sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Recintos d'alma


Recintos d’alma
por maneco nascimento

A Muovere Cia. de Dança Contemporânea está se movendo pelo nordeste. Em escala de expansão de corpos e ações cênicas, para espíritos criativos, se apresentará também em Teresina, já vindo da cidade de Parnaíba. O projeto, RE-SINTOS: UM BRASIL MAIS PERTO.

Contemplado com o Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010, o Projeto oferece apresentações do espetáculo “Re-Sintos” e oficinas de técnicas e criação coreográficas e confecção de projetos culturais. 

A caravana, iniciada no Recife, encerra seus serviços, por agora, em Teresina. Antes deixou seu sinal de arte cultural itinerante pelo litoral piauiense. Em Parnaíba as apresentações se deram dias 22 e 23 de janeiro, no Teatro SESC Avenida, às 20 horas e, na capital do Piauí, ocorrem dias 26 e 27 de janeiro, às 20 horas, no Theatro 4 de Setembro. 

As oficinas em Teresina também tiveram presença nos dias 24 e 25 de janeiro, das 16h às 18h (Corpo Contágio) e 25 de janeiro, das 9h às 12h (Projetos Culturais). Local das oficinas, no 4 de Setembro.

A Muovere Cia de Dança Contemporânea, de Porto Alegre, chegou na Parnaíba, dia 21 de janeiro do corrente. A iniciativa cultural desenvolvida visa aproximar a produção artística da companhia com públicos do nordeste do país, através da apresentação do espetáculo “Re-Sintos” e duas oficinas. 


(Muovere em Re-Sintos/fotos: divulgação)

Com direção de Jussara Miranda e Diego Mac, a Muovere conta com a artista convidada, Jezebel de Carli, na direção cênica. O espetáculo adota o espaço como tema, com performances que sugerem presenças em lugares comuns do cotidiano: os de passagem, encontros e desencontros, dialogando com situações presentes no dia a dia das cidades. 

(Muovere em Re-Sintos/fotos: divulgação)

"Re-Sintos” teve sua pesquisa estética no 4º Regimento da Cavalaria Montada da Brigada Militar do RS, lugar de inspiração para criar o cenário, os figurinos e o projeto coreográfico. Empresta-se do simbolismo do cavalo, sua força, velocidade e subserviência, em metáfora com a condição humana. 

(Muovere em Re-Sintos/fotos: divulgação)

A montagem já recebeu diversos prêmios, como Açorianos de Dança/SMS POA (1999), Prêmio Incentivo à Produção Cultural IEACEN/ SEDAC/ RS (1999) e Edital Caixa Cultural (2010). 


Das oficinas ministradas, Corpo Contágio objetiva instrumentalizar criadores com técnicas coreográficas sobre procedimentos de criação, abordados através de contágio e acumulação.A oficina é ministrada por Jussara Miranda – coreógrafa e professora de técnicas corporais, graduada em Dança, com mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade – e Jezebel de Carli, artista colaboradora da companhia, como diretora cênica. É professora do curso de Teatro da Universidade Estadual do RS e Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. 

E a de Projetos culturais mais perto visa aproximar artistas da dança a procedimentos básicos de confecção de projetos culturais. A oficina é ministrada por Diego Mac, graduado em Dança, Mestre e especialista em Poéticas Visuais e diretor artístico da companhia. 

Terminada a etapa do Piauí, “Re-Sintos” seguirá, em abril, para as cidades Salvador e Camaçari, na programação do Festival Internacional VivaDança. Em Teresina, ainda dá tempo de ver o espetáculo, nos dias 26 e 27 de janeiro de 2013, às 20 horas, no palco do Theatro 4 de Setembro. Bailarinos, coreógrafos, atores e curiosos, em geral, correi.

É chegada a hora de conferir “Re-Sintos”, da Muovere Cia. de Dança Contemporânea, em duas apresentações no 4 de Setembro. Ouça a voz do corpo que fala através do coletivo cênico que vem de Porto Alegre (RS). 

Recintos d’alma hão de interagir nas falas dos corpos que aqui armam seu circo de ações cênicas, no círculo de ciência e arte conjuradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário