segunda-feira, 8 de abril de 2013

Violões refinados


Violões refinados
por maneco nascimento


Bach, Bizet, Tom Jobim, Vinícius & Baden, Jacob do Bandolim e Gonzagão preencheram de saber musical, o Complexo Cultural do Matadouro – Teatro do Boi, para cordas de violões refinados. Sábado, dia 06 de abril de 2013, às 18h 40, a Orquestra de Violões de Teresina apresentou um raro e afinado recital nas cordas de aço sincronizadas.

A Orquestra de Violões é mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e faz parte de resultados obtidos no “Projeto Violão na Escola”. O Violão na Escola é desenvolvido em colégios da rede municipal de ensino e absorve crianças e adolescentes, à musicalização, através do violão.

Facilitar música a aspirantes desse instrumento, despertar vocação e descobrir novos talentos é o ritmo natural do Violão na Escola que, por sua vez, também aplica arte e cultura inclusiva e gera mercado a futuros profissionais de dedilhar vibrantes.

Oficinas mantidas, em 23 escolas, na periferia da cidade, que facilitam o aprendizado, com aulas gratuitas. O(a)s aluno(a)s que se destacam, no Projeto, são absorvidos pela Orquestra de Violões. A OVT é composta de um misto de professores e aprendizes, no desempenho de músicas eruditas e populares.

No recital, apresentado dia 06 de abril, o público deleitou-se com um sonoro de violões, reverberando a música de Vinícius de Moraes e Baden Power (Berimbau e Canto de Ossanha); trecho de Carmem, de Bizet; Luiz Gonzaga (Asa Branca), uma boa bossa de Tom Jobim e + a música virtuosa de Jacob do Bandolim.

Novas cordas, dedos ágeis e expressivos, detêm sons e tons dedilhados pela Orquestra de Violões de Teresina. O músico André Sousa responde pela coordenação do “Projeto Violão na Escola” e Orquestra de Violões. Na noite do sábado, a regência da OVT foi executada por Felipe Vilarinho, músico e violonista, professor do Violão na Escola e ensaiador da Orquestra.

Com a apresentação da OVT se reinicia, neste ano, outra face da prática desenvolta, o “Projeto Violão Itinerante” que percorre a cidade, em seus vários pontos culturais, difundindo música e instrumento, arranjos para seis cordas em trinta instrumentos dedilhados, coletivizando arte pontual na linguagem do violão desses novos artistas conspirados.
(OVT/fotos: divulgação)

O exercício musical ganha força de beleza, estética, e rica prática de difundir afinados efeitos artísticos, do coletivo em canções, através da Orquestra de Violões, refinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário