quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pincéis de Lady ChaterLiz

Pincéis de Lady ChaterLiz
por maneco nascimento




Numa parceria de cultura e sensibilidade estética comungada, o Instituto LIZ MEDEIROS e a Casa da Cultura de Teresina – CCT abrem uma homenagem à maga dos pincéis ágeis, das cores quentes, rostos sublimes e cotidianos familiares, memórias infantis e epifanias de fé e oração plásticas, rebuscadas no matiz da obra revelada. Elizabeth da Silva Medeiros, a nossa querida Lizmedeiros, legou `à cidade e ao estado, terra da artista plástica, um memorial pictórico invejável e desejado por qualquer colecionador, ou amante das telas e efeitos artístico-visuais.

“Faces de Lizmedeiros” com curadoria de Gabriel Archanjo e Marina Medeiros abrem seus serviços em 1º. de agosto, às 19h 30 e fica em cartaz, na Casa da Cultura, até dia 16, data de aniversário da cidade. A grande exposição guarda muitas homenagens e revivificação da memória da artista. Os 55 anos de vida que se comemoraria em 2013 e também os 10 anos de seu desaparecimento aos olhos mortais.

A Exposição dedicada à sociedade piauiense compartilha a memória pictórica, de “Lady ChaterLiz”, em suas faces de expressão que perpassa pela prática de estudante de Belas Artes, no Rio de Janeiro dos anos de 1981 a 1985 e as incursões pela serigrafia, gravura, ilustração, pintura em tecido até suas últimas impressões, quando retorna a Teresina.

(Faces de Lizmedeiros/fotos: Francisco Gilásio)

Suas tintas sua lei, sua pena pincéis ardorosos em fé científica de transpor sentimentos e espírito para estéticas do diverso em que oprocesso criativo, quando desencadeado, ultrapassava os limites de telas. Sua obra é marcada por traços soltos, cores vivas, formas multivariadas, marcantes, buscando o cotidiano da vida, da fantasia e brincadeiras, sempre em movimento, o qual transparece o intenso calor e a plenitude da vida. (Gabriel Archanjo e Marina Medeiros)

“Faces de Lizmedeiros”, uma retrospectiva ilustrada da produção artística desde a iniciação acadêmica, os primeiros estudos a lápis, carvão, aquarelas, nanquim, óleo, serigrafias, e gravuras. Às gravuras, requintadas de detalhes, recebeu lição da mestra Thereza Miranda. Aluna e monitora do professor Dionísio Del Santo, desenvolveu, na serigrafia, a técnica de sobreposição das cores e imagens nas telas, confundidas com monotipias. Foi premiada e reconhecida na escola de Belas Artes e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.(divulgação)

(Exposição Faces de Lizmedeiros/fotos: Francisco Gilásio)

Natural de Teresina, rebentou a menina à cidade verde em 29 de janeiro de 1958. Descobriu, desde cedo, uma atração irrevogável pelo universo da arte das tintas e pincéis. Facilitou a pintura e o artesanato nos bairros, em escuta do despertar às comunidades o exercício artístico. Teresina foi terra de sua infância e adolescência. Em 1977 quis ser dentista, mas desistiu da odontologia e foi atrás da sua estrada de tijolos amarelos, formando-se em Belas Artes no Rio de Janeiro, no ano de 1985. Nesse mesmo ano foi escolhida como artista revelação, enquanto aluna de professores renomados como Aluíso Carvão, Thereza Miranda e Dionísio Del Santo, no Museu de Arte Moderna – MAM.

(fantasias e brincadeiras infantis de Lizmedeiros/fotos: Francisco Gilásio)

Como ilustradora de mancheia que sempre foi, executou diversos projetos, entre eles o Jornal acadêmico Unha de Gato, da UFPI. Com sua singularidade recheada de leveza e destreza das cores, especialmente quando abrigava temáticas infantis, (des)fez mistérios e magias pictóricas. Para o livro infantil “O Tatu Garimpeiro”, de Carlos Queiroz Teles (Editora FTD, São Paulo – SP, 1992), desenvolveu uma ilustração de significações plásticas de liberdades raras e com esse trabalho recebeu o “Prêmio Jabuti”, na categoria Produção Editorial Melhor Obra em Coleção. Seus pincéis respondiam muito bem ao seu bom humor, alegria de viver e livre pensar criador.

(memórias das brincadeiras em LIzmedeiros/fotos: Francisco Gilásio)

Em comemoração aos 19 anos da Casa da Cultura de Teresina e dentro dos 161 anos da cidade, entre as várias atividades planejadas para mês de aniversário, a coordenadora da CCT, Jôsy Brito, dedica especial atenção à Exposição "Faces de Lizmedeiros", um diferencial de cultura e arte voltado à homenagem e memória pictórica de Lizmedeiros.

Expediente:
“Faces de Lizmedeiros”
De 1 a 16 de agosto. 
Abertura às 19h 30 do dia 1º. de agosto 
Horário de visitação: 2ª. A 6ª. Feira – 8h às 17h/Sábado – 8h às 13h.
Casa da Cultura. Praça Saraiva. Centro. Teresina – PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário