quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lua das cenas

Lua das cenas
por maneco nascimento

Luzes às cenas locais chegam das terras de Minas Gerais para uma curta temporada de dialogismos culturais na cidade verde. A Companhia de Teatro Luna Lunera , de Bêagá , armou tenda em Teresina, desde o dia 25 de fevereiro de 2013 e passou a distribuir as mercadorias teatrais à comunidade local.

Do carroção das novidades a Luna Lunera começou pelo diálogo com o ator. A oficina Ator Criador está em andamento, na Sala de Dança do Complexo Cultural do Matadouro – Teatro do Boi, desde a noite do dia 26 e vai até 28, das 19h às 22h, direcionada a atores, bailarinos e estudantes de teatro. Ministrada por Marcelo Souza e Silva, integrante da Cia, a Oficina tem  propósito de revelar as etapas da construção do espetáculo que será apresentado. 

O exercício de palco, propriamente, acontecerá a partir do dia 1º. de março (sexta feira) e segue até dia 3, no domingo. A circulação do espetáculo se dá via Ministério da Cultura (MINC) e tem patrocínio das estatais Eletrobrás Eletronorte e Chesf. Nesse caminho de luzes, o prestigiado espetáculo “Aqueles Dois” vem a primeira vez a Teresina. Baseado em conto do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948 – 1996).
 (Aqueles Dois/foto: acervo da cia.)

A montagem mineira estreou em 2007 e obteve, desde então, um considerável sucesso de público e crítica. Em sua trajetória fechou borderô de longas temporadas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Também participou de festivais nacionais e estrangeiros, incluindo apresentações no México. 

Pelo Projeto Palco Giratório assentou praça em 16 estados brasileiros.  No Circuito Eletrobrás (patrocínio Eletrobrás, Eletronorte e Chesf) cumpre pauta em sete capitais, do Norte e Nordeste.  Na Etapa Chesf , as cidades de Aracajú, Belém, Maceió e Teresina.  Na Etapa Eletrobrás Eletronorte, entre as capitais contempladas pela circulação, estão Boa Vista, Macapá e Manaus.

 (Aqueles Dois/foto: acervo da cia.)

As apresentações de “Aqueles Dois” acontecem nos dias 1º e 2 de março (sexta e sábado), às 20 horas, e no dia 3 (domingo), às 19 horas, no palco do Teatro do Boi.  Antes da apresentação do domingo, às 16 horas, o público está convidado a participar de um bate-papo com os atores e diretores da peça. A mediação da conversa ficará a cargo do dramaturgo e diretor de cena, Aci Campelo.

A Cia. de Teatro Luna Lunera que ofereceu , gratuitamente, a oficina Ator Criador à comunidade artística da cidade, estará praticando a bilheteria, do espetáculo “Aquele Dois”, ao preço de R$ 20,00 (inteira) e de R$ 10,00 (meia entrada).
A Luna Lunera e o “Aqueles Dois” são a Lua das cenas, neste final de semana, que Teresina não pode prescindir de dar uma boa espiada. Agende-se.

Expediente:
“Aquele Dois”
Cia. de Teatro Luna Lunera (BH/MG)
Temporada: 1º., 2 e 3 de março
Horário: 20h (sexta); 20 h (sábado) e 19h (domingo)
Bate-papo: 16h (domingo)
Local: Teatro do Boi – Rua Rui Barbosa, 3033 – Matadouro 3215 7829.



Nenhum comentário:

Postar um comentário