sexta-feira, 13 de setembro de 2013

3a. ConfECult 2013

Cultura se amplia em discussões
A 3ª. Conferência Estadual de Cultura, que começou na quinta feira, 12, reiterou os trabalhos ativos  destrinchados nas dependências do Theatro 4 de Setembro e definiu ações para tema de “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. Nesta sexta, 13, até às 18 horas, as discussões coletivas culminarão com os encaminhamentos à Conferência nacional.
Realizada pelo Governo do Estado, através da Fundac, os assuntos já facilitados embasam as diretrizes delegadas ao encontro nacional, que acontecerá em novembro. Os delegados dos municípios inscritos, com direito a voz e voto, também concorrerão às indicações de nomes que seguem ao pleito cultural nacional.
Na manhã do dia 12,  o ator e promotor cultural Franciso Pellé defendeu “Os desafios de Implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC)”. E, às 12h, o assunto foi a“Produção Simbólica e Diversidade Cultural”, com a Professora Doutora Dione Morais. 
Para Pellé, coordenador da Conferência, os trabalhos seguiram com muita eficácia do planejado. "As palestras foram de alto nível para entendimentos sobre os eixos a serem apreciados e determinaram o evento", completa. Estão sendo construídas as propostas ao plano nacional de cultura e a avaliação das metas do plano nacional de cultura  seguem à plenária geral, do final do dia. Acrescenta Pellé que, as propostas a nível de estado e o alto nível dos delegados que vieram do interior têm dado a melhor qualidade ao encontro. "A plenária tem rendido muito pela boa qualidade política de apresentação de propostas de políticas de cultura. A sociedade civil demonstra que está atenta e vigilante aos anseios de mudança acerca do fazer cultural", finaliza.
Na tarde do primeiro dia de trabalhos, também ocorreu a comunicação da professora Viviane Pedrazini e do deputado estadual Fábio Novo, com o tema "Cidadania e Direitos Humanos". Os serviços do primeiro dia foram finalizados com a Palestra "Cultura e Desenvolvimento", defendida pelo professor Walter Lima e os trabalhos das plenárias e Grupos de Trabalhos. 
Para a Presidente da Fundac, Bid Lima, "a 3a. Conferência Estadual de Cultura cumpre seu papel de aglutinar pessoas e interesses que modifiquem e ampliem as discussões sobre cultura e políticas culturais que sobrevalorizem a manifestação local em entendimento e participação direta no eixo nacional."
Na manhã do último dia da 3ª. Conferência Estadual de Cultura, os Grupos de Trabalho começaram as atividades às 8h30. Para Walter Silva mediador do eixo 4 com foco na Economia criativa como estratégia do movimento sustentável, as discussões estão sendo muito ricas por debater não só a produção cultural. "Não está sendo discutido só a cultura, mas também o processo de desenvolvimento criativo", afirmou Walter. 
O diretor da Associação do desenvolvimento sustentável do Alto Canindé na região de São João do Piauí, Flávio Holanda destaca que os eixos são necessários para mapear os movimentos culturais e turísticas de cada município.
À tarde, as dinâmicas dos Grupos de Trabalhos seguem até o horário da Plenária Final para aprovação das propostas levantadas pelos grupos delegados e, como última etapa, a eleição de Delegados para a representação na Conferência Nacional de Cultura. Os trabalhos da 3ª. Conferência Estadual de Cultura estão previstos para serem encerrados às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário