segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Jovens Criadores na VI Bienal da CPLP

VI Bienal de Jovens Criadores de países lusófonos está com inscrições abertas



Estão abertas as inscrições para VI Bienal de Jovens Criadores dos países de língua portuguesa até o final do mês de setembro de 2013.
 O Brasil realizará entre 3 e 7 de dezembro deste ano a VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os jovens artistas brasileiros de 18 a 30 anos poderão inscrever seus trabalhos até 30 de setembro no hotsite www.juventude.gov.br/bienalcplp.
A VI Bienal contempla as diversas áreas da cultura e vai permitir a troca de experiências, conhecimentos e vivências entre os jovens, ampliando as possibilidades do processo de integração entre os países lusófonos. Esta edição, que traz como novidade a inclusão da cultura digital, abordará as seguintes linguagens:
 Artes Visuais - exposições e mostras de pintura, escultura, desenho, gravura, grafite e fotografia e intervenções urbanas; Arte Digital - videoarte, instalação, performance, web arte, mapping; Artes Integradas - que contemplem mais de uma linguagem; Audiovisual - curtas, médias metragens; Circo - espetáculos circenses de rua ou palco; Dança - espetáculos de dança de rua ou palco; Música - shows, DJs e VJs; Teatro - performances e espetáculos de teatro de rua ou palco, adulto ou para infância e juventude; Literatura - publicações (cordel, H.Q, prosa, poesia, poesia) com finalidade de divulgação e contação de histórias; Artes Aplicadas - coleções de moda e joias.
 A seleção dos trabalhos dos jovens brasileiros será feita por profissionais com amplo conhecimento em todas essas linguagens, contando com representantes das cinco regiões do país. Serão selecionados até 40 trabalhos. Cabe ressaltar que cada país da CPLP definirá seus próprios critérios para selecionar os seus respectivos participantes.
 Para obter todas as informações sobre a seleção, acesse o Edital (www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=1&data=02/09/2013) ou o hotsite (www.juventude.gov.br/bienalcplp)da Bienal. Outros esclarecimentos serão respondidos através do email bienalcplp@presidencia.gov.br
 A Bienal, promovida pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, com apoio do Ministério da Cultura, do Ministério do Esporte, do Ministério das Relações Exteriores e do Governo do Estado da Bahia,  tem por objetivo contribuir para a integração e construção de novos caminhos para a formação cidadã das juventudes dos países que integram a CPLP - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.  
 
 A I Bienal de Jovens Criadores aconteceu em 1998, na cidade de Praia, em Cabo Verde. As cidades de Porto, em Portugal, e Maputo, em Moçambique, sediaram, respectivamente, a II Bienal, em 2001, e a III Bienal, em 2006. Em 2009 e 2011 as bienais foram substituídas pelas I e II Mostra de Jovens Criadores em Lisboa, Portugal, e em Luanda, Angola, tendo como conceito fundamental  "ser um espaço de encontro entre os jovens da CPLP, com base nas perspectivas culturais de cada uma, nas suas diversas formas de expressão".
 A Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP aprovaram, em junho de 2011, a rotatividade da organização das Bienais do Jovens Criadores e apontaram as próximas edições para o Brasil (2013), Moçambique (2015), Portugal (2017) e Guiné-Bissau (2019).
Até 30 de setembro o artista e jovem criador de países da língua portuguesa terá uma boa oportunidade de expandir a própria arte, através do concurso da VI Bienal de Jovens Criadores. Fronteiras e língua e linguagem se estabelecem e encontrarão manifestação na arte e cultura ampliada.
Contato:
Assessoria de Comunicação
Secretaria-Geral da Presidência da República
(61) 3411.1407

Nenhum comentário:

Postar um comentário