domingo, 15 de setembro de 2013

Seis & Meia nesse setembro

Jorge Vercillo no Seis & Meia

É  nesta terça feira, 17 de setembro, que Jorge Vercillo estará no palco do Theatro 4 de Setembro, em mais uma edição do Projeto Seis & Meia.

O artista que vem garimpando a própria carreira, na esteira do sucesso de quem sempre foi mais de fazer que falar.

Lançou discos independentes e foi à luta, pessoalmente, vender seu peixe às lojas que se interessavam e enxergavam o potencial do autor de “Fênix”, “Que nem maré” e muitos outros sons que o ajudaram a se estabelecer como boa novidade da  MPB.

Sem perder tempo o cantor carioca enfileirou sucessos, estabeleceu parcerias e, principalmente, conquistou cada vez + uma legião de fãs. Com trajetória sólida, é rocha talhada à custa de shows, estúdios e talento posto à prova. Em parceria com o Canal Brasil - em setembro de 2012, registrou no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, Ceará, homenagem ao Nordeste que sempre o amou e de quem a recíproca foi verdadeira.
(Jorge e sua guitarra/fotos divulgação)

“Luar de sol ”, a música-título do show que traz ao Seis & Meia, está entre quatro canções de repertório menos conhecido do autor. O show, uma visita do filho à segunda casa, o nordeste de suas memórias afetivas. Com uma superbanda, Jorge desfila sucessos, numa demonstração de prazer de quem canta, toca e divide parceria com quem bem sabe afinar um instrumento.

“Acendeu”,  na inevitável emoção da voz do cantor, já demonstra que esta é uma visita de luxo de um filho a sua família distanciada pelos quilômetros. E, o agrado de irmãos e primos, a voz e instrumentos bem ensaiados, geram efeitos preciosos e variantes no rico repertório. A balada mística nasce, na voz e companhia de um bom instrumento. Bernardo Bosisio, no blues caribenho de “Rio delírio”, + evidencia um lado menos óbvio do poeta e letrista, politizado, combativo, também lírico, em preocupada ação com o planeta, com crença e sabor de verdade declarada.

Canções que muito dizem, “Como diria Blavatsky”, ou “Quando eu crescer”, esta última, versão de Jorge para uma composição do angolano Filipe Mukenga, e integra outras culturas à mesma linguagem, se estabelecem muito bem. Além de Bosisio, guitarrista também do badalado Paraphernalia, a banda reúne mestres como André Neiva (baixo e direção musical), Cláudio Infante (bateria) e Misael da Hora (teclados), Glauco Fernandes (violino midi), Fabinho Costa (Trumpete e Fluguel Horn) e Orlando Costa (percussāo).

Amor? Romance? Preenchem o show. Pérolas outras, “Face de Narciso”, “Olhos de Ísis, “Sensível demais” e “Me transformo em luar” homenagem derramada e emocionada ao Nordeste. De pés descalços, com seu violão, canta a bela e torturada “Luar de sol”, letra e melodia que encontram harmonias e dissonâncias da beleza da canção. 

O xote nordestino de “Homem grande”, criatividade irreprimível. “Olhos de nunca mais”, suave, simples e bela música, imagens poéticas que só Jorge sabe registrar. “Raiou”, “Apesar de cigano”, “Nos espelhos” também são balada, balanço, romance, poesia, licenças poéticas de Jorge Vercillo à canção brasileira. “Luar de Sol ”, na vez e voz de Vercillo, só neste dia 17, no palco do Theatro 4 de Setembro, a partir das 18h30, no Projeto Seis & Meia.

Quem abre o show de Vercillo é a dupla Lucas & Rômulo no Projeto Seis & Meia. O projeto mantido pelo Governo do Estado, através da Fundac articula a participação de artistas locais como valoração e vitrine da arte musical que por aqui também faz escala. 
(Lucas e Rômulo, uma boa novidade/ divulgação)

Lucas & Rômulo, músicos por paixão declarada, sempre afinaram os laços com essa arte de cantar e tocar um instrumento. Herdeiros familiares da veia artística, a dupla desenvolveu já da infância uma inclinação natural à música.

Educação e experiência musical distintas, voltadas à música, se conheceram no curso de música da UFPI e dali ensaiaram, ainda sem saber, projeto de dupla ao participarem de festivais de música autoral. A parceria foi confirmada a cada encontro e os artistas resolveram tocar a dupla Lucas & Rômulo, em dezembro de 2011.

A música romântica no estilo voz e violão percorreu municípios do estado e recebeu grande aceitação e carinho do público. Das apresentações locais, a repercussão no sul do Brasil alimentou a carreira. A dupla participou do FEMUCIC – Festival de Música Autoral, em Maringá – PR, com a canção “Luna Serena”, escolhida entre as 52 de um arsenal de mais de duas mil inscritas. 

Noutro momento, de volta ao Paraná, em Jacarezinho, defenderam duas outras canções autorais, “Em Outra” e “Verdadeiras Paixões”. O meio norte do país também foi conquistado, graças à musicalidade e carisma da dupla. O projeto dos jovens músicos, com dois anos de carreira, promete para 2013, lançar o primeiro disco da profissão em franca maturidade.

 Lucas & Rômulo recepcionam Jorge Vercillo, nesta terça, 17, a partir das seis e meia. O Projeto Seis & Meia se estabelece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário