quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Oficina Edital Cultura 2014

RRNE – Minc orienta sobre concorrência ao Edital Cultura 2014
Em reunião com promotores culturais de Teresina, na tarde 
do dia 4 de setembro, às 15 horas, na Sala Torquato Neto, o representante da Regional Nordeste – Minc, Lúcio Rodrigues, apresentou orientações aos artistas da cidade acerca da concorrência ao Edital Cultura 2014.
O encontro que aconteceu dentro da programação do aniversário de 119 anos do Theatro  4 de Setembro e teve a parceria do Governo do Estado, através da Fundac, para  a articulação da reunião e apoio de infraestrura e logística, trouxe esclarecimentos e estratégias práticas para que Teresina  e cidades polos do Piauí possam concorrer à inclusão de manifestações culturais locais, dentro da programação do Mundial da Copa do Mundo de 10 de junho a 15 de julho de 2014.
Até 23 de setembro os promotores culturais podem se inscrever no Concurso Cultura 2014. O procedimento deve ser feito exclusivamente pelo sistema SalicWeb, disponível no Ministério. Todos os detalhes constam no Edital Cultura 2014, Cartilha do Edital, e Manual de Inscrição no SalicWeb. Anexos do Edital Cultura 2014, também no Portal do MinC: www.cultura.gov.br .Podem participar pessoas físicas e jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, e grupos não constituídos juridicamente.
Os projetos a serem inscritos no Edital deverão estar dentro de um dos quatro eixos do pilar “Conteúdos Culturais”, que são Brasil Audiovisual (média metragem, documentários, animação e ficção); Brasil Criativo (conteúdo artístico em formato digital, de moda, artesanato, arquitetura, design e gastronomia); Brasil Diverso (manifestações tradicionais de todo o Brasil, atividades de pontos de cultura e valorização do patrimônio material e imaterial) e Brasil das Artes (exibições artísticas nas áreas da música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais).
Os proponentes que passarem na primeira etapa terão que, posteriormente, custear via correios o envio de documentos complementares que não seriam exigidos na inscrição de concorrência, via web. Lúcio Rodrigues reiterou durante a conversa que, para concluir a etapa de preenchimento de inscrição e concorrência no SalicWeb, o candidato não poderá deixar qualquer pergunta sem resposta, sob risco de ser desclassificado. Também não deve utilizar a ferramenta control c/control v, sob risco de comprometer as informações e ser desclassificado.
O teto máximo por projeto Brasil das Artes é de R$ 60.000,00 e o concorrente pode escolher a cidade sede onde fará 5 apresentações exigidas em contrato confirmado com o Minc. Para a concorrência deverá solicitar à direção do equipamento cultural da cidade em que propõe a apresentação artística, uma carta de intenção para posterior confirmação de pauta. O Ministério da Cultura investirá pelo Edital Cultura 2014 cerca de 18,8 milhões para aproveitar a exposição do país durante a competição internacional e ampliar a presença brasileira em outros patamares além do carnaval, música e futebol.
No eixo de tradições populares já está assegurada pelo Minc a presença de um grupo do Piauí que será escolhido, entre os que se inscreverem nessa categoria, para se apresentar no Rio Grande do Sul. Os demais eixos de concorrência, a nível de Brasil, terão competição livre e igualitária. Lúcio Rodrigues segue, nesse dia 5, para Parnaíba e às 15 horas faz reunião no Auditório Porto das Barcas – Superintendência Municipal de Cultura. Em Floriano, dia 6, o encontro ocorre no Auditório da Secretaria de Educação, do município, às 14 horas.
O Edital Cultura 2014 assegurará a apresentação de 1.200 atividades culturais, com foco nos pequenos e médios realizadores de cultura que poderão mostrar sua arte manifestada em qualquer uma das 12 cidades sede da Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário