domingo, 25 de agosto de 2013

A Velha Gaiteira toca no "Osório Jr."

A Velha Gaiteira toca no "Osório Jr."
Nessa segunda feira, 26 de agosto, após a abertura do FESTLUSO 2013, na Galeria do Clube dos Diários, 19h, e a apresentação do espetáculo paulista “Inferno na Paisagem Belga”, da Cia. Os Satyros, às 20h30, no Theatro 4 de Setembro, a ação cultural se estende com uma boa dose de música de cultura lusófona. Diretamente do além-mar, o grupo musical A Velha Gaiteira nos brinda com a essência da música e da expressão cultural lusa, às 22h, no Espaço Cultural “Osório Jr.”.
 A origem faz-se crer que escocesa, mas o mundo é muito pequeno quando o assunto é música. Atravessou o atlântico, fez soar sua melodia entre bucólica, charmosa e com ecos de medievos, ou ancestrais sonoros anteriores à gaita de fole portuguesa e conquistou terras piauienses.
Depois de se apresentar no VI Festival da Rabeca de Bom Jesus, dia 23 de agosto de 2013, na Praça de Nossa Senhora das Mercês, para ouvintes concentrados, agora o grupo lusitano desembarca em Teresina para mais uma virtuose do fole espalhado no ar.
Para a noite desse 26, às 22h, no EC “Osório Jr.” e universo musical em expansão ao Bar do Clube dos Diários, A Velha Gaiteira vai contar suas loas, através da beleza de saber tocar um instrumento de fole. O nome de identidade do grupo e o próprio som traduzem, no conjunto, a valorização de manifestação musical de raiz portuguesa, resgate da tradição das velhas gaiteiras, uma das identidades de representatividade cultural de Portugal.
 A mistura musical tirada dos sons da gaita, do bombo e da caixa gerou o estilo singular que, os próprios integrantes de A Velha Gaiteira, denominam de Trance Rural Orgânico, em referência ao transe, semelhante à música eletrônica de batidas aceleradas, contagiantes e da sintonia encontrada nos instrumentos utilizados, que rememoram à origem rural.  
(A Velha Gaiteira fala/divulgação)
 Tradição para tradição, no menu da noite de abertura do Festival de Teatro Lusófono 2013, no EC "Osório Jr", encontra prato requintado para o deguste da música lusa. De tradições que se aproximam, o nome do grupo musical também carrega identidade com uma cantina lisboeta.
 Perto da Sé de Lisboa, a Velha Gaiteira reaberta em dezembro de 2012 é restaurante/bar de petiscos. Ambiente acolhedor, no coração de um dos bairros mais típicos e pitorescos da cidade. A carta, aos mais variados sabores ibéricos, acompanhados com vinhos das melhores regiões portuguesas, à refeição ou a petisco/tapas no decorrer da noite. Familiar e acolhedor, ao convívio entre amigos e novos conhecidos, bem como a partilha de experiências num ambiente multicultural. E salve, disponibiliza acesso gratuito à internet por wi-fi.
 O que pode haver de comum entre a carta de intenções da Casa de encontros culturais e gastronomia com o grupo musical de mesmo sítio? A tradição de manter memórias e reinventar arte e cultura. Em Lisboa, quando por lá, consumir cultura da Velha Gaiteira. 
(A Velha Gaiteira divide palco com + artistas no FestRabeca/divulgação)
Por enquanto e aqui, durante o FESTLUSO 2013, na segunda feira, 26, a partir das 22h, o melhor pedido é o conjunto A Velha Gaiteira que distribuirá, para consumo franco, sonoros ritmos em gaita de fole, bombo e caixa, em revisita da tradição musical portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário