quinta-feira, 5 de setembro de 2013

La Fábula em Teresina

O espetáculo La Fábula chega a Teresina

 (Cia. de Teatro Madalenas/imagens acervo da Cia) 

O espetáculo La Fábula estaciona seu carroção na cidade de Teresina, dias 9 e 10 de setembro. A Companhia de Teatro Madalenas, de Belém do Pará percorre cidade do meio norte do país, envolvendo municípios do Pará, Piauí e Maranhão. Percorre o Brasil através do Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2012 – Circulação/FUNARTE/MINC.
 As apresentações em Teresina acontecem, dia 9 de setembro, no Espaço Cultural “Osório Jr.”/Bar do Clube dos Diários e dia 10, na Praça Aberta do Teatro João Paulo II, no bairro Dirceu Arcoverde, às 19 horas, respectivamente. Em Amarante, o espetáculo será visto na escadaria da Costa e Silva, também às 19h.
 A Companhia de Teatro Madalenas completou, em 2011, uma década de identidade teatral e tem buscado provocar e instigar o homem pós-moderno à reflexão da própria existência humana, sobre conflitos, aspirações, desejos e frustrações e sua relação com o mundo que o cerca. Nesse mergulho de inspiração estética, penetra no universo mágico dos contos da literatura universal e de teatro de rua para encenar esse que é seu mais novo espetáculo.
 O espetáculo “La Fábula”, a partir da magia dos contos da literatura universal, utiliza como base os fundamentos do teatro de rua e se vale do mundo do “faz de conta” para enredar o público na trama. Os personagens de “La Fábula” são figuras conhecidas, como Dom Quixote e sua ingenuidade; o Homem de Lata e seu coração generoso; o intrigante Velho do Saco e uma Rainha Altiva, referenciada às rainhas dos contos de fada. Ela se alimenta de histórias e sua fome é aplacada por três súditos que exercem a função de contadores de histórias.
 “La Fábula” convida ao reino mágico e onírico e reflete acerca da importância da contação de histórias para o desenvolvimento humano, haja vista que ouvir histórias desperta a imaginação e a paixão pela leitura. A Direção e Dramaturgia da peça é de Ester Sá. No elenco, Dina Mamede, Gil Ganesh, Leonel Ferreira e Rodrigo Braga. A Direção Musical, de Armando Mendonça. A Concepção de Figurinos e Adereços é de Aníbal Pacha e a Confecção de Mariléa Aguiar. A Produção Executiva do espetáculo é de Flávio Furtado e Tainah Fagundes e a Coordenação Geral de Leonel Ferreira.
 A Cia. de Teatro Madalenas ainda realizará, em Teresina, um Workshop em Teatro Educação, com perspectiva do ensino do teatro e a construção do pensamento crítico. A ação será ministrada pelo integrante do Grupo, Leonel Ferreira. Ator, Sociólogo e Educador. Especialista em Educação, Cultura e Organização Social.
 O público alvo, educadores, lideranças comunitárias, jovens maiores de 16 anos que serão estimulados na facilitação do ensino de arte, especificamente teatro, no uso de jogos de improviso, releituras de imagens e experimentações cênicas como fim na relação com os processos socioculturais. O workshop acontece na Sala de Ensaio da Oficina de Teatro Procópio Ferreira, a partir das 8 horas da manhã, do dia 9 de setembro, para público de 20 vagas.

Expediente:
"La Fábula" - Cia. de Teatro Madalenas - Belém do Pará
Apresentações – 9 de setembro – Palco do Espaço Cultural “Osório Jr.”, 19h
                             10 de setembro – Praça Aberta do Teatro João Paulo II, 19h
                             11 de setembro – Escadaria da Costa e Silva, em Amarante, 19h
Workshop – 9 de setembro – Teatro em Educação – Sala Oficina Procópio Ferreira, 8h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário