segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Teatro premiado



Teatro premiado
por maneco nascimento

A noite do dia 14 de dezembro de 2012 realçou a festa de prêmios aos melhores do ano no teatro piauiense. Na Galeria do Clube dos Diários, a cidade do teatro local veio confirmar as candidaturas e aplaudir os premiado(a)s a “Os Melhores do Ano do Teatro Piauiense”. Projeto idealizado por Aci Campelo e desenvolvido com o apoio de Edson Jr. e Jesus Viana fez sua estreia nesse ano de 2012. A partir da 20 horas se confirmou os premiados dessa edição número 1.

Atores, atrizes, diretores, autores, técnicos, grupos, empresas, incentivadores e personalidades em destaque e um homenageado do ano, nessa boa prática do teatro piauiense, foram laureado(a)s. Incentivar e elevar o nível artístico e técnico dos espetáculos produzidos no estado do Piauí é a premissa do Projeto. Elevar a auto estima, reconhecer a atuação do profissional do teatro, em seu exercício no decorrer do ano, a chave para a cena privilegiada.

As categorias concorrentes, Melhor Ator e Melhor Ator Revelação; Melhor Atriz e Melhor Atriz Revelação; Melhor Diretor; Melhor Autor, exclusivo para dramaturgo local ou residente no Estado; Melhor Iluminador; Melhor Sonoplastia; Melhor Cenógrafo; Melhor Figurinista; Grupo e Personalidade em destaque; Empresa ou Incentivador do Teatro. Os critérios de seleção à concorrência do Prêmio se basearam nas temporadas dos espetáculos, produção, inovação e ineditismo.

Concorreram 14 companhias de teatro, sendo excluídos do certame a Cia. Grande Otelo de Teatro e a A&C Promoções Culturais, porque promotores do evento. A comissão que finalizou na indicação de três concorrentes, a cada categoria, foi composta pelos atores Ademilton Moreira; Jesus Viana; Maneco Nascimento e Edson Jr.; a produtora cultural Josy Brito; o jornalista Eugênio Rêgo e a coordenação de Aci Campelo. A comissão bateu o martelo aos vencedores.

Os concorrentes finais, na categoria Melhor Cenografia, foram Emanuel de Andrade por "Macacos me Mordam"; Layane Holanda, por "Menu de Heróis" e Wilson Costa por "Senhor Rei e Senhora Rainha". Venceu a cenografia de Layane Holanda ao espetáculo do Núcleo do Dirceu. As Sonoplastias concorrentes foram as criações e pesquisas de José Dantas, ao espetáculo "Macacos me Mordam"; Sérgio Matos pela sonorização ao "Menu de Heróis" e a Companhia Truá de Espetáculos, com o enredo musical para "17 Minutos antes de Você". O Prêmio Melhor Sonoplastia ficou com a Cia. Truá de Espetáculos.

Os iluminadores indicados, Jacob Alves, por "Menu de Heróis"; Roberto Sabóia e a luz de "Macacos me Mordam" e "Assaí Campelo", com o desenho de luz de "Senhor Rei, Senhora Rainha". A estatueta de Melhor Iluminador foi para Assaí Campelo. Os figurinistas da disputa foram Lopes Neto, por "Macacos me Mordam"; Wilson Costa, que vestiu o elenco de "Senhor Rei, Senhora Rainha" e Layane Holanda, por "Menu de Heróis". Wilson Costa foi confirmado como o Melhor Figurinista do ano.

Adalmir Miranda, Arimatan Martins, Eraldo Maia e Elielson Pacheco foram indicados ao troféu de Melhor Diretor do ano, por "Barrela", "Macacos me Mordam" e "17 Minutos antes de Você", respectivamente. O Melhor Diretor ficou com Eraldo Maia e Elielson Pacheco. A premiação ao Melhor Autor fechou nas indicações da Cia. Truá de Espetáculos (17 Minutos antes de Você); Arimatan Martins (dramaturgia de Macacos me Mordam) e Adalmir Miranda (Folia de Reis). Adalmir Miranda foi o Melhor Autor de 2012.

As indicações para quem produziu, ou incentivou o teatro, neste ano, destacaram a Faculdade Santo Agostinho, a apresentadora de tevê Alexandra Teodora e o produtor cultural Antoniel Ribeiro. A estatueta de Melhor Incentivador foi às mãos de Alexandra Teodoro. Nas categorias Grupo e Personalidade em Destaque houve indicações aos Grupos Scandalo Legalizado de Teatro – Scalet (Floriano); Núcleo do Dirceu e Grupo Raizes de Teatro. O Raizes foi o Grupo laureado.


(imagem/divulgação)

Já as personalidades concorrentes ao pleito foram as atrizes Silmara Silva, Lari Sales e o ator e diretor César Crispim. A Melhor Personalidade do ano agraciada foi César Crispim. Na categoria Ator Revelação concorreram Igor Pinheiro, por "Barrela"; Elizianio Pedro, pela atuação em "Senhor Rei, Senhora Rainha" e Emanuel de Andrade que atuou em "Macacos me Mordam". Igor Pinheiro é a Melhor Revelação do ano. As atrizes revelação concorrentes, Nayara Fabrícia (Folia de Reis); Wania Sales (A Lenda do Vale da Lua) e Aline Moura (Dona Flor e Seus Dois Únicos Maridos). A Atriz Revelação foi Aline Moura.

(imagem/divulgação)

Concorreram ao prêmio de Melhor Atriz, Silmara Silva, a piaba de "Folia de Reis"; Layane Holanda, pela performance de "Menu de Heróis" e Edith Rosa, a rainha mãe de "Senhor Rei, Senhora Rainha". O ano foi da bela piaba construída por Silmara Silva, a Melhor Atriz 2012. Humberto Pequeno (Barrela); Júnior Marks (17 Minutos antes de Você) e Vitorino Rodrigues (17 Minutos antes de Você) disputaram o Melhor Ator. Humberto pequeno foi o grande vencedor do ano.


 (imagem/divulgação)

A solenidade de premiação foi aberta com a homenagem ao ator, humorista e cantor piauiense, de Barras, Octávio César. Recebeu das mãos de sua mulher a estatueta de Homenageado do Ano. E como encerramento do “Melhores do Ano do Teatro Piauiense” houve um coquetel festivo.

Não custa lembrar os apoiadores do evento, FUNDAC, Projeto Música para Todos e a imprensa de tevê, escrita e dos portais de notícias. O evento de 2012 deu o pontapé de estréia com qualificada coerência de resultados e abre precedentes para novas edições. Que venham 2013 e a renovada geração do teatro piauiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário