sábado, 14 de setembro de 2013

Políticas públicas em plenária

3ª. ConfECult 2013, sucesso!
por maneco nascimento

Foram dois dias que Teresina mereceu sediar encontro cultural. Evento realizado pelo Governo do Estado, através da Fundac, reuniu 180 delegados, propostas diversas e variáveis, do mesmo tronco comum, o fazer cultural. Municípios representativos e representados através da sociedade civil, poder público, convidados e promotores culturais de um modo geral.

Todos na mesma língua, com falas e oralidades de mesma cepa de entendimento, reivindicações e proposições naturais e pertinentes a encontros democráticos, livres e de posições políticas para consenso e, na falta deste, busca do aparar das arestas através do que melhor o homem(genérico) desenvolveu no avanço da humanidade, a palavra.

No mundinho paralelo ao do grande encontro estadual, sempre se percebeu fogo fátuo de caracóis em sofrimento e melancolia da perda de benefícios inclusivos das folhas do serviço público.

Destes, antes de sentir pena, pois pecado, sentimento de solidariedade retraída pelo comportamento tão insignificante de se portarem como paradeiros da cultura, palatinos de ações culturais, quando enquanto foram governo desacreditaram qualquer olhar que os pudesse vir como não praticadores da prevaricação, empurrada para debaixo de tapetes rubros.

Dos destinos menores, reclamados na etapa final dos serviços da 3ª. ConfECult 2013, o da dançarina e professora, com discurso primordial de dança, soou + como encrenca particular e esforço concentrado de retorno a cargo público que parece ser desejo, quase de distúrbio psicossomático, de recuperar asas e ganhar o caminho de volta ao paraíso perdido pelo obscuro das próprias ações do feito à imagem do deus com pés de barro.

A moção de repúdio da professora dançarina, redigida por esta mas lida por um soldado das fileiras de massa tangidas, foi espetáculo à parte no registro de memória ao histórico do encontro. Como quem dá o tapa e esconde a gata, em noite de pardos, a dançarina professora ausentou-se durante a leitura de seu próprio documento. Voltou + tarde para campanha de eleição à delegação ao encontro nacional que ocorrerá em Brasília.

Moção de repúdio porque delegados ficaram sem “merenda”? Vê-se logo que algun(ma)s desesperam em estratégias de forjar-se político(a)s a qualquer custo, mesmo no excesso do ridículo em nome da democracia soberana.

Mas válido, preferimos a democracia ampla que a exceção, de imprensa amordaçada; de companheiros e camaradas inclusivos e abastados pela máquina pública azeitada pelo suor do contributo cidadão, ou discurso enfileirado na viseira do estado pernicioso e longe dos direitos livres e universais. Parabéns pela dançarina e professora por professar democracia de fé privada tão recorberta de discurso público coletivo.

Mas dos trabalhos outros e compensados por dois dias com palestras, conversas, encontros, grupos de trabalhos, avaliação de eixos e proposições de olhares para políticas públicas que beneficiem municípios, estados e nação sob a égide da administração + transparente do serviço público, foi um gol de placar, para não perder a cultura do país do futebol.

180 delegados inscritos. Deste número, 5% em nomes de eleitos pela plenária, com direito a voz e voto, deveriam perfazer o total de resultado a 9 delegados para seguir rumo à Conferência Nacional de Cultura, no Distrito Federal. 6 representantes da sociedade civil e 3 do poder público. Delegados representantes da sociedade civil votaram em candidatos da sociedade civil e representantes do poder público votaram em candidatos a delegados do poder público, regimentalmente.

Candidatos a delegados à nacional, cadastrados ou em processo de cadastramento no sistema www.sniic.cultura.gov.br, caíram em campanha. Concorreram, vindos de Anísio de Abreu (Fundação Cultural Mororó); Caracol (S.O.S Caracol do Piauí); Floresta do Piauí; Território dos Cocais; Inhuma; Rio Grande do Piauí; São João do Piauí; Água Branca; Amarante; Picos (Hip Hop); Luzilândia; Regeneração; Território Vale do Guariba; Pimenteiras; Alegrete do Piauí; Teresina; José de Freitas; Piripiri; Planície Litorânea; Esperantina, Cocal de Telha, entre outros territórios que brigaram por uma vaga entre as seis oferecidas.

Eleitos titulares à delegação estadual de representação ao encontro nacional, às 18h42, do dia 13 de setembro, na plateia do Theatro 4 de Setembro, Luzia Amélia; Uana Sara, Francisco Oliveira – Chicó; Aldar Campos Braga; Francisco Barbosa de Carvalho- Chiquinho  e Francisco das Chagas - Mano Chagas. Suplentes, Maria Vilani; Firmino da Silva; Eduardo Pereira Lopes; Denis Duran; Bertoldo Neto.

Levantada a questão do número de representantes ao encontro nacional ser tão pequeno, foi esclarecido que o percentual é questão regimental da Conferência Nacional de Cultura. Concorreram representantes do poder público às 3 vagas, numa disputa tão acirrada quanto a de sociedade civil. Eleitos, às 19h45, os delegados Cassius Clay Lages de Carvalho; Francisco Roberto Freitas e Joana Maria de Oliveira Santos. Eleito de primeira, Cassius Clay.

Foram ao certame de desempate, Roberto Freitas, Joana Maria, Auricélia Brito da Silva e Antonia Vilma de Araújo Oliveira. Suplentes, Francisco Alves Catarino, Alberto Miguel de Morais, Antonia Vilma e Auricélia Brito. Tudo corrido na maior lisura e democracia transparente mantida pela coordenação dos serviços e plenária representativa.

Para o coordenador da 3ª. ConfECult 2013, Francisco Pellé, foi tarefa árdua, mas gratificante ao final. Tudo terminou bem, porque começou bem. Palestras eficientes, delegações políticas e atentas ao fazer cultural e, muitas discussões, engajadas e apropriadas às realidades e concursos de fazerem-se percebidas em seus territórios espaciais e culturais.
(Francisco Pellé, coordenador da 3a. ConfECult 2013/divulgação)

Defenderam pra gente ver. E acabou como um grande encontro estadual de entendimento e apropriação ciente de políticas públicas de cultura a serem não só pleiteadas, mas cobradas com olhar de quem não pode + esperar conversas soltas e papo de jia.

Braços à luta! Brasília nos aguarda.





Nenhum comentário:

Postar um comentário