sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cartas... em ficção II

Cartas de memórias, histórias em ficção
por maneco nascimento

[Cartas para a cidade, agosto 2013]
- Segunda carta –
(Resposta do imperador Dom Pedro II ao Conselheiro Saraiva)


“Digníssimo senhor Presidente da Província Conselheiro José Antônio Saraiva,
Petrópolis, 10 de outubro de 1850

Nunca em assuntos que se possam impor para as causas do império encontram desapego de respostas dos laços que unam trabalho, políticas de melhoramentos dos negócios imperiais, ou da salvação de planos que os territórios alcançam em apontamento de benefícios do povo e de governo.

Não há sem o concedido da confiança e respeito no trabalho que desempenha no front da província, em desbravados esforços, que não esteja na decisão que nomeia Vossa pessoa em Presidente da Província do Piauí. Ato de documento que data de 23 de junho de 1850, aos cuidados de José Antônio Saraiva, cria para Vossa pessoa decisões e manifestos de governar, que aconselhados pelos poderes e assinaturas do corpo de apoio político local, estabeleça os rumos e novos enfrentamentos que possa planejar ao império em seu progresso do povo e territórios de política e negócios.

Não é sem intenção de mudança que as ideias de transferência da capital para outro logradouro tenham vistas de declaração de primeiras intenções desde fins de 1793, para acenos do Governador e Capitão-Mor das Capitanias do Maranhão e Piauí, Dom Fernando Antônio Noronha, que propôs essa mudança, para as margens do rio Parnaíba, ao Rei da Metrópole, sua majestade de domínios de Portugal e Brasil.

Também não há fuga do conhecimento que Dom João de Amorim Pereira na sua intenção da mudança, a transferência da capital foi sinal para a Vila de São João da Parnaíba ou para uma recente povoação, situada na embocadura do rio Poti. Solicitada então ao ministro imperial a providência da mudança de residência dos governadores para a Vila da Parnaíba, não pode alcançar o intento. 

As atenções estavam para região beira-rio Parnaíba também. Pois, agora que a decisão de movimentar esta mudança faça em argumentos e observações de Vossa pessoa, há que as melhores condições de estudo e planos de nova sede estejam na conveniência do estudado. Do expedido então e da correspondente atenção para o buscado, da parte a que me cabe em apoiado aos seus justos reclamos, acredito que pode o Presidente da Província do Piauí confirmar a definição dos protestos já de muito protelados para a então mudança que sabe necessária.

Adeus! Queria nunca faltar na promessa da confiança depositada na Vossa pessoa e no orgulho que sempre confio na amizade que nos reúne. Lembranças a todos do vosso convívio.
                                                         Amigo
                                                            Pedro."


Fonte de Pesquisa:
·         História (São Paulo)
História (São Paulo) v.30, n.1, p.90-113, jan/jun 2011 ISSN 1980-4369
Teresina: a Capital sonhada do Brasil Oitocentista1
Teresina: Dreamed capital of Brazil in the nineteenth-century
piauihp.com.br

www.meionorte.com/blog josé fortes/a-tranferencia-da-capital-do-piaui

(Dom Pedro II Imperador do Brasil/foto: deolhonacidade.net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário