bons parceiros e a confiança assinada na participação efetiva com a cultura local. A Fundac, nesse momento, é responsável por dar liberdade à direção da Casa de Odilon Nunes “para criar, trabalhar e valorizar quem divide as atividades desenvolvidas", finaliza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário